domingo, 13 de outubro de 2013

Dois Rios - T. Greenwood

Adicione no Skoob
Título: Dois Rios
Autor/a: T. Greenwood
Páginas: 448
Editora: Novo Conceito

Em Dois Rios conhecemos Harper Montgomery, um homem que perdeu a esposa e cria sua filha com a ajuda dos tios de sua falecida mulher, até que ele decide que chegou a hora de ter seu próprio lar, e se muda para um apartamento onde tanto ele, quanto sua filha Shelly tem quartos separados, afinal ela está entrando na adolescência e deixando de ser criança.

No início da leitura sabemos que ele tomou uma decisão que o deixa com uma culpa que ele carrega a 12 anos. Com o acidente de trem que ocorre ele se recordará com um maior peso de sua decisão, ficando aflito pelo motivo de Maggie ter lhe pedido abrigo. O que deixa o leitor curioso é como aconteceu e qual foi o papel dele nesse momento, por isso vamos percorrendo as páginas e notamos que o livro está estruturado em capítulos do passado de Harper, quando ele ainda era uma criança e começou a se apaixonar por Betsy Parker até a idade adulta e capítulos do presente. Em nenhum momento me perdi durante a leitura, ficou bem claro quando estamos lendo sobre o passado e o presente. Notamos que o amor dele é descomunal pela sua amada. Isso faz com que saibamos que as atitudes que ele toma no desenvolvimento da história, como por exemplo o desprezo dela por ele na escola, não terão importância ou impacto no amadurecimento dele, já que ele sabe que a terá por companhia quando os outros não estiverem por perto.

Houve momentos em que somente um grande amor poderia superar o modo como ele era tratado, superar a timidez para falar com ela, ser praticamente um escravo de suas ações, isso parecia absurdo para um garoto querer seguir adiante, insistindo que ela era sua motivação de vida. No entanto ele a ama de uma maneira que não é normal. Nas regras do amor e do coração nada tem explicação, como dizem por aí. Mesmo com esses momentos que me deixaram com pena do personagem, vemos a amizade que ela tem por ele, ir se modificando e tornando-se amor.

A capa da obra parece ter sido elaborada para o personagem principal, que ama viver nessa pequena cidade e do modo que vive, mas tamanho é o seu amor, que ele largaria tudo para viver ao lado dela. Eu curto paisagens, por isso nem preciso dizer me encantei com ela. Não encontrei erros de revisão e a diagramação é simples.

Vou finalizar minha conclusão lhes dizendo que encontrarão racismo durante as páginas, sim a autora soube como incluir isso em seu enredo. Sei que para mim hoje, esse sentimento parece inexistente, pois minha mãe é mestiça e meu pai é branco, por isso nasci de uma maneira onde a cor jamais foi algo que eu devesse notar na minha vida. Porém minha mãe me contou que uns anos atrás não era fácil, que ela sofria com isso. Eu não tenho como saber a extensão do que ela sentiu, mas lendo o livro e vendo os comentários dos personagens racistas me entristeci, não acho justo julgarmos as pessoas por sua cor ou status social. Todos nascemos da mesma maneira, todos temos direitos, ninguém é melhor do que ninguém. No entanto compreendo que aquela era outra época, e me sinto feliz por não ter vivido nela. 

Outro assunto levantado no decorrer do livro é o medo da guerra e as consequências que ela trouxe. Também não vive na época das guerras, mas adianto que eu por mais que ame a terra em que eu nasci, não desejaria que nenhum dos meus fossem lutar por ela, preferiria que todos fugissem para salvar suas vidas. Sei que muitos me crucificariam por pensar assim, mas prefiro viver isolada de todos e com as pessoas que amo, do que não tê-las ao meu lado, por causa de batalhas criadas por governantes que só pensam neles mesmos.

Nessa obra parece que toda sua história está revelada na sinopse, porém lhes adianto que isso que eu disse e o que leram na sinopse, não é nada perto do desfecho e das situações que ocorrem nessas páginas. Eu estava aqui pensando nos pontos negativos, tirando como a Betsy tratou ele durante a infância e a adolescência, e mesmo por isso, o desenrolar do enredo foi tão bem preparado que os motivos da aceitação são válidos. Admito que para mim valeu a pena cada minuto de leitura.

Quotes:


"O que eu sei mesmo é que, doze anos depois, eu só queria ser perdoado." (pg. 16)

"E, embora Betsy tivesse jurado que jamais se casaria comigo, eu estava bem certo de que ainda havia uma chance de, um dia, ela me amar." (pg.56)

"Eu ainda estava sonhando com ela, mesmo quando estava totalmente desperto." (pg. 221)

"E, sem dizer uma palavra, ela me perdoou, segurando-me até que, enfim, eu parasse de chorar." (pg. 296)



Beijokas Mágicas Elis!!!!

13 comentários :

  1. oi elis, é a primeira resenha que leio desse livro, confesso que me decepcionei com o outro livro da autora e que fiquei tentada a não querer ler esse livro, mas sua resenha atiçou minha curiosidade
    felicidadeemlivros.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Thaila,
      Tenho um amigo que leu tanto esse quanto o outro, mas apreciou mais esse. Porém se o outro não te cativou, aconselho a ler dois ou três capítulos na livraria antes de adquirir a obra....esse me conquistou logo de começo, mas temos que ver que o gosto de cada leitor é diferente...obrigado pela visita...beijokas elis

      Excluir
  2. A culpa parece ser um sentimento recorrente nos livros da autora, eu li Um mundo brilhante e gostei muito, antes de ler eu tinha visto muitas resenhas iradas por causa do personagem principal, mas eu gostei muito do livro e da maneira como a história de desenvolve, inclusive da sensação de incômodo pelo final escolhido. Quero ler esse livro também porque gosto de livros intensos e de histórias que fogem do lugar comum.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cris obrigado pela visita e pelo carinhoso comentário...volte sempre..bjus elis

      Excluir
  3. Eu tenho o livro (ganhei de parceria com a NC) e pretendo ler em breve.
    Parece ser muito tocante, muito emocionante. Eu gosto de livros assim, que mexem comigo, com as minhas emoções.

    Um abraço!

    Sacudindo Palavras

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Erica,
      Também tenho alguns livros na fila, faz parte da vida de leitor. Obrigado pelo comentário carinhoso e pela visita...volte sempre...bjus elis

      Excluir
  4. O livro parece ótimo, fiquei realmente interessada nele, ainda mais depois da tua resenha. rs ^^
    Estou precisando de uma história emocionante assim, já coloquei nos desejados.
    beijos
    apenas-um-vicio.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Dessa,
      Espero que possa ler em breve e que aproveite a leitura...obrigado pela visita...bjus elis

      Excluir
  5. Oi, tudo bom?
    Passando para deixar um comentário rsrs
    Já tinha ficado bem interessada nele desde o lançamento
    por causa da sinopse .
    Depois da tua resenha fiquei mais ainda , o livro parece ser muito bom !
    Quero ler , amei a resenha :)
    Beijos*-*
    Território das garotas
    http://territoriodascompradorasdelivro.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Poliana,
      Tudo bem sim.....obrigado pelo comentário carinhoso...e desejo que em breve você aprecie a leitura...volte sempre...beijokas elis

      Excluir
  6. Não li ainda muitas resenhas deste livro. A capa é muito bonita mesmo. Em relação ao racismo, é engraçado que ainda hoje tenhamos este tipo de preconceito. Aqui em casa eu tenho um filho que chamo de pretinho e outro que chamo de branquelo, e desde cedo ensinei que não é legal ter nenhum tipo de preconceito.Acho que estou conseguindo.
    Bjs, Rose.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Rose,
      Uma vergonha termos o racismo nos dias atuais, é que o mundo demora séculos para evoluir.
      Obrigado pela visita amiga...bjus elis

      Excluir
  7. Elis, bom, já sabe que eu adorei o livro né, rsrs!

    Acho a autora muito corajosa e bastante responsável ao abordar o tema racismo, ela sabe fazer isso sem se comprometer, sem indicar o certo e o errado, e isso estimula muito o debate sensato sobre o tema - que é o que mais precisamos hoje em dia. E ela ainda tem o mérito de nos fazer falar, não é mesmo, a gente viaja colocando pra fora tudo o que absorvemos durante a leitura, e é muito bom isso ;)

    Beijos!

    ResponderExcluir

Obrigado pelo comentário!!!
Se tiver um blog, deixe seu link para que eu possa visitar!!