terça-feira, 22 de abril de 2014

Entrevista: Jader Pires

Olá Leitores,

Faz tempo que não realizo uma entrevista para o blog, então hoje trago para vocês o escritor que estará lançando seu livro Ela prefere as uvas verdes pela editora Empíreo amanhã dia 23/abril na Livraria Cultura do Bourbon Shopping, em SP, às 18:30 hs.


Confiram as perguntas e respostas:

Autor: Jader Pires

1. Esse é seu primeiro lançamento. Como foi ter a obra em mãos?
Fiquei extremamente orgulhoso com a qualidade do livro. A qualidade da capa, envernizada, das folhas, da diagramação, do cheiro! O livro tá bonito demais mesmo e não deve em nada - em qualidade de edição - para qualquer editora considerada grande. Méritos demais para a Empíreo que confiou na qualidade da minha escrita e botou um baita esmero no livro.

Fora isso, felicidade pura. É maluco demais você ler um livro que você mesmo escreveu como se fosse outra pessoa. É bem maluco e interessante mesmo.


2. Os blogues sempre perguntam, mas é porque gostamos de saber. Quem é Jader Pires? 

Putz, sou a pessoa mais comum que você poderia encontrar por aí. Gosto de ficar enchendo o saco do meu cachorro e ficar em casa com a minha pequena vendo séries e filmes ou lendo ou pensando no que escrever. Saio para por o lixo pra fora, sabe, troco o botijão de gás. Sou aquele cara que você vai trombar atravessando a rua e nem vai dar atenção =]

3. Você opinou na capa? Por que ela foi elaborada dessa forma?

A capa foi feita pelo Mateus Valadares, que já era amigo meu. Batemos alguns papos de brainstorm, mas algo bem abstrato, para deixar ele com liberdade plena para pirar. E assim foi. Ela foi elaborada dessa forma para aguçar mesmo. São símbolos que inevitavelmente estarão no livro, mas não tenho como precisar onde. 

4. Sabemos que a literatura brasileira vem crescendo dia a dia, acredita que o escritor brasileiro será melhor valorizado daqui por diante?

Precisa, né. Tem tanta gente boa fazendo tanta coisa boa que é inevitável não ver essa galera aparecendo cada vez mais. Espero de coração ver a literatura brasileira em voga novamente. Sei que a literatura fantástica está crescendo muito bem e tem nomes muito expressivos. Espero que a próxima seja essa literatura do cotidiano que exploda por aí, hahahahaha.

5. Qual seu estilo de leitura? Qual seu autor preferido?

O meu estilo de escrita é calcada no cotidiano. Gosto de pegar coisas simples e escrever de forma bonita, aquela vontade de botar gosto no que parece ser rotineiro, botar cor onde as pessoas nem prestam mais atenção.
Para ler, não consigo ter um estilo favorito. Cada época estou explorando algo diferente, até para criar mais repertório mesmo.
Dos meus autores, gosto muito do Philip Roth, John fante, Raduan Nassar, Garcia Márquez, Saramago, Mia Couto e de muitos outros autores.


6. Você escreve sobre fatos que podem ser reais. Eles são? Ou são somente fatos criados para mostrar a realidade de seus pensamentos para os leitores?

É uma mistura sem fim, uma colcha de retalhos mesmo em que eu misturo coisas que vejo, que vivi e que me foram contadas. Pode ser uma notícia no jornal que eu aumento ou um "causo" que meus pais me contaram e eu ajeitei pra ficar mais interessante ou uma lembrança que eu boto outras pessoas para viverem do jeito que eu acho que ficaria mais gostoso ou impactante. É um caldeirão mesmo.

7. O que pretende mostrar a todos nós leitores com as suas histórias?

Nesse livro, tenho 13 histórias de encontros e perdas, das mais diversas potências. Quero mostrar que a vida cotidiana é linda de se ver, sofredora por natureza e que precisamos lidar com dissabores e delícidas, dia após dia. E que isso é o máximo!

8. Como tem sido trabalhar com a editora Empíreo?

Demais. Uma baita relação de amizade e parceria. Eles me dão uma liberdade grande e atenção total. Foi felicidade pura encontrar essa editora e trabalhar da forma que trabalhamos juntos.

9. Os blogues viraram febre nas redes sociais, o que acha dos blogueiros literários?

Gosto de todo mundo que se mete a falar de literatura. Continuem o trabalho.

10. Rapidinhas:

* Um filme
: Trilogia O Poderoso Chefão

* Um ator/atriz: Al Pacino

* Uma paixão:
 Escrever

* Um amor: A Lili

* Uma frase: "Se podes olhar vê. Se podes ver repara."

* Uma palavra: 
Bolos (que palavra deliciosa de se dizer. Assim mesmo, no plural.)

* Não consegue viver sem: ar

* Não suporta: a falta de ar

* Uma obra que releria: Cem Anos de Solidão (adeus, Gabo)

Recado para os leitores: 
Comprem meu livro, leia e me digam o que acharam =]

Redes Sociais do escritor:
https://www.facebook.com/jjpires
https://twitter.com/jaderpires
http://instagram.com/jaderpires


Para quem deseja adicionar a estante do skoob a obra, clica AQUI

Quero agradecer a atenção e a simpatia do autor ao responder minhas perguntas e desejo sucesso tanto a obra quanto as pessoas que a tornaram realidade.

Beijocas Elis!!!

2 comentários :

  1. muito bom fazer esse movimento de ir e vir com o autor! interessante ler um pouco mais obre ele, como pensa e o que gosta
    http://felicidadeemlivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Elis, adorei saber sobre o autor. Essas entrevistas são tudo, é gostoso demais saber mais sobre os escritores e suas obras. Me interessei bastante no livro e assim que for possível quero ler.
    Parabéns pela entrevista, perguntas super pertinentes ^^
    Beijão
    Vivi
    RR

    ResponderExcluir

Obrigado pelo comentário!!!
Se tiver um blog, deixe seu link para que eu possa visitar!!