sábado, 5 de outubro de 2013

#O Entregador de Bonecos - Denis Lenzi

Olá Leitores,

Hoje temos a primeira resenha da minha amiga Rudy do blog Alegria de viver e amar o que é bom!...confiram sua análise de O Entregador de Bonecos por Denis Lenzi, que ela teve a oportunidade de ler, através do book-tour elaborado pelo Clube dos Novos Autores:


Avaliação da Rudy: 5/5

A capa é excepcional e traduz o contexto do livro.
____________________________

Editora: PRODUÇÃO INDEPENDENTE
Páginas: 294
Edição: 2011
Categoria: ROMANCE JUVENIL

_________________________________

David Forlin mora na cidade de “Las Gaivotas”, Solvang, Califórnia/EUA com a avó Elena; foi para lá aos 14 anos, após a morte dos pais em um acidente. Agora com 22 anos tornou-se amargurado após a traição que acha ter sofrido por seu melhor amigo Mike e por suas amada Mayra. Desdenha dos bonecos confeccionados pela avó; ela acredita que os mesmos são seres vivos e levam felicidade a quem os possui. Ele ri da avó, não acredita nela; esqueceu que um dia, Edwin foi um dos seus melhores companheiros de infância e agora está dentro de uma caixa, esquecido em cima do guarda-roupa.

As vésperas da morte, sua avó faz um estranho pedido: entregar os cinco últimos bonecos criados por ela às crianças eleitas, que viviam em diferentes estados da América do Norte. Sozinho no mundo, se vê diante de uma importante missão. Custasse o que custasse, cumpriria a promessa feita à avó.

Na longa e obscura jornada de David, sempre acompanhado pelas lembranças de sua vida e de seu grande amor, ele tem a oportunidade de, na breve convivência com cada uma das crianças escolhidas para receber os bonecos, emocionar-se com elas e aconselhá-las, chamando sua atenção para os verdadeiros valores humanos e para o poder do amor, da fé, da esperança e do sonho. Uma verdadeira lição de vida.

Mas nem tudo são flores na jornada de David,fatos inexplicáveis acontecem. Tiros, morte, acidentes de todos os tipos até mesmo aéreo. Tudo parecia querer impedir David de cumprir sua missão. Mas ele não esmoreceu, afinal, tinha uma meta a cumprir e enquanto o último boneco não fosse entregue ele não voltaria para casa.

_________________________

Ter oportunidade de ler tão aprazível livro, traz a certeza de que os sonhos podem ser concretizados à luz da esperança, se cultivada através da força da fé e do amor.

O entregador de bonecos resgata valores esquecidos no cotidiano. Valores dominados pelo egoísmo, ambição e individualismo. Mostra o quanto a realidade pode ‘engolir’ a delicadeza dos detalhes que tornam a vida apreciável, romântica e feliz.
O autor tem uma escrita minuciosa em relação aos personagens e cenários que faz o leitor ‘viajar’ nas aventuras junto ao protagonista. Cadência e fluência tornam o livro delicioso de ser lido, além de ser uma história sublime e carregada de emoção, onde sonho, esperança, fé e perseverança, delineiam o curso a ser seguido e permeiam a personalidade do protagonista, não o desviando da missão a ser cumprida. Os valores como amizade e pureza são cultivados e são os que valem a pena.

O que incomodou foi a tipografia de letras pequenas. O fato de a história se passar fora do Brasil, pois a realidade do país bem poderia ser pano de funda da trama, bem como o final... devido a sutileza de todo o livro, poderia ser um pouco mais romântico e explorado um pouco mais, sem deixar o desfecho terminar de forma abrupta; entretanto, nenhum fato citado, tira o brilho e a grandeza espiritual dessa obra fascinante.

Haverá sempre, em algum lugar, um Entregador de Bonecos a alegrar os corações angustiados e a levar felicidade aos desamparados e necessitados. Qualquer um pode exercer tal função, desde que cultive bons sentimentos...

Trechos da Leitura:
“David, meu querido, você precisa deixar o passado ir embora, pensar nas coisas boas que estão por vir. Deve seguir, com plena confiança, a trajetória de sua vida, conforme ela se apresenta. Só desta maneira, conseguirá evoluir. Não deve deixar que o passado perturbe sua vida, entendeu? Se ficar preso a ele, aos momentos desagradáveis que lhe causaram desgostos, atrairá para si sentimentos ainda mais sombrios. Não vale a pena, meu querido. Deixe o passado lá para trás, que é o lugar dele. Chame pela vida. Você merece tudo de bom, merece ser feliz.[...]”
(pág. 27)

”[...] Mas, como Walt Disney disse uma vez, se você pode sonhar, você pode fazer. [...]” 
(pág. 157)


”[...] Entendeu que a amizade é, acima de tudo, umas das mais poderosas ferramentas do bem e uma grande aliada da esperança. Quem tem um amigo jamais estará sozinho. Num mundo onde a maldade, a violência, a ignorância e a ambição ganham cada vez mais espaço, nada melhor do que recorrer à força de uma amizade sincera para neutralizar os sentimentos negativos que insistem em se apoderar das pessoas. [...]” 
(págs. 286/287)

Até a próxima...Rudy!!!

5 comentários :

  1. Oi Elis, eu participei do BT deste livro, mas não foi uma estória que me conquistou. Minha leitura acabou se arrastando. Legal que a Rudy tenha gostado.
    Bjs, Rose.

    ResponderExcluir
  2. Elis!
    Prazer em poder resenhar por aqui, obrigada pela oportunidade!
    cheirinhos
    Rudy

    ResponderExcluir
  3. Rudy e Elis, acabei de comprar o livro com o autor e quando eu chegar no Brasil vou ler. Quero muito e adorei ler sua resenha super linda. Beijinhos para vcs duas,

    ResponderExcluir
  4. Adorei a resenha, já tinha visto a capa do livro e me agradadou bastante, é primeira resenha que leio e vou procurar o livro para ler.
    Beijão

    ResponderExcluir
  5. Oi Rudy, que legal ver sua primeira resenha por aqui! achei bem interessante a forma como vc descreve um pouco da história! não conhecia o livro, mas curti bastante
    http://felicidadeemlivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Obrigado pelo comentário!!!
Se tiver um blog, deixe seu link para que eu possa visitar!!