quarta-feira, 9 de setembro de 2015

#Blogs ou Booktubers? - Resultado da pesquisa

Oi Pessoal,

Hoje a Nathalia, apresenta a vocês o resultado de uma pesquisa que ela realizou e que é válida para todos. Pretendo adaptar minhas postagens, para o que gostei e espero conseguir. Nat, obrigada pelo desempenho e dicas.



Objetivo: O presente formulário tem como objetivo contabilizar a preferência dos leitores brasileiros entre as duas formas mais populares de divulgação literária e trazer melhorias para ambos os meios.


Queridos leitores acabo de ter uma das experiências mais incríveis no mundo dos blogs. Tive a oportunidade de dar voz aos leitores para, em primeiro lugar, trazer melhorias ao blog e, saber o que vocês pensam sobre esse mundo virtual. A dinâmica desse resultado vai ser bem simples. Apresentarei as perguntas e, logo abaixo de cada uma, a resposta.

Quero lembrar a todos que não tenho acesso a nenhum dado dos participantes e, me limito apenas mostrar os principais pontos levantados nas respostas e, em alguns casos, estabelecer alguns compromissos com o blog.


01.Você procura informações de livros por meio de blogs e/ou canais, literários?
( ) Sim
( ) Não


Dados coletados:
93% …………………. Sim
7% …………………… Não


02. Qual meio você recorre com maior frequência: blogas ou canais literários? Para ajudar na pesquisa, coloque alguns motivos para sua escolha.


Dados coletados:
67% ……………….. apenas blogs
13%……………….. apenas canais literários
10%……………….. recorrem com frequências equivalentes(ambos os meios)
10%……………….. não recorrem a nenhum meio


Principais motivos:


- Blogs-

► Pelas resenhas.
► Pelas resenhas críticas.
► Imagens, informação e design.
► Maior quantidade de opiniões de outras pessoas.
► Praticidade, já que dependendo do local, não é possível ter acesso a vídeos.


- Canais literários-

► Apresentam mais livros na moda.
► Facilidade.
► Trás informações adicionais sobre o autor e composição da obra.


03. A respeito das formas de disseminação de livros, qual meio é mais eficaz: posts em blogs, vídeos no YouTube ou outros?


Dados coletados:
47%……….. posts em blogs
47%……….. vídeos no YouTube
3%…………. ambos
2%………….. outros (páginas no Facebook)
1%………….. ambos




Comentários:
* Para propaganda para as massas, vídeos. Quem curte leitura para reflexão prefere resenhas escritas.

* Videos porque muitas vezes explica mais.

* Se o blog for bastante lido, acredito que seja melhor do que no youtube, porque dá a impressão de ser mais intimista e de ter informações mais bem detalhadas do que no YouTube.

* Ambos. especialmente se combinados. Acho que são voltados a públicos um pouco diferentes. Há quem prefira ler a resenha e há quem prefira assistir ao vídeo. Por isso acho que são complementos e funcionam melhor dessa forma.


04. Quais dicas você daria para a melhoria dos blogs e canais literários?


Comentários:

* Mais dicas de livros menos conhecidos e também livros em inglês.

Certo, vocês me pegaram, vou exercitar meu inglês trazendo alguns livros gringos para vocês. Quanto aos menos conhecidos, creio não ser um problema, já que tenho vários desses na minha lista.

* Seria mais legal se eles chamassem mais a atenção do pessoal para ler o livro que ficar contado a estoria e acabar com a vontade do restante de ler o livro.

* Videos menores, não costumo assistir videos muito longos sobre o tema.

* Falar da ideia central do livro, questionando e refletindo sobre a obra. Os canais normalmente comentam sobre a capa, sobre folha disso, folha daquilo e pouco fala da ideia do livro. (lembrando que ideia, não é sinopse)

Estou tentando desenvolver a capacidade de uma análise mais profunda nas minhas leituras (claro, quando elas proporcionam tal oportunidade).

* Mais informações sobre autores e dicas.

* Mais variedades.

* Fazer mais sorteios isso atrai o público.
Isso é mais complicado, para realizar um sorteio dependemos de parcerias ou livros que não queremos mais. No meu caso, que sou muito apegada aos meus xodós, dependo das editoras mesmo rsrsrs. Mas estou trabalhando nesse quesito.


* Mais qualidade e menos quantidade de posts.

* Gosto quando encontro (embora seja raro) nas resenhas, indicações de livros parecidos com aquele, autores do mesmo gênero.


Considerações finais:

Vou ser repetitiva: essas foram as opiniões dos participantes, apenas expus elas. Assim, o que foi prometido, foi prometido. Sei que somos uma minoria no mundo virtual mas, mesmo assim quero fazer o melhor. São poucos os blogs que continuam de pé, tendo atividades regulares (o que me deixa muito triste), mas não vejo motivos de desanimarmos. Por isso, pretendo fazer mais enquetes como essa, com o intuito de trazermos melhorias aos leitores.


Espero que tenham gostado ;)

2 comentários :

  1. oi flor,
    acho interessante pesquisar e ouvir o pessoal que consome o material gerado pelo blog
    felicidadeemlivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Nossa, achei isto muito bom. Também vou prestar mais atenção nestas coisas. Sempre que penso em fazer video me dá uma preguiçaaaaaaaaaa... Valeupelas dicas.

    Beijos,

    Greice Negrini

    Blogando Livros
    www.amigasemulheres.com

    ResponderExcluir

Obrigado pelo comentário!!!
Se tiver um blog, deixe seu link para que eu possa visitar!!