quarta-feira, 6 de novembro de 2013

Vozes do Silêncio - Adriana Vargas

Resenhas no Skoob
Título: Vozes do Silêncio
Autor/a: Adriana Vargas
Editora: Modo Editora
Páginas: 370

Vozes do Silêncio me forneceu diversas emoções, fiquei em choque pela maneira como Fernandes batia nas filhas Analy e Vina, as vezes até em Adelita a esposa. Fiquei encantada pela personalidade sonhadora de Analy, uma paixão tão bela por alguém que ela nem conhece pessoalmente. Me surpreendi com o amor ou digamos possessão que Juan tem pela personagem principal. Até vontade de bater em Vina eu tive.Vidal o radialista que se formou jornalista e não pode exercer a profissão de medo do governo, mas que ao conhecer uma certa garota descobre o amor a primeira vista. Ou seria um amor por obra do destino? E temos Antonieta a avó das meninas que é a pessoa que qualquer neta amaria ter em sua vida.

Trecho especial, pois é assim mesmo que me sinto ao ler...me identifiquei:
"Por ser sonhadora, facilmente viajava dentro das palavras que ouvia, criando imagens das descrições em sua mente e se transportando para um mundo cheio de possibilidades." 
(pg. 28)

No decorrer da leitura vamos entrando na história e vivendo tantos os momentos de perigo e aflição, como os momentos felizes. Notamos que na época quem chefiava a família era o homem e a ele era dado o domínio total a ponto de ele escolher com quem as filhas iriam se casar e se iriam ter educação. O governo ditatorial não perdoava a luta pela liberdade de expressão, ocasionando diversos conflitos e até mortes. Viver com os personagens tantos sentimentos me transportou para o livro, enquanto não podia lê-lo por causa de fatos cotidianos eu pensava na história e nas partes chocantes e emocionantes, comentei com diversas pessoas sobre a leitura, já que não conseguia me desligar da história.

Não estou puxando saco, mas não sei da onde tinha a impressão que eu poderia não gostar da leitura, ainda bem que pude ter a maravilhosa oportunidade de ler e mudar totalmente a minha opinião, estou encantada e fascinada pela obra. Além de ter uma capa que chama a atenção a diagramação é belíssima com imagens entre os capítulos e adagas na numeração e separação dentro dos capítulos. A diagramação de forma única chama a atenção de qualquer leitor, ela salta aos olhos. Mesmo eu tendo encontrado um ou outro problema na diagramação e revisão do texto, saibam que eles não interferem muito na leitura, já que a história nos pega de uma maneira incrível, que é bem capaz de ter tido outros que eu nem notei. No entanto sei que para os leitores críticos esse seria um fato negativo. 

Por isso quero dizer que do meu ponto de vista analisando a criatividade, a emoção e a fascinação que a história me passou eu não posso negar, que desejo que ele toque os leitores como me tocou. Que sintamos raiva e paixão, tristeza e amor, medo e carinho, ira e admiração por uma leitura que meche com a nossa imaginação, que nos faz ir ao trabalho e mesmo assim continuar pensando sobre o que estamos lendo. A autora soube criar uma teia de fatos de onde o leitor não consegue sair, com diálogos fortes e determinados ela nos pega de jeito. Agora me sinto totalmente motivada a ler suas outras obras para me aventurar em suas palavras.

Mesmo sendo meu primeiro Adriana Vargas, já posso afirmar que virei sua fã.

Claro que separei alguns outros trechos para vocês, confiram:

"...lembrando da noite em que foi entregue a ela, por mãos que sonhava em voltar a tocar." (Prólogo - pg. 9)

"-Não faça isso vizinho, porque te mato! As filhas são minhas e eu educo como quero." (pg. 27)

"Cresceu com as figuras dos príncipes em seus sonhos ou o homem quase perfeito." (pg. 27)

"Deus nos deu apenas uma vida, para que possamos tomar conta dela." (pg. 90)

"- Outra hora, filha amada...Outra hora..." (pg. 92) [Sempre quis ter uma avó assim.]

"- Faria qualquer coisa por você. - disse ela, afastando-se um pouco para alcançar a visão dos olhos dele que se umedeceram." (pg. 155)

Me desculpem mas há leituras que meu método de avaliação fica somente nas minhas próprias palavras.

Beijokas Elis!!!!!

6 comentários :

  1. Elis,
    você sabe como gosto de conversar com os leitores, de trocar informações sobre a obra e personagens, e como isso é capaz de nos incentivar a continuar firmes e fortes para a próxima aventura que já nos chama. Adorei sua resenha e impressões, sentindo-me na humilde obrigação de mudar meu dia por causa de você.
    Beijos,
    Adriana Vargas

    ResponderExcluir
  2. como vc aponta Elis, a leitura se gera um unico sentimento não é completa, precisamos da mescla, da intensidade!
    http://felicidadeemlivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Adorei o livro da Adriana ... Também já li e me identifiquei bastante principalmente quando ela conta sobre o show dos The Beatles (minha banda predileta)...
    Adorei a resenha :D
    Beijinhosss
    T.P
    4 You Books

    ResponderExcluir
  4. Oie Elis
    Não conhecia o livro, nem a autora, mas curto muito histórias que nos tocam profundamente, e nos fazem mergulhar no drama dos personagens. Adorei os quotes que você selecionou, e essa capa é lindissima.
    Quero ler.
    bjos
    www.mybooklit.com

    ResponderExcluir
  5. Não conhecia o livro :X Mas realmente, a capa é muito cativante! Que bom que vi sua resenha, agora conheço um pouco mais sobre o livro, e me deixou bem interessada :D
    Valeu a dica

    Beijo

    ResponderExcluir
  6. Oi Elis você acredita que eu ganhei um box com todos os livros dela autografados?! Maravilha né, não vejo a hora de começar a ler e este é um dos que mais quero ler.
    Bjs, Rose

    ResponderExcluir

Obrigado pelo comentário!!!
Se tiver um blog, deixe seu link para que eu possa visitar!!