terça-feira, 5 de julho de 2011

#Entrevista - Adriano Siqueira

Hoje trago para vocês leitores a entrevista realizada com Adriano Siqueira.


Autor de Adorável Noite com participações em diversas antologias, sendo elas:
- Amor Vampiro
- Tratado Secreto de Magia
- Draculea - vol I
- Draculea - vol II
- Extraneus - vol. II
- Espectra
- Scarium MegaZine - vol 13
- Os Infiltrados
- Metamorfose

Em breve os lançamentos:
- Sociedade das Sombras
- Formaturas Macabras

Livro de Adriano Siqueira
(para ler minha resenha clique na imagem abaixo)




1) Quem é Adriano Siqueira?
Eu sou paulista, tenho 46 anos, nasci em 1965, ano do filme "Planeta dos vampiros" com a Norma Belgel (primeira brasileira a participar de um filme de vampiros) trabalho com editoração eletrônica, produzo dois jornais por mês no setor automotivo e também sou fotógrafo.
Escrevo contos para a internet desde 96. Criei o meu site de vampiros Adorável Noite em 2000 e também produzi curtas, radionovelas, fanzines.
Divulgo também os autores da literatura fantástica nacional fazendo entrevistas e tirando fotos dos lançamentos. Fiz muitas palestras e exposições com a minha coleção de vampiros e em 2008 lancei meu primeiro livro de vampiros com vários escritores com o nome de "Amor Vampiro" desde então tenho participado de muitas antologias temáticas até que em 2011 foi lançado meu primeiro livro sólo chamado "Adorável Noite" pela editora Estronho.

2) Quando surgiu seu amor pela literatura?
A maioria das Histórias em quadrinhos na linha de terror que eram lançados em 76 eram baseadas em grandes autores da literatura de terror. Este foi o meu primeiro passo para conhecer mais autores e a minha biblioteca foi só crescendo. Hoje tenho uma grande coleção de livros sobre terror e vampiros.

3)Qual foi sua primeira publicação?
Tive varios meios de publicação antes dos livros. Como os jornais e os fanzines, a minha primeira participação em livros foi o Amor Vampiro 2008

4)Nos conte o que encontraremos em Adorável Noite.
O livro Adorável Noite está carregado de informações sobre o tema com matérias e contos de vampiros e terror. Também tem muitos desenhos ilustrativos e uma parte com fotos coloridas sobre a minha coleção. É um livro muito bem produzido. E quem aprecia o gênero e para quem quer conhecer mais vai adorar.

5)De onde surgiu a ideia para o título?
O nome do livro veio do site com o mesmo nome e também tenho um fanzine de contos com o mesmo nome: "Adorável Noite". Já é um nome bastante conhecido para quem aprecia os vampiros. No Brasil o site tem 11 anos e por isso já foi muito divulgado na TV, no rádio e nas revistas e jornais. Por isso o nome é forte e é destinado para quem aprecia a noite as criaturas noturnas incluindo vampiros.

6) Ao ler a desgutação do site de Adorável Noite eu notei que há contos com humor e outros de arrepiar. Você gosta de misturá-los ou é uma estratégia de venda?
Eu achei que colocar os contos de vampiros em diferentes estilos mostraria mais diversidade e não deixaria o público leitor cansado, mas sim, atento a leitura. Os contos se diferenciam muito de um para o outro. Isso foi produzido de forma que o leitor veja os vampiros de várias formas e assim possa ter uma base muito mais abrangente do que o normal. Para mim foi uma experiência incrível mostrar toda está diversidade.

7) Você tem dias que escreve somente contos com humor e outros somente de terror, ou eles surgem naturalmente cada um a sua hora?
Geralmente sigo uma regra de nunca escrever muito sobre o mesmo estilo, se escrevo contos muito depressivos eu paro um pouco e começo a escrever contos mais divertidos e assim vai. Não gosto de ficar sempre no mesmo estilo. Gosto de mostrar que existem várias formas de entreter os leitores que apreciam este tema pois eles também são ecléticos. Os meus leitores gostam de várias formas de ver um vampiro e eu proporciono isso. É isso que eles esperam de mim também. E gosto desta interatividade com o leitor.

8) Quando montou o livro você organizou os contos em ordem cronológica?
Não eu não queria uma ordem cronológica, pois ai seriam contos pequenos na frente e depois os contos com maior número de páginas. Eu escrevia contos curtos, pois em 96 não dava para escrever contos muito grandes. Era uma época de internet discada que ainda estava entrando no Brasil. Funcionava mais as BBS´s através de pacotes offlines e por isso não dava para fazer muitos contos grandes. Comecei fazendo contos seguindo o estilo de "piadas", pois mostravam apenas a ação naquele momento e era isso que eu queria. E foi assim que obtive bastante sucesso usando este estilo. Com o tempo os contos foram aumentando de tamanho e pude então dar mais linhas nas histórias conforme a internet se enraizava no Brasil, tive condições de fazer um site e ai então os contos foram tomando proporções maiores. Tudo isso foi uma grande experiência que hoje ainda me serve muito.

9) Você teve dificuldade em suas primeiras publicações? E para publicar esse lançamento?
Lançar algo em papel geralmente era complicado. Não tinham a facilidade de hoje e eu já ficava muito contente quando saia alguma história minha em jornal. Só o tempo me proporcionou conhecer mais pessoas que escreviam e aprendi muito ajudando estes escritores. Vi as dificuldades de divulgar os livros e o trabalho para isso. Hoje eu sei que o que eu faço é grande. Poucas pessoas ajudam os escritores e estás poucas pessoas fazem a diferença!
Eu sou uma destas pessoas que ajuda a literatura fantástica nacional. Não vou deixar de ajudar só porque lancei meu próprio livro. Isso não interfere, sei o quanto este pessoal precisa ser divulgado. Eu mesmo agradeço muito a força que você dá disponibilizando um espaço no seu blog para falar do meu livro e do meu trabalho. Vejo alguns blogs fazendo isso e admiro muito o trabalho de vocês. São todos importantíssimos para nós. A primeira vez que publicamos é complicado mas vale a pena o esforço, eu levei 12 anos para juntar os contos e colocar apenas 3 no meu primeiro livro Amor Vampiro. Depois disso comecei a publicar em 2 livros por ano e agora tenho o meu livro sólo. Valeu muito tudo isso. Aprendi muito e agradeço todo o apoio que me deram!

10) Você já escreveu um conto baseado em um sonho ou pesadelo? E em fatos reais?
Foi através de um sonho que produzi a minha pequena primeira história "Paixão Eterna" era assombroso, pois contava a história de uma vitima sendo atormentado por uma vampira e seu sofrimento em todas as noite. Depois que escrevi esta história acabei criando outras, não necessariamente só de vampiros mas de terror e ficção também!

11) Já tem um próximo lançamento sendo criado? Pode nos falar algo dele?
Só no ano que vem terei outro livro sólo neste ano estou divulgando e mostrando para todos o Adorável Noite e tenho algumas antologias que ainda vão ser lançadas neste ano. Certamente neste ano eu bato o recorde em lançamentos e estou adorando! Espero ver todos juntos compartilhando os escritos, junto com os amigos leitores e escritores.

12) Qual a sua opinião sobre as novas literaturas brasileiras e o incentivo que algumas editoras estão proporcionando?
Muitas editoras novas estão surgindo e existe muito espaço para os novos escritores. É um ano muito otimista para publicação de seu trabalho. Certamente estamos chegando em uma fase nunca vista por aqui. Muitas editoras abrindo espaço para escritores nacionais. Isso é uma trajetória crescente que vai trazer mais leitores e mais blogs falando deste mundo fantástico. Vejo muitos eventos novos aparecendo para divulgar os livros e também uma grande abertura na área da cultura de mídia. Mais programas na TV e na internet sobre livros e literatura nacional. Vejo mais espaço em jornais e revistas e também vejo muitas livrarias em vários pontos do país para facilitar a venda e a procura destes livros. Sim eu estou sendo bastante otimista mas daqui a poucos anos teremos isso sim. O caminho já está sendo contruido por todos nós. Quanto mais pessoas e blogs divulgarem nosso trabalho nacional mais perto chegaremos dos leitores.

13)Rapidinhas:

Uma estação: outono
Comida Preferida: lasanha
Um Lugar: avenida paulista
Uma frase: “SE VOCÊ ELIMINOU O POSSÍVEL E O PROVÁVEL ENTÃO O IMPOSSÍVEL DEVE SER VERDADE!” (SHERLOCK HOLMES)
Uma palavra: Noite
Uma lembrança: Eu lembro que cheguei a fazer caninos pontiagudos com caneta nas fotos das revistas da minha mãe. Não façam isso em casa! Só em consultório de dentistas e cabeleireiros :-) Dia importante: 13 de agosto - Dia dos Vampiros
Uma música: wicked games (versão Him)
Uma série: Além da Imaginação
Um filme: Drácula 79

14) Você gostaria de agradecer alguém em especial por sua trajetória até aqui?
Agradeço todos que, de alguma forma, ajudaram a divulgar o meu trabalho e o que eu faço pela cultura nacional fantástica. Tenho muitos amigos e neste longo percurso aprendi muito com eles e ainda estou aprendendo.

15) Deixe um recado para os leitores:
No meu blog http://www.contosdevampiroseterror.blogspot.com tem sempre muitas novidades sobre o que faço passem lá!

Agradeço todos. Visitem o site da editora Estronho e conheça mais o livro "Adorável Noite" - http://www.editora.estronho.com.br/index.php/adoravel-noite

Abraços e tenha uma adorável noite! :-)
Adriano Siqueira

Contatos com o autor:
Skoob // Blog // Site // Twitter // Facebook // Myspace

*****************************************************************

Agradeço ao Adriano por sua atenção e carinho em responder as minhas perguntas!!!

Saiba que é um prazer tê-lo aqui em meu espaço virtual!!!

Desejo-lhe sucesso em todas suas realizações!!!

*****************************************************************

Por hoje é só pessoal...Beijokas elis!!!!!!

3 comentários :

  1. Oi amada.
    Gostei muito de sua entrevista, também as perguntas rápidas que vc fez com ele, uma forma rápida de conhecermos melhor este autor.
    Já estou te seguindo e dizer que criei coragem para iniciar meu blog literário, está com dias de vida mas com todo o gás e se pudesse dar uma espiadinha ficaria imensamente feliz.
    Milhões de bjoks.
    Kah


    http://baby-buch.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. O Adriano além de bom escritor, é um excelente divulgador do gênero. Ele se esmera em dar importância tanto aos autores como aos fãs do Fantástico em todas as suas vertentes. Às vezes eu tenho a impressão que ele tem vários clones, pois ele sempre está aparecendo nos eventos.

    ResponderExcluir
  3. Obrigado pelo comentário lá no blog, já estou seguindo o seu. Legal a entrevista.

    Jesimiel | Caderno Repicado
    http://cadernorepicado.blogspot.com/

    ResponderExcluir

Obrigado pelo comentário!!!
Se tiver um blog, deixe seu link para que eu possa visitar!!