quinta-feira, 26 de dezembro de 2013

Jogos Vorazes - Suzanne Collins


Avaliação A Magia Real: 4/5

Confira as resenhas no Skoob

Confira as opiniões no Orelha de Livro

Título: Jogos Vorazes
Autor/a: Suzanne Collins
Editora: Rocco - Jovens Leitores
Páginas: 397

Depois do sucesso que foi o lançamento dessa trilogia lançada pela Rocco, dos dois primeiros filmes que tiveram uma grande bilheteria, eu enfim resolvi conferir o livro Jogos Vorazes da autora Suzanne Collins para saber o por que de tanto entusiasmo.

E constatei que realmente o filme não chega a altura desse primeiro volume. Resolvi assistir antes da leitura e todos os momentos em que fiquei viajando enquanto via o filme foram esclarecidos ao terminar a obra. Creio que o que faltou foi transmitir os pensamentos de Katniss. Quem leu o livro antes entendeu perfeitamente partes do filme que para mim não tiveram tanta importância. A autora soube nos prender a leitura com os conflitos entre o que era a realidade dos personagens e o que se transformou a vida deles, após serem escolhidos como tributos.

Notei que Gale na obra, não é tão importante como ele parece ser no filme, ele é como se fosse um irmão que apareceu para caçar e ajudar a alimentar a família, tanto é que não notei nada além de um sentimento de amizade durante a leitura. Já Peeta, me pareceu um verdadeiro romântico e no fim sabemos que ele sentiu tudo o que disse. Eu como leitora me aventurei mais na leitura que na telinha, acho que porque aqui, os personagens estão na minha mente e dou a eles os sentimentos e características que as palavras me passam.

Admirei Katniss por suas batalhas em busca da sobrevivência, por sua coragem e talento. No entanto mesmo sabendo que fez, o que fez para se manter viva e para pagar sua dívida com Peeta, que queiram ou não foi por esse motivo que ela agiu, eu desaprovo ela por iludi-lo. Não estou dizendo que não faria o mesmo numa situação dessa, mas creio que não seria fria a ponto de fazer tudo de caso pensado. E se tivesse feito manteria a farsa após a finalização do jogo. Para quem se importou tanto com Peeta ela foi bem cruel em se desligar dos sentimentos e voltar a ser a mesma Katniss que saiu do distrito. Quando digo a mesma quero dizer sem ter conhecimento dos sentimentos dele, porque é claro que depois de passarem por tudo que passaram eles jamais voltarão a ser os mesmos.

Posso concluir dizendo que quero ler a continuação mesmo já tendo visto o filme, pois sei que eles tiram muitos detalhes para fazer a produção da telinha. E que a autora tem uma maneira viciante de pegar seus leitores. Para mim Panem foi bem construída e desenvolvida.


Por último, mas não menos importante quero agradecer a minha amiga Kell do blog Leitura Kriativa pelo empréstimo do exemplar.

Beijokas Mágicas Elis!!!!

6 comentários :

  1. olá, tudo bem?
    tenho esses livros da trilogia, porém ainda não me animei a ler!
    http://felicidadeemlivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Então anime-se flor, pois esse primeiro é bom, então imagina os outros dois...boas leituras...bjus elis.

      Excluir
  2. Não tem jeito né? os livros sempre acabam sendo mais completos. Passar os pensamentos para as telas é mto complicado, se perde mto. Ainda vou me aventurar aos livros (e aos filmes também hahaha)
    Mas ótima resenha!
    Se gosta de contos eu postei uma proposta literária no blog, se quiser participar é mais que bem vinda!
    Bjus bjus!
    Pan
    Pan's Mind - Proposta Literária! - Aqui o roteiro é seu!

    ResponderExcluir
  3. Eu já vih os filmes igual a vc! Mas vou ler os livros também!
    Quero me aventurar! ahhaha
    Amo distopias e essa é consagrada neh!
    Amei a resenha!
    Ps:Resenha: A Ilha de Kansnubra e o Portal Perdido - Andrews Ulisses
    http://overdoselite.blogspot.com.br/2013/12/resenha-ilha-de-kansnubra-e-o-portal.html
    Passa lá e comenta e retribuo a visita!
    Beijos

    ResponderExcluir

Obrigado pelo comentário!!!
Se tiver um blog, deixe seu link para que eu possa visitar!!