terça-feira, 26 de julho de 2016

O Último Sopro de Vida - Paul Kalanithi

*Parceria Editora Arqueiro*

Adicione no Skoob

Título: O Último Sopro de Vida
Autor/a: Paul Kalanithi
Editora: Sextante
Páginas: 176

Sinopse: Aos 36 anos, Paul Kalanithi foi diagnosticado com um câncer incurável. Neurocirurgião brilhante, de repente se viu diante de uma cruel inversão de papéis: num dia era o médico tratando de pacientes com problemas graves, no outro era o paciente lutando pela própria sobrevivência.

O último sopro de vida narra a trajetória de Paul ao longo do tratamento a descoberta da doença, a esperança de uma possível remissão, a incerteza quanto ao futuro, a decisão de se tornar pai, a consciência do fim, a angústia de se despedir da vida antes da hora.

Sua narrativa é honesta, pungente. Mas, ao mesmo tempo, poética e delicada. Amante da literatura e da filosofia, Paul desde sempre buscou entender a relação entre a vida e a morte, a identidade e a consciência, a ética e a virtude. Seus questionamentos profundos encontram eco em nossas próprias reflexões: afinal, o que faz a vida valer a pena?

Paul morreu em março de 2015. Deixou como legado uma filha de oito meses e o manuscrito inacabado deste livro. Quem escreveu as páginas finais e encaminhou o texto para publicação foi sua esposa, Lucy, atendendo ao último desejo do marido.

******************

Essa é uma leitura incrível e difícil, pois ela nos toca de uma maneira que não desejamos, nossa mortalidade. Muitos de vocês, como eu mesma, aposto que quando ficam doentes sempre torcem para não ser nada grave, algo de fácil resolução. O problema é quando tudo começa a se agravar, quando o medo fica a nos rondar. Lendo o prefácio de Abraham Verghese, ficamos encantados com o que ele fala sobre Paul Kalanithi, percebemos o quanto vale a pena o que leremos nas páginas a seguir.

Não sei se foi pelo motivo do que estou passando ou pela dor e problemas pelos quais ele passa no início da obra, eu chorei. Eu tenho medo da morte e não escondo isso. Tenho medo do câncer. Medo de não viver tudo que desejo. Medo da dor. As vezes meu medo me sufoca. Mas então eu respiro e penso, não adianta se desesperar antes da hora. Tenho que seguir em frente com a mente clara. Tenho que ser forte. Tenho que resolver o problema.

Nem sempre é fácil, cansa, estressa e desestimula. Mas as pessoas que estão ao nosso lado, vivendo com a gente, são o que precisamos para seguir e ir até o fim. Para que um dia seja melhor que o outro. A pouco tempo tive uma lombalgiae e a dor é terrível, fiquei imaginando o que Paul sentia e não consegui nem chegar perto. Espero que meu problema seja bem menor e de fácil resolução, porque sentir dor ninguém merece.

Lendo suas palavras mesmo emocionados, conseguimos ter força para seguir e sonhar com o que desejamos, afinal até o último sopro de vida, temos muito a fazer e realizar. Não digo que é um livro feliz, mas sim uma história que motiva a passar por qualquer situação. A força e a fé que ele tem em seguir da maneira que pode até o fim é inspiradora.

Uma leitura que todos deveriam fazer. Um livro para ler e reler, para que jamais esqueçamos tudo que aprendemos com alguém que mesmo com tudo, deu o melhor de si.




Participe da promoção preenchendo o formulário abaixo:
(Dúvidas consulte AQUI)
Você ganha entrada, comentando no blog Fábrica dos Convites, também.

a Rafflecopter giveaway

Agora é com vocês! Não esqueçam, quanto mais comentarem nos blogs, maiores serão as chances de sorteio!

2 comentários :

  1. com certeza é um livro que ainda quero ler, a proposta é super bonita, motivacional e emotiva
    http://felicidadeemlivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Acho que se eu lesse o livro tb iria chorar. Gosto deste tipo de livro, faz a gente refletir sobre a vida e o que estamos fazendo com ela.
    Bjs

    ResponderExcluir

Obrigado pelo comentário!!!
Se tiver um blog, deixe seu link para que eu possa visitar!!