domingo, 15 de junho de 2014

Escravas de Coragem - Kathleen Grissom


Avaliação A Magia Real: 5,0 / 5,0 - Favoritei

Adicione no Skoob

Título: Escravas de Coragem
Autor/a: Kathleen Grissom
Editora: Arqueiro
Páginas: 331

Não poderia começar de outra maneira essa análise, então saibam que esse foi um dos melhores livros que li em 2014, até o momento. Nessas páginas conhecemos a história sob dois pontos de vista, da Lavínia, uma criança que ficou órfão e por isso se tornou propriedade do Capitão do navio no qual viajava, pois como estava em choque com a morte de seus pais ela ficou doente e não servia para ser vendida como escrava, como seu irmão foi. E pelo ponto de vista de Belle uma criada mestiça que faz a comida para a casa grande onde a família do Capitão vive.

Ao iniciarmos a leitura notamos que Lavínia perdeu parte da memória e é muito nova, ela não entende o que aconteceu por causa da amnésia e começa a se sentir segura ao lado de Belle. Já a mesma não entende o porque de ter a novata por companhia, pois ela está tão fraca, que não parece ter capacidade para viver muito tempo. Com o passar dos dias e dos anos elas criam um laço lindo.

Não pense que a história é leve e divertida, aqui temos momentos bons, mas também temos cenas tristes e terríveis, a cada página um suspiro, um receio do que pode acontecer. Medo de não sobreviver ou ser castigado por algo que nem fez. Eles são escravos e não podem colocar o que pensam para fora, tem de fazer o que seus donos mandam para não sofrerem as consequências nas mãos dos próprios donos ou do capataz que não tem coração. Como vivo as histórias que leio, saibam que tive muita raiva do Rankin, o capataz da fazenda, como pode alguém ser tão terrível e ameaçador. Poluir a mente de um jovem e futuro dono das terras, que poderia modificar para melhor a situação dos próprios escravos sobre sua tutela. 

Me vi querendo que certos personagens sofressem, que outros tivessem coragem, que alguns fossem mais contidos e que os anos não lhe fossem roubados. Nem sei como explicar, mas fiquei chocada. Sei que nessa época era dessa maneira que tudo funcionava, mas para mim parece pura fantasia, não parece real que tantas pessoas sofreram a tão pouco tempo, por causa de pessoas que se achavam no direto de escravizar seres humanos inteligentes, que poderiam ter um grande potencial. Sei que parece que estou falando besteira ou viajando na maionese, mas o que quero lhes dizer, é que foi tamanho meu envolvimento com a obra, que fiquei triste pelas almas e pessoas que sofreram de uma maneira tão cruel nessa época. Pelas mulheres e crianças que nasceram acreditando que poderiam rebaixar outra pessoa, somente por causa do status que possuíam. 

Sou feliz por nascer no século XX e poder expressar a minha opinião, em poder conversar com uma pessoa sem me importar com a cor ou a classe social, pois ela sabe que não é melhor do que ninguém, um século em que a mulher é mais valorizada e tem voz para agir como desejar, onde o trabalhador tem seus direitos e somos valorizados, afinal hoje o patrão sabe que sozinho ele não pode gerenciar. Depois dessa leitura e de tantas emoções que passaram por mim, posso concluir que a mensagem de coragem e fé foi passada com maestria. E que aqui se faz, aqui se paga, vale para qualquer época no mundo. Eu com certeza recomendo a leitura, afinal eu devorei ela em um fim de semana.

Há segredos guardados que podem ferir gravemente a vida das pessoas, até que ponto é seguro esconder algo de alguém, sem fazer com que o ódio e a raiva, nasça por simplesmente alguém ver algo que não existe. Leiam e me entenderão perfeitamente.

Agradeço a Editora Arqueiro pela cortesia, sem a qual eu não poderia lhes dizer o quão boa é Kathleen Grissom, que nos transporta para dentro das páginas e que a belíssima capa é perfeita, para a história.

Beijocas Elis!!!!!

5 comentários :

  1. esse livro foi um dos mais comentados nos lançamentos do mês da editora acho que o livro prenda a atenção e faça o leitor parte da história!
    http://felicidadeemlivros.blogspot.com.br/
    p.s esses bolos no instagram são tentação

    ResponderExcluir
  2. Oi Eliiis Lindonaaa!!!

    Estou lendo esse livro e me encantando com os cenários viu!
    Ainda não passei por nenhuma cena chocante, mas tenho certeza de que me desmancharei em lágrimas!
    hahahahaha

    Depois te conto o que achei! ^_^

    Beijokinhas da Giii
    http://aestranhaestantedagi.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Olá Elis,

    Nossa depois do que eu li só posso dizer uma coisa: me deixou com água na boca!!!


    Até mais,
    Nati.

    ResponderExcluir
  4. OI Elis, quando vi o pré lançamento deste livro, tinha certeza que seria uma ótima e intensa leitura. Espero ler também.
    Bjs, Rose

    ResponderExcluir
  5. gostaria de ler a estória e ver como se resolve este conflito que tem amor,ciúme,traição entre etnias.

    ResponderExcluir

Obrigado pelo comentário!!!
Se tiver um blog, deixe seu link para que eu possa visitar!!