terça-feira, 7 de fevereiro de 2012

Minha Vida na França - Julia Child com Alex Prud'homme


No início do livro pensei que demoraria muito tempo para terminar, pois ler a biografia de uma pessoa que nunca ouvimos falar pode ser demorado. Porém após a página 90 já me senti intima de Julia Child, ela começa a nos falar sobre sua vida como se estivéssemos vivendo cada momento ao lado dela.

Pensei em muitas formas de resenhar esse livro, afinal queria uma forma simples e que mostrasse o quanto me encantei. Por isso escolhi falar por partes.

Título:tem tudo haver com a leitura, já que a maior parte do livro se passa na França, porém ela mora um tempo na Alemanha e visita sua cidade natal Pasadena na Califórnia.

Capa:é a baseada no filme inspirado na obra, para mim tem um designe bonito e chama a atenção, mas confesso que me encantaria se tivessem usado uma imagem dos lugares que Julia viveu ou alguns de seus pratos.

Enredo:por ser uma biografia, conta parte da vida de Julia antes e após o fim da Segunda Guerra Mundial e os anos subsequentes, nos quais teve de se adaptar a muitos lugares por causa de Paul, o marido, que trabalhava para o governo. Também nos conta lembranças da infância sua e de Paul. Depois de casar e se mudar para Paris descobre que é um desastre na cozinha e por isso vai atrás de aprender a preparar pratos tipicamente franceses, nisso faz muitas amizades que serão importantes tanto para sua vida como para o seu amor pela culinária. E que a levarão a lançar livros e fazer um programa na televisão.

"Um dia, quando eles tinham sete anos, Charlie estava costurando e Paul inclinou-se sobre o seu ombro para ver o que o irmão estava fazendo. Exatamente neste momento a agulha que Charlie segurava subiu e entrou direto no olho esquerdo do Paul. Foi um acidente horrível." (pg. 91 e 92) [P.S: CHARLIE É IRMÃO GÊMEO DE PAUL, MARIDO DE JULIA.]

"A omelete saiu perfeita. E com isso a WGBH deu início a sua série de programas educacionais sobre culinária, pioneira na tevê." (pg.277)

"Nossa data oficial de publicação era 16 de outubro." (pg. 262) [P.S1: 1961.]

Imagens:durante a leitura nos deparamos com muitas imagens em preto e branco tanto da infância de Julia e Paul, como das aulas e pratos em preparação. Elas nos fazem sentir um momento em que eles viveram e o quanto se davam bem.

Minha Opinião:é uma biografia excelente que nos faz aflorar muitos sentimentos por Julia, diante de sua persistência, coragem, lealdade com os amigos, trabalho e sucesso diante de uma coisa que começou por amor e a tornou uma pessoa famosa. As descrições dos pratos que fez e provou é de dar água na boca.
As partes em que ela comenta sobre o fim da segunda guerra mundial, como foi trabalhar para o governo, o resultado que ficaram pelos lugares que ela passou, os problemas que até ela teve de enfrentar, como seu marido sendo detido para interrogatório por suspeitas duvidosas e a novidade que foi a televisão; nos fazem imaginar como tudo era na época. Muitos de nós nascemos em tempos de paz e com muitas tecnologias no mercado. Ler uma obra onde uma pessoa conheceu tudo isso enquanto era uma novidade foi uma experiência gratificante e encantadora.

"Nosso livro continuava a vender bem, e a televisão estava se tornando um meio de comunicação imensamente popular e poderoso." (pg.277)

Pontos Positivos:Após nos tornamos mais íntimos de Julia, Paul e seus amigos voamos pelas páginas, para descobrir no que tudo vai dar, afinal por ser uma vida real, há intrigas, desavenças, insatisfações, momentos de felicidades e de tristezas. E claro tradução de algumas palavras e pratos no pé da página.

"Já estava fora de mim de tanta frustração, por causa das confusões dela. Para mim, Dominando a Arte da Culinária Francesa era como meu primogênito, e como qualquer mãe, queria que fosse perfeito." (pg.262) [P.S2: JULIA RECLAMANDO DA AMIGA COM QUEM LANÇARIA O LIVRO EM CONJUNTO E PARA CONSTAR ELA NÃO TEVE FILHOS.]

Pontos Negativos:Infelizmente há muitas outras palavras francesas sem tradução e algumas fotos e receitas originais em inglês também sem tradução. As primeiras 90 páginas não encantam tanto, pois são muito descritivas.

Conclusão:Vale a pena a leitura, pois com ela queremos descobrir tudo sobre a vida de Julia, queremos testar todas suas receitas e aprender a fazer a famosa maionese e o pão francês. Confesso que fiquei tentada a ler o livro de receitas, porém pelo que pesquisei não foi lançado no Brasil. Afinal um livro que mostra tudo passo a passo, o que pode dar errado e o que fazer para consertar um erro na cozinha é o sonho de qualquer pessoa que cozinhe.

""Lembre-se: 'ninguém é mais importante do que as pessoas!" Em outras palavras, a amizade é o mais importante, não a carreira, nem o trabalho doméstico, nem o cansaço da gente. E precisa ser nutrida e conservada." (pg.278) [P.S3: PAUL E JULIA QUANDO ESTAVAM PENSANDO EM ADIAR A VIAGEM DE FÉRIAS QUE FARIAM A SIMCA E JEAN.]

Agradeço ao Grupo Pensamento pela maravilhosa leitura e parceria sem a qual não teria conhecido tal livro e de repente nem o teria lido.

Avaliação:


Beijokas Elis!!!!!

Nenhum comentário :

Postar um comentário

Obrigado pelo comentário!!!
Se tiver um blog, deixe seu link para que eu possa visitar!!