quarta-feira, 22 de maio de 2013

Bosque de Cedros - Paulo Coelho


Minha Avaliação

Eu como apaixonada pelas leituras do autor não poderia deixar de lhes dizer o que concluí com a leitura desses contos muito bem escolhidos para a coletânea de contos - Bosque de Cedros. E aviso que as palavras que seguem, são a minha opinião sobre cada conto.

Em "Krishna e o garoto" vemos o quanto a fé é importante. E que o mais simplório presente pode ser tão valoroso se darmos de coração e a pessoa o aceitar como uma benção. Afinal se o ganhou é porque alguém  o admira por quem és, e recordou de você ao adquiri-lo para presenteá-lo. Por fim notamos que crer é um dom que só é visto se for olhado com o coração.

"Cinco diferentes atitudes" notamos que o desinteresse, a falta de atenção, o hábito e o não preocupar-se com o próximo pode atingir-nos em cheio se não tomarmos uma atitude, uma simples solução ou ajuda pode nos enriquecer em graus gigantescos.

No conto "O Vaso de Porcelana" nossos olhos são dimensionados a algo que todos em nosso interior sabemos, que quando há um problema em sua vida, seja ele fácil, difícil, belo ou que lhe dê conforto, tem de ser eliminado, para seguir adiante, há de se enfrentá-lo  de frente.

"Como atingir a imortalidade" depende de cada um de nós, mas no conto notamos que ele nos mostra que para chegarmos a ela, o que temos de fazer é acreditar no que fazemos e nas pessoas ao nosso redor, somente através de nossas atitudes e do nosso círculo de amizades que viveremos além da vida.

"A essência do perdão", choca diante da vingança ou da justiça, pois nos diz que perdoar algo que não tenha perdão é que é praticá-lo de verdade.

"Nhá Chica de Baependi" é uma história contada em fatos reais que aconteceram com o autor Paulo Coelho, palavras que nos revelam, que ele ser um escritor como é hoje, foi a fé e o destino, fé em sonhar em sê-lo e destino que o apresentou a todos nós que o lemos. Para que saibam Maktub é dedicado a Nhá Chica e esse conto revela o motivo.

"Uma moeda para descobrir Deus" são poucos palavras que nos dizem muito, e acabam por nos fazer pensar em tudo ao nosso redor.

"No meio dos inocentes" nos mostra que "a verdade nos libertará". Não irei falar mais do que isso, pois garanto que quem tiver a oportunidade de realizar a leitura concordará que somente essas palavras bastam.

"Alguém saberia a diferença" ensina que o bom exemplo e a verdade, formam um adulto e pessoas que sabem a diferença entre o certo e o errado.

"A mulher que pedia" nos ensina que gentileza gera gentileza, assim como a caridade gera caridade e como o carinho gera carinho. Boas ações geram boas ações, não esqueçamos disso.

"Estou aqui de passagem" é exatamente o quer dizer, nossa vida é momentânea, aproveite ao máximo e não queira somente obter bens materiais, afinal quando nos formos, eles não irão com a gente. Vivamos com o necessário e curtamos a vida ao máximo.

"Chove adiante" nos ensina que há coisas que somente o tempo pode resolver, o autor diz isso nas primeiras frases e complementa com uma curta história chinesa.

"A boa notícia" um golfista após ganhar um importante prêmio é lubridiado por uma golpista que diz que seu filho estava as portas da morte, ele fica feliz em saber que era mentira, afinal ele deu metade do prêmio ganho, de coração, agora se a pessoa mentiu foram duas coisas boas, a primeira ninguém iria morrer e a segunda o dinheiro não lhe faria falta. Quem sabe não acabaria ajudando alguém.

"A casa da flor" para mim mostrou, que devemos dar valor a tudo que é feito, por mais simplório que seja, pois nada é realizado por acaso, todos temos um motivo.

"Da Vinci procura Jesus e Judas", todos temos duas faces, cabe a nos escolher qual usaremos em nossa vida.

"Bosque de Cedros" que também é o título da obra me mostrou que tudo acontece por quem tem de acontecer, ou seja, é o destino.

"Eu só queria encontrar Deus" revelou para mim o que eu penso sobre as igrejas, pois eu acredito em Deus. Disciplina, eficiência e conforto não me farão acreditar mais ou menos nele. O que me fará acreditar cada dia mais, é a bondade na alma de cada pessoa, os sorrisos de felicidade e a alegria em espalhar o bem, para mim ele está em todas as pessoas que desejam senti-lo, para mim ele está onde eu estou. Por isso não frequento igrejas ou religiões, prefiro o ar puro e a minha força interior.

"A virtude que ofende" não torne as suas convicções uma ofensa aos que não pensam ou agem como você, saiba mantê-las sem ser rude com as pessoas ao seu redor.

"O monge e a prostituta" é o conto que quer nos mostrar que devemos cuidar do nosso próprio umbigo, antes de levantar um dedo contra qualquer pessoa. Ninguém conhece totalmente a vida de outra pessoa, não a julgue por motivo algum.

"Ensinando o cavalo a voar" saber sair de uma situação com inteligência é um dos melhores caminhos, pensem antes de falar e o que ocasionará o que disser. 

"Não precisamos mais de ti" é o conto que nos revelá que jamais devemos ser os donos da razão, perdoar é um ato de bondade e coração, para com o próximo.

"Christiano Oiticica e o sinal" ajudar quem precisa quando temos oportunidade, sempre vale a pena, pois quando menos esperamos o favor é recompensado.

"O caminho do tigre" se escolheu o caminho errado, volte atrás e siga o correto, nunca é tarde demais, se você se der conta disso.

"O homem mais rico da Babilônia" ter um fundo de reserva todo mês, pode enriquecê-lo no futuro, pense a frente e a oportunidade surgirá.

"Nasrudin sempre escolhe errado" com as próprias palavras do conto: "Não há nada de errado em se passar por tolo, se na verdade o que você está fazendo é inteligente."

"O projeto de reforma" quando estiver no fundo do posso, trabalhe e renove-se, pois nada está perdido enquanto ainda respiramos e temos forças para ficar de pé. 

"Nunca pensar na opção descartada" depois de tomada uma decisão siga adiante, não pense em outras opções que poderia ter escolhido, causo contrário, viverá no passado e deixará de seguir em frente.

"Joana D'Arc e o menino" há coisas que são indestrutíveis, por mais que muitos tentem destruir.

"A porta da lei" ninguém tem bola de cristal, fale o que deseja ou realize uma ação para conseguir. Ninguém adivinha pensamentos, não revelados.

"Vencendo o Everest" jamais desista, pois o ser humano evolui todos os dias e a cada instante. Saiba perseverar em suas metas. 


Se você leu a postagem por completo, deve discordar ou concordar com algumas das minhas opiniões, mas saiba que o/a admiro por chegar até aqui. Cada ação, gera uma reação. Leia a obra e me conte qual o impacto que ela, lhe causou. Obrigado pela visita.

Beijokas mágicas Elis!!!

Nenhum comentário :

Postar um comentário

Obrigado pelo comentário!!!
Se tiver um blog, deixe seu link para que eu possa visitar!!