quinta-feira, 3 de setembro de 2015

#Mentiras que Confortam - Randy Susan Meyers

Oi Galera,


Hoje a colunista Rudy do blog Alegria de Viver e Amar o que é bom!!!, traz mais uma resenha para nós, vamos conferir:

Adicione no Skoob

Avaliação da Rudy: 3,7 / 5,0

Título: Mentiras que Confortam
Autor/a: Randy Susan Meyers
Editora: Novo Conceito
Páginas: 368

Juliette é casada com Nathan, professor universitário e tem dois filhos. Acredita que seu casamento é feliz e faz de tudo para manter a família unida. Os filhos estão sempre em primeiro lugar. Nathan tem um caso extra conjugal com Tia e dele resulta uma gravidez indesejada. Tia é fraca e acredita não ser capaz de ser mãe e resolve colocar o bebê para uma adoção aberta.

Nathan ao saber da gravidez, pede a Tia que tire o bebê e desaparece da vida dela. Acaba contando para Juliette sobre sua traição e ela vê seu mundo ‘perfeitinho’ ruir, embora o perdoe e o aceite de volta. Caroline é casada com Peter que tem o sonho de ser pai e descobre que não pode realizar seu sonho. Resolve então adotar uma criança. Caroline fica revoltada, não se acha preparada para maternidade, acaba aceitando para tornar o marido feliz. Eles acabam sendo o casal escolhido por Tia e adotam Savannah. Que Tia insiste em chamar de Honor...

Cinco anos se passam e Caroline envia fotos de Savannah para Tia a cada novo aniversário. Tia enlouquecida por nunca ter esquecido de Nathan, toma a decisão de enviar as fotos para que Nathan conheça a filha deles. O envelope é interceptado por Juliette que fica arrasada em saber que a traição gerou frutos e sente-se novamente traída...
” Qual poderia ser o momento mais assustador em um casamento do que quando se pega o marido olhando para a mulher sem paixão? Quando ele revelava que não gostava tanto dela naquele momento? [...]” (pág. 147)

Já deu para sentirem o drama do enredo, né? Situações bem dolorosas e atitudes impensadas que tornam ainda mais dramáticos todo mote do livro. Apesar de gostar de drama, confesso que achei aqui excesso em determinadas atitudes e algumas nada haver. E por isso o livro não me conquistou por completo.

Como Tia tem uma criança e a dá em adoção e depois de 5 anos, quer a criança de volta? E ainda manda fotos para o ‘pai’ que nunca quis o bebê, aliás, nem sabia da existência dele? Como Juliette comete atos impensados para se aproximar de Savannah e Caroline e assim conhecer a criança e ainda querer ficar com ela? Como Caroline que não se dizia capaz de ser mãe, acaba aceitando a imposição do marido?


E o pior de tudo, Nathan apenas é um papel secundário, mesmo sendo o provocador de todas as situações que se passam no livro? Fiquei um tanto ‘entalada’ com várias situações e não aceitei de forma alguma e isso me deixou um tanto revoltada com um enredo tão bom de ser desenvolvido e se perdeu no caminho.

Gostei do final que ficou amarradinho, sem pontas soltas e até bem coerente. Apesar de todos meus questionamentos, consegui analisar de forma mais fria após concluir a leitura e reavalie minha análise, porque estava fazendo em cima dos meus sentimentos e não da ficção do livro, que bem poderia ser uma história real e cada pessoa reage de forma diferente em determinadas situações.

É um daqueles livros que gostar ou não, dependerá da forma como encaramos a vida e como foram nossas experiências. 

Cheirinhos da Rudy...

3 comentários :

  1. Eu até curto um drama mas ultimamente ando fugindo deles
    Um dia, quem sabe eu leio esse livro
    Beijos
    Balaio de Babados

    ResponderExcluir
  2. oi flor,
    eu gostei bastante da proposta, mas continuo não achando conforto na mentira
    felicidadeemlivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Oi Rudy, Elis, não li este ainda, e confesso não ter me interessado tanto assim pelo enredo. Que bom que o final ficou amarrado, e mesmo você não tendo gostado tanto assim do livro, conseguiu entender e aceitar os fatos.
    Bjs, Rose.

    ResponderExcluir

Obrigado pelo comentário!!!
Se tiver um blog, deixe seu link para que eu possa visitar!!