quarta-feira, 18 de junho de 2014

#Boudica – Águia – Manda Scott [vol.1]

Olá Galera,

Hoje a Nat, trouxe mais uma análise literária para vocês....\o/...confiram:


Adicione no Skoob

Título: Boudica - Águia
Autor/a: Manda Scott
Editora: Bertrand
Páginas: 656

Ler o livro de Manda Scott nesse friozinho (modéstia da minha parte) me fez ficar ainda mais no clima para escrever esta resenha. Para colocar vocês a par do tema tratado no livro, vou estar, em todo momento, pisando em ovos, para que este humilde texto não seja uma simples opinião. Entretanto, caro leitor, sinta-se a vontade para ler como se estivesse em suas férias de inverno numa montanha bem distante, tomando um chocolate quente com as companhias mais agradáveis, já que eu, vossa simples resenhista, estarei fazendo o trabalho pesado. Então, mãos à obra.

Antes que se assustem com o número de páginas, saibam que esse livro não funciona, se você quiser ler tudo em uma tacada só (pelo menos não funcionou comigo). Isso porque o livro tem como tema central a Britânia tribal, ou seja, vamos encontrar tribos e suas respectivas tradições que formaram a Inglaterra de hoje. Assim, a obra é carregada de conceitos históricos, detalhes e mais detalhes, nomes e outras coisinhas mais que podem carregar um pouco, se quisermos acabar logo.

Minha experiência com o livro foi a seguinte: eu tinha muitos outros para ler e, como esse era um pouquinho grande, resolvi ir intercalando com outros, ao meu ver surtiu resultado, já que consegui entender toda a história e a cada ponto que eu parava, meu gostinho em saber o que ia acontecer depois se tornava cada vez mais forte.

Tudo começa com Breaca, a futura rainha dos icenos. Este primeiro livro retrata seus primeiros passos, como matou seu primeiro guerreiro ainda muito jovem e como é escolhida para liderar uma legião de povos em busca de barrar a invasão dos Romanos.

Nananinanão amado leitor, o livro não é só conceitos históricos, há nele uma pitada efervescente de romance, com nossa linda rainha dos incenos e Caradoc (sim, o nome é realmente estranho e vá por mim esse está longe de ser o mais medonho), o guerreiro mais bonitão do livro.


“- O nosso filho terá permissão para ter sua própria visão?

Caradoc curvou-se para trás, estupefato.
- Vamos ter um filho? Você consegue saber tão cedo?
- Não. Mas Airmid me disse isso anos atrás, e eu gostaria de acreditar nela.
Caradoc emitiu suavemente um som de prazer e triunfo.” 
(pg. 626)

Além de ser super fofo, acho que esse trecho resume bem o livro, com suas visões e distorções da realidade com uma colherada de fantasia.

Há também Ban, nosso aspirante a guerreiro e irmão de Breaca. Como nem tudo na vida é o que nós queremos o amiguinho aqui vai ter seu destino traçado como vidente, até que... Não vou contar, mas é bem bárbaro.

Um ponto que talvez alguns possam se assustar seria algumas várias (única expressão que eu encontrei para expressar poucos mais que aparecem muitas vezes, principalmente no meio pro final do livro) relações homossexuais entre homens. Outra coisinha que me deixou um pouco de queixo caído e foi bem estranho de se ler é a importância que as tribos dão para a menarca. Manda Scott enche de detalhes fascinantes quando a protagonista guerreira tem seu primeiro sangramento, chega ser, de certa forma, poético.

O livro nos envolve com sua áurea de batalhas, mortes, dores e superação. Nossa rainha vai ser obrigada a abandonar sua adolescência e rumar para Mona, a terra dos guerreiros, uma possível escola de luta. Ela e sua melhor amiga Airmid, a vidente diga-se de passagem, irão ser separadas mostrando o quanto Breaca vai crescer e se tornar a portadora da visão da Lança Serpente.

A obra é muito rica em descrições que nos ajuda compreender melhor o enredo. Não entrei em grandes detalhes, pois não quero que minha resenha deixe o leitor cansado, mas saibam que encontrarão milhares de aventuras, dês daquelas que passam rapidamente, até aquelas que te deixam com o coração palpitando e os olhos arregalados, para quando ler a última palavra do livro, saber que só se aliviará quando ler o próximo.

BERTRAND BRASIL fez um ótimo trabalho. Como o livro é bem grossinho, para tornar a leitura mais agradável, as páginas são amareladas e a fonte é aconchegante. Pensando em deixar o leitor mais situado no mundo fantástico da autora, Manda Scott nos proporciona imagens de mapas e da lança serpente (a visão de Breaca, como eu já havia dito), deixando mais fácil para que nossa imaginação navegue pelos mares sem fim da fantasia.

Bom, comigo foi assim e cá estou eu, esperando ansiosamente a mocinha da livraria me ligar dando as boas notícias que meu livro já chegou, mas até lá buá, eu vou chorando.

Trecho Ó MEU DEUS:


“Airmid estava ali, surpreendentemente perto, além de uma outra pessoa que ela não conseguia ver claramente. Em seguida, o seu braço foi banhado por um calor liquidificante e a sua mão deslizou através de uma pele de animal bem esticada. Se o receptáculo continha várias dúzias de pedras, ela não as sentia; sentia apenas a que veio à sua mão como se tivesse sido feita sob medida para ela. Fechou os dedos, puxou o braço e a sua mente lhe disse: “Preta.” 
- Breaca dos icenos é a vigésima sexta dos trinta.” 
(pg.395)



Notinha: Olá amigos, não se esqueçam de comentarem e deixarem suas opiniões sobre o livro, ator/a, resenha ou qualquer outra coisa que desejem comentar. Estou à disposição caso queiram alguma coisa.

Beijinhos e até a próxima resenha cheia de magia.

7 comentários :

  1. não conhecia o livro, mas realmente fiquei curiosa!
    espero em breve ler também!
    http://felicidadeemlivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Thaila,

      Estou muito satisfeita por ter aguçado a sua preciosa curiosidade! Espero agradá-la nas próximas resenhas!!

      Bye Bye,
      Nati.

      Excluir
  2. Nossa e o que é esta capa? Coisa mais linda! Sabe que quando é grande assim eu também intercalo com outro livro para não se tornar cansativo.

    Beijos

    Greice Negrini

    Blogando Livros
    www.amigasemulheres.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Greice,

      Compartilho a sua opinião quanto a capa sauhsahusua. Estou muito feliz de não ser a única que intercala livros grandes, acho que nesse requisito podemos fazer companhia uma para a outra ushuhsa.

      Beijos,
      Nati.

      Excluir
  3. Adorei a resenha! Conceitos históricos é puro amor! <3
    Fiquei muito curiosa e vou ler!
    Amei seu texto e quero ler outras resenhas!^^

    Beijo

    http://canastraliteraria.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Daniella,

      Fiquei muito grata por ter gostado da resenha. Quer ler outras? Fique atenta às publicações e também, já escrevi outras, como: O Luxo, A Submissa e Nudez Mortal, pode ir lá conferir, sinta-se à vontade.

      Abraços,
      Nati.

      Excluir
  4. Que resenha ótima! Conheço a história de Boudica desde 2010 por causa do maravilhoso Os Corvos de Avalon, e depois, quando fiquei sabendo que haveria uma trilogia inteira sobre, quase morri de tanta emoção haha, vi os 3 ao vivo na Bienal de 2011 mas não comprei. Desde então está na minha lista há anos mas sempre enrolei por causa do preço abusivo hahaha, e hoje quando fui procurar, não tinha esse volume 1 disponível em livraria nenhuma mais! Imagine, fiquei pra morrer na hora :/ Mas daí achei ele novo num preço muito bom no Estante Virtual, e sua resenha foi decisiva pra que eu comprasse, pois mais cedo vi algumas falando não tão bem, que me desanimaram um pouco.
    Beijos :*
    http://www.kuroneko1.blogspot.com

    ResponderExcluir

Obrigado pelo comentário!!!
Se tiver um blog, deixe seu link para que eu possa visitar!!