terça-feira, 26 de julho de 2011

Entrevista - Evandro Raiz Ribeiro

Trago para vocês a entrevista com o autor do livro Não Deixe o Sol Brilhar em Mim...que será lançado pela Editora Dracaena em breve...



1 - Quem é Evandro R. Ribeiro?
Sou natural de Recife, nasci em 1962 no Bairro de Santo Amaro. Minha família está espalhada entre Pernambuco, Paraíba e Alagoas, estados em que morei na infância. Aos 13 anos me mudei para Santo André no ABC paulista cidade que gosto muito e que é o cenário da história que conto em meu livro.

2 - Como a ideia para o livro surgiu?
Surgiu após assistir ao filme “Let the Right One In” do Diretor Sueco Tomas Alfredson baseado na obra homônima de John Ajvide Lindqvist e que é conhecido no Brasil como “Deixa ela entrar”. O que me impressionou no filme (fora o fato de ser o melhor filme de vampiros que já assisti) foi a concepção de vampiro criada por John A. Lindqvist, totalmente inusitada. Um vampiro em forma de uma criança, totalmente isenta de poderes sobrenaturais e sem nenhum “glamour”, apenas com uma fome insaciável e sofrimento por ser o que é. O filme e o livro têm suas peculiaridades e quem não se importar com “spoilers” pode ler a matéria que fiz em meu blog: http://evaneoslivros.blogspot.com/2011/04/resenha-do-filme-e-do-livro-let-right.html
Quem lê a sinopse do meu livro, a princípio pode pensar que são histórias idênticas, e isso se deve ao fato da sinopse retratar apenas o tema que escolhi para escrever a trama. Mas o conteúdo é totalmente diferente e conto reminiscências de minha infância vivida em Santo André.

3 - Como chegou a escolha do título?
O título do livro já estava pronto em minha mente, não houve dificuldade alguma em decidir qual seria, diferente do que aconteceu no caso da escolha do título em japonês para ser colocado em um dos lados dos marcadores de página. Na época em que se passa a história do livro, eu era muito fã de Elton John, e por ser ainda criança não podia gastar com supérfluos, e era muito difícil comprar um LP, o famoso disco de vínil por ser muito caro. Então sem muitas opções, eu escutava muito o LP de Elton John, Greatest hits de 1974 emprestado de um amigo e que continha a música “Don’t Let the Sun Go Down on Me”, que significa algo como ‘Não Deixe o Sol se Por em mim”.
Escrevendo o livro com uma trama passada nessa época, a música não me saía da cabeça. A história fala da amizade entre duas crianças com vidas diferentes, mas unidos pela solidão. As personagens estão muito interligados e cada um protege o outro a sua maneira. Valquíra apesar de ser a parte forte da parceria, também não deixa de ser a parte mais carente e que precisa também de proteção. O título “Não Deixe o Sol Brilhar em Mim”, caiu como uma luva, pois considero como um pedido de ajuda baseado na cumplicidade mútua que há entre as personagens, pois só um grau companheirismo muito grande poderia perdoar e oferecer o ombro a tão horrendo segredo.
Foi difícil encontrar um titulo a altura em japonês , a princípio, por causa da pressa (pois é o que foi impresso nos atuais marcadores) ficou o título “Tonari no Valquíria” que siginifca algo como a “Valquíria que mora ao lado”. Este título não é ruim, mas junto com a sinopse, faz com que se tenha mais ainda a ideia de uma história igual a “Deixa ela entrar”. Fora isso, não representa em nada a ideia do título original. Foi então que surgiu por fim : Hi no Ataranai Toki = Quando o Sol não Brilhar ( literalmente quando o sol não bater) que achei muito mais aproximado do título original e vai ser o título oficial em japonês, caso haja uma tradução para o idioma.

4 - O que deseja passar para as pessoas atráves dele?
Não tenho pretenção de querer ensinar nada a ninguém, nem de fazer valer minhas convicções. Mas tentei fazer as personagens o mais próximo possível das pessoas comuns do dia á dia. Nesta minha história não existem mocinhos, ninguém é 100% perfeito e coisas ruins também acontecem a boas pessoas; as vezes também, mesmo que não se tenha culpa, pode-se pagar o pato só por ter flertado como que o não devia.

5 - Encontrou dificuldades para lança-lo? Se sim, quais?
Não posso dizer que encontrei dificuldades, porque não tentei procurar uma editora com muito afinco. Sei das dificuldade que um novo autor nacional vai encontrar tentando publicar seu livro. Por isso, nem me preocupei com isso. Lendo uma entrevista com a Kézia Lobo, fiquei sabendo sobre a Dracaena, entrei em contato e o resultado é esse que vocês já sabem.

6- Está trabalhando em algum novo projeto ou continuação de Não deixe o sol brilhar em mim? No momento não estou fazendo nada, pois a divulgação de Não Deixe o Sol Brilhar em Mim ainda esta tomando todo o tempo disponível que tenho. Mas ideias já estão passando por minha cabeça e logo que sobrar tempo vou começar a organizá-las. Quanto a continuação de “Não Deixe o Sol Brilhar em Mim” essa ideia ainda não me passou , pois na verdade não sou muito fã de continuações. Mas se o apelo for muito forte e não me restar alternativas, pode ser que eu me aventure a uma continuação.

7 - Deixe um recado para os leitores:
Gostaria de agradecer a todos pelo apoio e convidar a dar um pulinho lá no meu blog e conhecer mais sobre meu livro, lá vai sempre estar correndo uma promoção em que se pode ganhar um exemplar gratuitamente. Muito Obrigado.

Redes Sociais

Blog : http://evaneoslivros.blogspot.com

Web: http://livromania.river-art.com

Twitter: https://twitter.com/#!/@evanbrjp

E-mail: evanbrjp@gmail.com

Skoob: http://www.skoob.com.br/livro/135663

Evandro agradeço a atenção e o carinho com o blog...lhe desejo saúde e sucesso!!!!!
E claro muitos lançamentos!!!!

Beijokas Elis!!!

3 comentários :

  1. Parabens pela entrevista, muito boa! E o livro parece ser interessante, me chamou a atenção! Oo

    ResponderExcluir
  2. Parabéns Elis pela entrevista e tomara que o Evandro dê uma continuação para a história, pois fiquei muito curiosa com o encontro final. Bjs, Rose.

    ResponderExcluir
  3. Não vejo a hora de ler esse livro... esperando a editora mandar !

    ResponderExcluir

Obrigado pelo comentário!!!
Se tiver um blog, deixe seu link para que eu possa visitar!!