sábado, 4 de agosto de 2012

Cartas para Julieta - Lise & Ceil Friedman



Minha Avaliação

O livro nos revela um fato que não é do conhecimento de todo mundo, em Verona a famosa Julieta de Shakespeare toma vida através de pessoas que a consideram um símbolo do amor. Centenas de pessoas vão até a cidade para visitar os pontos importantes por onde creem que Julieta e Romeu passaram. E até o local em que ela estaria enterrada. Mas conforme a pesquisa elabora por essas duas irmãs, fica claro que todas esses lugares são puramente simbólicos, eles existem nos dias de hoje, porque pessoas e turistas creem que Julieta realmente existiu e que o trágico amor se passou como é contado por Shakespeare.


Afinal crer em algo é ter fé e esperança. Então mesmo que esse casal jamais tenha existido, ele é real para diversos indivíduos. E o amor de Julieta e Romeu, que vive através de suas secretárias tem ajudado diversos apaixonados no mundo, já que chegam cartas de todos os cantos do planeta.


Gostei de conhecer a história por trás desse casal, porque mesmo que eu não vá a Verona visitar pessoalmente cada ponto, pude viver através das palavras de Lise e Ceil o que é estar lá e viver esses momentos.


Sei que há um filme baseado nas cartas enviadas a Julieta, espero em breve vê-lo para dar a minha impressão para todos vocês.


O livro contém imagens de lugares como as casas do casal, estátuas, fotos antigas, do túmulo e pinturas. Também é composto por cartas de pessoas que enviaram seus pensamentos, sentimentos e dúvidas a Verona, para que conseguissem uma resposta de como resolver um problema ou voto de felicidade a um amor que aconteceu. Admito que mesmo apreciando os relatos históricos feitos pelas autoras, as cartas com certeza encantarão o leitor. A pedidos dos mais simples aos mais complexos. As pessoas que escrevem tem uma faixa etária diversificada. E pelo que dizem cada uma das cartas é respondida a mão.


Já pensei em enviar uma carta para lá, mas fico agora pensando no enorme trabalho que eles tem para traduzir e responder uma a uma, que até me sinto receosa de lhes enviar, mas penso que se as cartas pararem de chegar a lenda ou mito dependendo de como cada um chama, pode se acabar.


Nos dias atuais há diversos livros inspirados em Julieta, então recomendo a leitura dessa obra, para as pessoas que apreciam a parte histórica desse casal clássico. E para mim há um ponto negativo no livro, nele há partes onde eles contam história independentes que se destaca do resto, e por esse motivo quando inseriram no livro notamos que elas acabaram cortando um relato das autoras ao meio, que somente continua duas páginas depois. Apesar desse pequeno problema a leitura é agradável.

Agradeço ao Grupo Pesamento pelo exemplar cedido do selo Seoman, e por me proporcionarem esse conhecimento sobre Verona e as cartas de Julieta.

Beijokas Elis!!!!

Nenhum comentário :

Postar um comentário

Obrigado pelo comentário!!!
Se tiver um blog, deixe seu link para que eu possa visitar!!