quinta-feira, 10 de outubro de 2013

Entrevista: Greice Martinelli

Olá Leitores,

Bem hoje trago para vocês uma entrevista exclusiva....ta me senti o gás da coca agora....brincadeira...bem apresento a vocês Greice Martinelli a autora do conto Redenção, publicado na antologia Fiat Voluntas Tua no ano de 2009, organizado pela Mônica Sicuro e Rúbia Cunha.



Nascida em Caxias do Sul/RS, é Bacharel em Ciências Biológicas pela UCS e Mestre em Geociências/Paleontologia pela UFRGS e atua no funcionalismo público estadual. Apaixonada por literatura desde sempre, fez das palavras e personagens seus companheiros constantes. Foi colunista no Pipoca Combo, um site especializado em cinema, como Greice Narmolanya. Sua primeira publicação impressa de ficção foi na Antologia Fiat Voluntas Tua de 2009, com o conto Redenção.

_________________________________________

Apesar de conhecer a Greice a pouco tempo, posso dizer com toda certeza que ela é uma pessoa carismática e alto astral...confiram a entrevista que fiz:


1.  De onde veio à inspiração ou a ideia de criar esse conto, por que esses anjos?
A ideia dos anjos caídos sempre fez parte do meu imaginário e então, num dia quase como qualquer outro, surgiu o convite para escrever sobre o tema. Algumas horas depois já estava com o conto pronto.

2. Você acredita em anjo? Em céu e inferno? Por quê?
Com certeza acredito em anjos, mas não como os seres descritos na Bíblia ou na literatura e sim, como seres de luz que nos guiam e protegem. Espíritos tão puros que jamais poderiam ser afetados ou influenciados por sentimentos humanos. Mesmo sem poder vê-los, algo nos diz que estão lá, olhando por nós. Ah, o Céu e o Inferno! Não gosto muito desses rótulos. Prefiro acreditar que espíritos de luz ascendem a esferas mais elevadas e que, em sua sabedoria, amparam os que ainda trilham esse caminho de evolução.

3. Dizem que anjos não tem sexo, na literatura temos visto muita distinção de gênero entre eles: anjos amando humanos ou apaixonados; anjos rapazes e anjos moças. O que acha disso?
O interessante da literatura é que nos permite imaginar o inimaginável. Amo essa liberdade poética que ela nos proporciona. E por que não, transferir traços humanos, tão mortais e passageiros, para seres tão admirados e temidos desde os tempos antigos? Acho que é justamente o fascínio por esses seres e pela mitologia em torno deles, como servos obedientes e sem livre-arbítrio, tão distantes da condição humana, que nos faz romancear e até mesmo tiranizar suas histórias. O homem sempre buscou se aproximar dos deuses de uma forma ou de outra e a literatura parece ser um caminho agradável e sem riscos.

4. Como lhe disse seu conto tem material para elaborar um belo livro, mesmo tendo sido escrito em 2009, você pensou em dar uma continuidade à história?
Um conto nunca é simplesmente um conto. Uma história nunca termina com o ponto final. Sempre há algo mais a ser dito, embora muitas vezes seja necessário encerra-la. Redenção abriu novas portas para mim dentro da ficção e definitivamente continuam abertas, aguardando o momento certo para serem aproveitadas. Existem várias coisas que ainda gostaria de desenvolver sobre os personagens que aparecem nesse primeiro conto e nos seguintes, ainda não publicados, também. Talvez um dia ganhem um livro, mas só o tempo para dizer isso.

5. Sei que está escrevendo um livro de fantasia no momento, como é ser escritora atualmente? Você tem certas horas que dedica à escrita? Ou escreve quando surge a ideia num rascunho e depois elabora a história nas horas livres?Eu diria que sou escritora nas horas vagas e de cadernetas. Ando sempre com elas! Ali estão todos os rascunhos, esboços, estrutura e boa parte das falas que uso nos diálogos, que vão surgindo nos momentos menos esperados e depois tudo é transcrito e/ou readaptado no texto. Costumo escrever quando vem a inspiração ou quando sobra um tempinho e aí não consigo mais sair da frente do computador, ou após o que chamo de “inspiração noturna”. Essa última costuma gerar páginas e mais páginas de ideias na caderneta e depois preciso fazer uma triagem e transcrever o que for útil. Outras vezes as anotações ficam ali aguardando o momento certo.

6. Você já teve um bloqueio enquanto escreve?
Oh, sim! Várias vezes. E eles não são nada simpáticos. Às vezes duram dias, mas há quem diga que possam durar meses ou anos (Sai pra lá!).

7. Pode falar do tema do seu livro e algo para nos deixar curiosos?
Eu diria que a magia é mais real do que se pensa. Ela pode estar mais perto do que você imagina. E se alguém disser que é um fardo pesado demais para se carregar, como contrariá-lo?

8. Já tem planos de como irá lançá-lo? De forma independente ou vai correr atrás de alguma editora?
Quase todo escritor sonha em ter sua obra publicada (salvo algumas raras exceções), mas ainda tenho alguns capítulos pela frente antes de pensar nisso mais concretamente. De qualquer forma, buscar uma editora que se interesse pelo gênero e tema que escrevo é o ideal. Espero que dê certo quando chegar a hora.

9. Se sente ansiosa para ver seu livro impresso? Sente-o como um sonho que será realizado em breve?
Sim, muito. Já consigo até imaginar ele prontinho e isso dá ainda mais ânimo para continuar escrevendo. O caminho ainda é longo, mas muito mais próximo do fim do que quando comecei a sonhar com meus personagens e a interagir com eles. Espero em breve poder dizer que chegamos ao fim, ou melhor, a um novo começo. Quando outras pessoas terão oportunidade de conhecer os meus amigos imaginários e quem sabe, eles não se tornarão os seus também.

10. Como recebe críticas? Alguém lê seus capítulos e lhe dá opinião?
Críticas são importantes para a construção de um bom trabalho. Faz com que você perceba o ponto de vista de outras pessoas e onde você está errando ou acertando. Tenho um amigo que está acompanhando a evolução do livro e já fez várias críticas e questionamentos que contribuíram muito para o desenvolvimento da história. É fantástico poder ver como as pessoas interagem com o seu mundo e como elas interpretam o que você coloca no papel.

11. Os blogs têm dominado a internet. A cada minuto surgi uma página nova. Qual a importância deles no seu ponto de vista?
Bem, acho que os blogs têm um papel importante no meio literário, entre outros, não apenas pela divulgação das obras e autores, mas também porque permitem a interação entre os leitores e, ainda, destes com os escritores.

12. Como se sentiu respondendo essas perguntas?
Nervosa (huahuahuahua). Acho que as primeiras vezes são assim. Você busca alcançar as pessoas, mas não sabe se conseguirá tocá-las de alguma forma. Tenho essa ideia romântica de que o papel dos escritores é conseguir chegar até elas, interagindo através de suas histórias, e quem sabe, acrescentando alguma coisa as suas vidas. Imagino que no fundo é o que todos nós buscamos quando abrimos um livro. Algo que nos afete de alguma forma e nos faça sentir algo diferente.

Obrigada, gente! Foi muito legal poder compartilhar um pouquinho desse mundo fantástico que faz parte da minha vida com vocês. Espero que ainda nos “vejamos” por aí.

Abraços.
_________________________________________

Destaquei essa frase na última pergunta, pois creio que é assim que todos os escritores se sentem.

Gostaram da entrevista??? Querem conhecer a antologia???

Adicione no Skoob / Adquira AQUI  

Eu agradeço a atenção, o carinho em conceder a entrevista.
E desejo que em breve, eu volte aqui para falar do lançamento e do livro que a Greice está trabalhando.

Beijokas Mágicas Elis!!!!

27 comentários :

  1. Elis!
    Adoro quando leio entrevista, principalmente de escritores nacionais, estamos valorizando o que é nosso e podemos conhecer um pouco mais sobre a autora e sua obra.
    Parabéns a você que conduziu com maestria a entrevista e a autora, fantástica!
    cheirinhos
    Rudy

    ResponderExcluir
  2. acho interessante ter a oportunidade de conhecer mais de autores através de entrevistas, espero que o trabalho da Greice seja um sucesso e a capa do livro dela além de sensual e muito bonita
    http://felicidadeemlivros.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Thaila,
      Obrigado pela visita, a capa acima é da antologia que ela participou...\o/...também achei bonita e sensual....falar em capa do livro que ela está escrevendo, creio que eu estou super ansiosa para ver.
      Beijokas Elis

      Excluir
  3. Muito massa! A Greice te potencial para se tornar uma grande escritora, visto pela maneira que ela trata suas histórias por acreditar na magia e na leitura. Isso é o essencial e o que admiro em meu colegas escritores.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Suzy,
      Obrigado pela visita e concordo totalmente com você.
      Bjus Elis!!

      Excluir
  4. Gostei da entrevista Elis. Ainda não conhecia a autora, mas admirei bastante as suas respostas. Beijo!

    www.newsnessa.com

    ResponderExcluir
  5. Não conhecia ela. E que legal, ela é gaúcha! \o/ rs
    adorei a entrevista. *-*
    beijos
    apenas-um-vicio.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  6. Oie Elis, sua linda!
    Parabens pela parceria que traga ótimo frutos para todos, não a conhecia, e gostei de ler um pouco sobre a Greice e conhcê-la um pouco.
    Olha a Magia é Real, resposta da 7º pergunta, nome do teu blog <3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pra você ver....a magia é realmente real...sahusha...obrigado pela visita flor..bjus elis

      Excluir
  7. Nova seguidora o/
    Adorei o blog, e gostei bastante da entrevista, em especial porque você fez perguntas muito bacanas sobre anjos para autora o que me prendeu, gostei das respostas dela o/
    acervo-de-livros.blogspot.com

    ResponderExcluir
  8. Hey!

    Goste muito da entrevista, me identifiquei muito com a forma que ela vê os anjos, é bem parecida com a minha visão!

    Um beijo
    http://escolhasliterarias.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Amanda,
      Feliz que gostou da entrevista...obrigado pela visita...volte sempre...beijoaks elis

      Excluir
  9. Amei a Entrevista, ainda não conhecia essa autora, vou dar olhada mais especial no trabalho dela!! beijos
    http://ladyweiss.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  10. Não conhecia a autora e nem a obra, então, adorei a entrevista! Achei as perguntas fantásticas, super bem pensadas e a autora é mega simpática.
    Gostei do que ela disse sobre acreditar em anjos diferentes dos descritos na Bíblia.
    Muito sucesso para autora e blogueira hahaha

    Beijo
    Mariana | Sem querer me intrometer

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Mariana,
      Obrigado pelo carinho e pela visita...volte sempre...sucesso para você também...bjus elis

      Excluir
  11. OI conheci a autora ela é muito legal mesmo!!!
    Bjs, me segue por favor se ja segue ignore!E comenta por favor nesta resenha ajudaria muito.
    http://resenhasteen.blogspot.com.br/2013/10/a-filha-da-minha-mae-e-eu.html

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Naylane,
      Obrigado pela visita...volte sempre...e claro que irei te visitar..bjus elis

      Excluir
  12. Achei muito legal a entrevista, não conhecia a autora e confesso que fiquei com vontade de ler o conto (kkkk). Adoro anjos caídos(rsrs)
    Beijinhoss
    T.P
    http://www.4youbooksmania.blogspot.com

    ResponderExcluir
  13. Amei a entrevista, eu simplesmente sou obcecada por livros que tem Anjos!
    Fiquei curiosa com o livro também.
    Beijooos!
    http://btocadoslivrom.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  14. Oi flor,
    Muito legal ver a Greice por aqui saiba que tem mais uma pessoa torcendo por você.
    bJSS

    ResponderExcluir

Obrigado pelo comentário!!!
Se tiver um blog, deixe seu link para que eu possa visitar!!