quinta-feira, 19 de junho de 2014

#As Gêmeas - Saskia Sarginson

Oi amigos de A Magia Real. 

Que tal acompanharem minha nova resenha? Espero seus comentários, obrigada!


Avaliação da Rudy: 4,0 / 5,0

Adicione no Skoob
Título: As Gêmeas
Autor/a: Saskia Sarginson
Editora: Novo Conceito
Páginas: 320

Isolte é escritora de uma revista de moda em Londres, tem um belo apartamento e um relacionamento estável com o fotógrafo Bem. É desinibida e ‘descolada’. Aparentemente equilibrada e toca sua vida da melhor forma, procura não se lembrar do passado. Viola está internada para reabilitação porque tem transtornos alimentares e psicológicos; não se adapta a nenhum grupo e vive perdida com lembranças do passado. Tímida, frágil e vulnerável, não tem um sentido para sua vida.

Isolte e Viola são gêmeas idênticas e foram criadas em uma comunidade em Suffolk por uma mãe extremamente amorosa, nem um pouco castradora, ao contrário, tinha um estilo ‘hippie’ de viver, onde acreditava que as pessoas deviam ter liberdade para fazerem o que achassem melhor. O agravante era o alcoolismo materno. As gêmeas viveram em um mundo de fantasias que de certa forma as deixaram um tanto alienadas na infância. Eram inseparáveis e dividiam tudo. Até que conheceram os gêmeos também idênticos Michael e John que tinham uma família comum a maioria das famílias com mãe, pai, irmã... um lar convencional, o que elas não conheciam.

Os garotos eram briguentos e agressivos, devido aos abusos paterno, o pai os espancava e essa era a forma de competição entre eles que conheciam, viviam brigando um com o outro, ao mesmo tempo, eram inseparáveis. A mãe das gêmeas acaba se apaixonando e estava para casar com um homem estruturado e que tinha uma filha. Viola e Isolte não aceitam bem a ideia da mãe casar e tentam afastar a mãe do namorado e não obtêm sucesso. Um fato inesperado acontece e muda radicalmente a vida de todos, influenciando no futuro de cada um deles.

"Talvez um dia desses eu reúna a coragem de enviar de verdade uma dessas cartas. Mas como posso deixar que você veja as coisas que escrevo? Eu me odeio." (pág. 164)

O livro é um drama e como tal tem sofrimento e angústia no transcorrer de toda escrita, mas também traz a união familiar e o verdadeiro amor que é a base de todas as relações importantes. Mesmo com as personagens bem estruturadas no sentido de terem suas personalidades bem definidas e com as gêmeas e os gêmeos sendo idênticos, conseguimos definir quem é quem e saber como agem e pensam.

O mistério todo gira em torno do momento em que tudo ‘se quebrou’, tornando Isolte obstinada em busca de uma vida própria e longe do passado; a culpa de Viola que gera todos seus transtornos alimentares e psicológicos, a remetendo sempre ao passado. Não que seja um mistério tão intrigante a ponto de nos consumir, mas serve para o entendimento de toda estória desenvolvida no livro.

O que achei melhor no livro é justamente a análise psicológica de cada personagem, o amor como ponto principal, independente dos segredos e mistérios do passado. E poder fazer uma análise de que tanto nossas atitudes no passado ou na infância, podem influenciar o nosso futuro, seja de que forma for.

O que não foi muito do meu agrado foi o final, sem final específico e também a abordagem do relacionamento entre os gêmeos. Não sei explicar direito, acredito que esperava um pouco mais, já que minhas ‘filhotinhas enteadas’ são gêmeas e acreditava que poderia descobrir um pouco mais sobre a intensidade do relacionamento entre gêmeos, fiquei com a sensação de que faltou algo, mesmo que não saiba identificar precisamente o que é. O livro é bom, não resta dúvida, porém poderia ser melhor, entendem? Para quem gosta do estilo drama, vale mais que a pena a leitura.

Cheirinhos Rudy!!!

4 comentários :

  1. Que legal, já quero ^^

    Já viu o vídeo da make que uso diariamente? Vem conferir então ♥ E se inscreve no canal por favor? sigo de volta!
    http://espacoteencomanaliasantos.blogspot.com.br/2014/06/video-make-dia-dia.html
    Beijos!

    ResponderExcluir
  2. Oi Rudy,

    Livros dramáticos assim não me atraem muito, mas amei sua resenha viu!

    Abraços,
    Nati

    ResponderExcluir
  3. ganhei esse livro de presente e em breve vou ler ^^
    espero curtir tanto quanto você!
    http://felicidadeemlivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Oi Rudy, eu já estava de olho neste livro, e com sua resenha continuo querendo ler.
    Bjs, Rose.

    ResponderExcluir

Obrigado pelo comentário!!!
Se tiver um blog, deixe seu link para que eu possa visitar!!