segunda-feira, 7 de setembro de 2015

#Persuasão – Jane Austen

Oi galera,
Hoje a Nathalia, colunista do blog trouxe a resenha do livro Persuasão, vamos conferir:

Adicione no Skoob

Título: Persuasão
Autor/a: Jane Austen
Editora: Martin Claret
Páginas: 162

Na minha mini biografia que sempre aparece ao término de uma resenha, menciono a autora Jane Austen como uma das minhas preferidas. Então, como vocês já devem estar imaginando, já li Persuasão, mas num passado remoto, estava com meus 13 ou 14 anos e não me lembrava (ou melhor, pensava que não lembrava) muito da história, porém, para minha surpresa, descobri que foram raros os pontos que havia perdido com o passar dos anos. E qual foi o meu espanto quando descobri que não, Orgulho e Preconceito não é meu livro preferido da autora (não desmerecendo a história que também aprecio muito), mas sim a presente obra. Ouso dizer que será muito difícil (para não dizer impossível) encontrar uma personagem com 100% de compatibilidade como eu e Anne Elliot.

A família Elliot é conhecida por sua grande arrogância e narcisismo. Sir Walter Elliot, o patriarca da casa, e um esbanjador, não mede recursos para mostrar seu poderio econômico e louvar sua beleza (ele possui tantos espelhos quanto às paredes de sua mansão aguentam)
“Quando lady Elliot estava viva, havia método, moderação e economia, o que o manteve dentro dos limites de suas rendas; mas com ela morrera toda essa sensatez, e a partir de então ele passou a estourar regularmente o orçamento.” (pág. 475)

Com todo esse desperdício os Elliot vão ser obrigados a baixar um pouco o padrão de vida e passar a ter um luxo modesto. Assim, eles deixam a tão respeitada propriedade de Kellynch Hall onde moravam e se mudam para Bath, passando a viver numa casa de campo, permitindo um bom conforto por um preço muito menor. Tal acontecimento é visto com amarga tristeza por Anne, a filha do meio de Sir Elliot. Ela amaria passar toda sua vida no lugar onde sua mãe esbanjava elegância e temperança. Tentando adiar sua ida ao novo lar, ela vai passar uma temporada (alguns meses) com sua irmã mais nova Mary, casada com Charles Musgrove e mãe de dois meninos bem imperativos.

Nesse passeio até Uppercros (lugar onde Mary mora), Anne reencontra seu antigo amor, antes um rapaz formoso mais sem grandes recursos financeiros, agora, além de mais belo ainda, é dono de uma fortuna significante até para os olhos dos Elliot. Mas, Anne sabia que, por dado ouvido a razão no passado e recusado o Capitão Wentworth como esposo, ele agora só alimentaria raiva e desprezo pela pessoa, da doce Anne Elliot.

O livro é pequeno então não vou me estender e quebrar toda a magia desse romance. Mas cabe aqui minha humilde opinião que faz jus ao “tamanho não é documento”. Embora com poucas páginas, a senhorita Austen consegue nos prender através das revoltas amorosas de Anne com o capitão Wentworth (e outros senhores, diga-se de passagem), além de que, como esperado, a autora cutuca alguns tabus da época.
“(...). Aquilo era um caso para mulheres, e seria completamente absurdo que ele, sem nenhum préstimo em casa, tivesse de permanecer trancado ali.” (pág. 502)

É isso queridos leitores, espero que tenham gostado e até a próxima!!!

Um comentário :

  1. oi flor,
    apesar de gostar da austen este eu ainda não li
    felicidadeemlivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Obrigado pelo comentário!!!
Se tiver um blog, deixe seu link para que eu possa visitar!!