quinta-feira, 17 de abril de 2014

Adultério - Paulo Coelho

Avaliação A Magia Real: 3,0 / 5,0

Adicione no Skoob

Opiniões no Orelha de Livro

Título: Adultério
Autor/a: Paulo Coelho
Editora: Sextante
Páginas: 240

Sou fã do Paulo Coelho desde a adolescência, li alguns livros dele na época que nem blogueira era ainda e lembro de sempre apreciar e entender seus personagens. Quando saiu o aviso de lançamento de Adultério, pensei preciso ler essa obra, afinal sempre aprendo algo com o escritor.

Não foi diferente dessa vez, porém na minha concepção de vida e casamento, ele esculhambou. Espera não parem de ler, deixem que eu explique para vocês o que aconteceu. Linda é uma mulher casada com um homem que a ama, com filhos maravilhosos e tem o emprego que gosta. Mas ela começa a notar que caiu na rotina e não é feliz, sente falta de emoção. Até que é escalada para entrevistar um político, Jacob, que também foi seu ex-namorado e então tudo toma um caminho diferente. Ela começa a relembrar tudo que viveu com ele, o resultado de suas ações até ali e nos conta o que motivou a agir como agiu.

E eis o problema da minha questão, eu também sou casada, no entanto não tenho filhos, mas minha vida é uma "rotina", porém só depende de mim mudá-la. Se eu amo uma pessoa quero fazer coisas diferentes com a pessoa que amo e não procurar uma aventura. Foi aí que Linda a personagem me perdeu, continuei lendo porque mesmo com tudo, o escritor sabe nos prender em sua palavras, queremos saber o que vai acontecer e como vai ser. E posso afirmar que uma parte onde ela conta que cuidou de um cachorrinho de um namorado deixará os amantes dos animais que nem eu, revoltados e bem creio que pensarei mil vezes antes de deixar a Dana minha cadelinha com qualquer pessoa. Afinal Linda aparentava ser tão boa quanto, qualquer um. E eis que ela se revelou alguém que eu nem imaginava.

Madame König, mulher de Jacob pensa que sabe controlar sua vida, mas ela é uma pessoa fria, creio que ela nunca sentiu o que é o amor. Me surpreendi com o pensamento dela de relação aberta. Jacob é um homem cafajeste e age como tal. Agora o marido de Linda é o cara que todas queríamos ter, que ama acima de tudo. Olha ele é raro, não conheci nenhum até hoje e creio que jamais irei conhecer. 

Conforme avançamos na leitura nos damos conta de que ela consegue descobrir o que buscava conforme passa pelos seus problemas, ela teve de passar por isso, para dar valor ao que realmente importava. Senti pena dela no final e também do marido, da insatisfação que ela viveu arrastando quem amava para o furacão que estava sua vida. Creio que um terapeuta teria ajudado melhor, que os psiquiatras e o xamã do qual ela foi atrás. Mas esse é somente o meu ponto de vista.

Na leitura temos uma parte em que o marido dela conta a história de Psique e Eros, achei fantástica essa parte ter sido adicionada a obra. Concluo dizendo que a leitura foi boa, com diversas frases belas e pensamentos interessantes, mas ainda sou do pensamento que erros são perdoáveis e a traição é uma escolha, por isso, por mais que me doa eu não pretendo jamais passar por cima do que acredito. Um adultério mataria o amor que sinto pela pessoa, as lembranças boas ficariam, mas viver sem confiança, eu não conseguiria.

Quotes:
"Não escolhemos nossa vida, mas decidimos o que fazer com as alegrias e tristezas que recebemos." (pg. 78)

"O amor, a única coisa que vai permanecer quando a própria raça humana tiver se extinguido." (pg. 237)


Agradeço a Sextante pelo envio do exemplar, porque por mais que eu discorde do desfecho da história, aprendi algo sobre a vida. Parabéns a equipe pela produção da obra.

Beijos Elis!!!!

6 comentários :

  1. Oie!
    Já é a segunda resenha que eu leio deste livro e cada vez eu fico mais curiosa.
    Eu li somente um livro do autor e já esta na hora de eu me aventurar em outra.
    Adorei sua resenha.

    Beijos*

    ResponderExcluir
  2. até gosto do Paulo Coelho, mas essa temática não me atrai!
    http://felicidadeemlivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Oi,Elis!
    Eu gostei muito do livro. Achei o tema proposto pelo autor bem real e com situações comuns ao nosso cotidiano principalmente em relação as questões existenciais. O livro possui inúmeras citações que nos levam a reflexão e cabe a cada um tirar proveito dos ensinamentos do mago..rs
    Eu gostei! Também adorei sua resenha!

    Bjs,lindinha!
    Bom feriado pra ti!
    Zilda Peixoto
    http://www.cacholaliteraria.com.br

    ResponderExcluir
  4. Elis!
    Sou fã do Paulo Coelho também e por sua resenha vi que ele mudou um pouco a forma de seus livros... Quanto ao enredo, não sei se ele esculhambou o casamento, acredito que ele repassou o ponto de vista de várias experiências que ele viu, porque tem tantas pessoas que vivem esse dilema da 'rotina' no casamento.
    Quanto a história de Psique e Eros realmente é um história interessante. Gostaria de poder ler mais esse livro do Paulo, mas terá de ficar para depois, porque tenho tantos na frente.
    Muito boa sua avaliação.
    Boa Páscoa!
    cheirinhos
    Rudy
    Blog Alegria de Viver e Amar o que é Bom!
    “Se formos livres por dentro, nada nos aprisionará.”

    ResponderExcluir
  5. Oi Elis, entendi muito bem o que você falou, e concordo contigo. Se não estou satisfeita com minha vida, a culpa é minha, e eu tenho condições de mudá-la sem no entanto enganar ninguém.
    Bjs, Rose.

    ResponderExcluir
  6. Oi, Elis,

    Comecei a ler esse livro agora e espero gostar da história. Concordo contigo sobre o que é um casamento. Vivemos uma rotina, mas queremos vivê-la com quem amamos. O que é sair da rotina? Viver em eterna aventura? Acho que não tem como fugir dela.

    Depois te conto o que achei do livro!!

    Um beijo

    ResponderExcluir

Obrigado pelo comentário!!!
Se tiver um blog, deixe seu link para que eu possa visitar!!