sábado, 12 de março de 2016

Enquanto Bela Dormia - Elizabeth Blackwell

*Parceria Editora Arqueiro*
Adicione no Skoob

Título: Enquanto Bela Dormia
Autor/a: Elizabeth Blackwell
Editora: Arqueiro
Páginas: 368

Sinopse: Nos salões de um castelo, uma confidente leal guardou por muitos anos os segredos de uma rainha linda e melancólica, uma princesa que só queria ser livre e uma mulher que sonhava com a coroa. Esta é sua história.

Ambientada em meio ao luxo e às agruras de um reino medieval, esta releitura de A Bela Adormecida consegue ser fiel ao clássico ao mesmo tempo que constrói uma narrativa recheada de elementos contemporâneos. Nessa mescla, os dramas de seus personagens – um casal infértil, uma jovem que não aceita viver em uma redoma e uma família despedaçada pela inveja – tornam-se atemporais.

Quando a rainha Lenore não consegue engravidar, recorre aos supostos poderes mágicos da tia do rei, Millicent. Com sua ajuda, nasce Rosa, uma menina linda e saudável. No entanto, a alegria logo dá lugar às sombras: o rei expulsa de suas terras a tia arrogante, que então jura se vingar. Seu ódio se torna a maldição que ameaça a vida de Rosa. Assim, a menina cresce presa entre os muros do castelo, cercada dos cuidados dos pais e de Flora, a tia bondosa e dedicada do rei que encarna a fada boa do conto original.

Mas quando todas as tentativas de proteger Rosa falham, é Elise, a dama de companhia e confidente da princesa, sua única chance de se manter viva. E é pelos olhos dessa narradora improvável que conhecemos todos os personagens, nos surpreendemos com o destino de cada um e descobrimos que, quando se guia pelo amor – a magia mais poderosa do mundo –, qualquer pessoa é capaz de criar o próprio final feliz.


**************

Um ponto de vista diferente do conto e fadas de A Bela Adormecida, ficou realmente inovador e podemos dizer verossímil, ainda mais contado pela visão de Elise, a dama de companhia. Onde vamos descobrindo por tudo que ela passou e sofreu, até contar essa história por completo. Afinal não foi nem um conto de fadas e as batalhas e doenças que se passaram na obra, são tristes e arrasadoras. 

O mal que a inveja desperta, não importa a época é incrível, por mais que Millicent seja uma personagem, sabemos que pessoas assim existem em qualquer tempo e a busca por poder sobe a cabeça de muitas pessoas, afinal todos temos nosso lado bom e nosso lado obscuro.

Achei a leitura densa em muitas partes, na minha visão isso prejudicou a leitura, mesmo tudo se encaixando e tendo um motivo, a maneira com a qual o enredo foi montado, tornou-se cansativo. Por isso dei somente três estrelas no skoob. Digamos que a tal maldição de Millicent, vinha as páginas a todo o momento e para quem está realizando a leitura, ficou desnecessário. Podem rir, mas muitas vezes eu quis entrar na história e sacudir a rainha, para ver se ela acordava, ela me estressou muito. 

Mas sim, a obra tem seu maneira ímpar de encantar, o amor que nasce entre diversos personagens e a hierarquia entre os empregados do rei, me fizeram pensar na nossa própria escala social. Os personagens que colocavam os desejos do rei, acima dos próprios, me recordaram o quanto as vezes nos sujeitamos em nosso próprio trabalho. O modo como Elise, chega a dama de companhia, me lembrou a batalha de tantos jovens que se tornam empresários. Até o ego de Marcus, um personagem que cativa durante a leitura, fez-me pensar que temos de ter humildade e convicção, para não retroceder na própria escala da vida, sempre pensar o que é o certo a fazer.

Um comentário :

  1. é um livro que quero ler em breve, eu gosto dessa proposta de recontos
    http://felicidadeemlivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Obrigado pelo comentário!!!
Se tiver um blog, deixe seu link para que eu possa visitar!!