domingo, 27 de maio de 2012

A Abadia de Northanger - Jane Austen


Minha Avaliação
Esse livro foi criticado de muitas maneiras por seus leitores, uns falaram bem outros não. Mas não sei, se devido a fazer meses que não leio nada da autora, a leitura me pegou de uma maneira que o li rapidamente.

Aqui encontramos uma jovem de 17 anos chamada Catherine, ela foi convidada pelo casal Sr. e Sra. Allen, a passar uns tempos em Bath, uma cidade movimentada onde a jovem conheceria muitas pessoas. Entre elas a sua amiga Isabella da família Thorpe, a qual se apegaria de uma forma que se tornariam quase irmãs. Mas um rapaz que viu antes de a conhecê-la não sairá de sua mente, e a expectativa de tornar a vê-lo será um dos pontos marcantes do livro. Sua descoberta sobre quem são realmente os Thorpes abalará um pouco nossa personagem, mas os Tilney que moram na Abadia de Northanger,mostrarão sua amizade no momento importante, até o desfecho do romance, onde fiquei sem fala diante de tal constatação.
Aqui vemos como um rapaz gavola (minha mãe que vivia dizendo essa palavra, significa uma pessoa que gosta de se gabar, se vangloriar), e um ambicioso podem passar por cima das pessoas e magoá-las sem culpa.

Ha sinceramente, eu queria contar o livro todo. Mas não posso realizar esse feito, então quero somente interá-los que alguns personagens farão com que queiram entrar no livro e esganá-los, em outros momentos quererão dar uma boa sacudida na personagem principal, ficarão loucos com as injustiças cometidas e a inocência de Catherine.

A leitura não tem nada de anormal, é como a vida era naquela época. Cada um atrás de seu próprio interesse, injustiças com as pessoas de bom coração, fazer coisas contra sua vontade por etiqueta, aguentar pessoas desagradáveis por motivos da boa educação, regras e opiniões que hoje em dia nos parece loucura ter sido assim. E ser tratados pelo sobrenome me parece sempre nobre, que creio ser esse o motivo de apreciá-los tanto. Como boa moça do século XXI, me irritei muito com Catherine ter de perguntar e receber autorização para tudo, não poder mandar alguém se catar por não gostar da pessoa ou simplesmente virar as costas para uma pessoa intransigente. Confesso que apesar de achar lindo os lugares e o modo como as pessoas eram tratadas, eu não sobreviveria se eu voltasse numa viagem através do tempo ao passado. Seria um grande pesadelo, por mais que o mocinho seja tudo de bom, viver conforme aquelas regras não é para mim.
Um ponto que gostei muito foi ver como a leitura era valorizada e importante, hoje parece que mesmo que haja muitos leitores, ela não é tão valorizada como nessa história. E o que desgostei foi eles valorizarem demais a beleza de cada um.

Quotes:
"Parecer quase bonita era conquista mais prazenteira para uma menina que fora feia durante os quinze primeiros anos da vida do que a que uma beleza de berço poderia jamais fazer." (pg. 13)

"A amizade é decerto o melhor bálsamo contra as dores da decepção amorosa." (pg. 33)

"Gostaria de passar a vida inteira lendo." (pg. 42)
[Eu também gostaria...acho que essa frase irá marcar muitos leitores viciados...\o/]

A autora nos conta sua história de maneira diferente, algumas vezes notamos a própria contando sobre como os personagens se sentem ou o motivo de algo ter acontecido e em outros os próprios personagens tem seus pensamentos e conversas em primeira pessoa. Isso de repente seja o motivo de muitas pessoas não gostarem desse livro, pois isso nos deixa um pouco perdidos nas cenas, mas não é nada que não possamos passar e apreciar. Após certa parte do livro me viciei tanto em suas páginas que o li até as três horas da manhã e então o finalizei no dia de hoje. Não me arrependo em nenhum momento da leitura e a recomendo com certeza, quem a ler após um de seus grandes sucessos pode até acreditar que ele não é bom o bastante, mas se esse fosse meu primeiro Austen com certeza viraria fã da autora, como já sou desde Orgulho e Preconceito.

Agradeço a editora parceira Martin Claret pela maravilhosa oportunidade de conhecer esse clássico.

***********************************

E claro que não deixaria vocês leitores só na vontade de poder ler esse livro, aqui vem a promoção.....\o/.....Quem quiser participar deve:

1. Seguir o Blog A Magia Real e curtir a editora AQUI;

2. Deixa NOME e E-MAIL nos comentários;

3. Ter endereço de entrega em território brasileiro;

Informações:
* Perfis com mesmo IP serão desconsiderados;
* Sorteio começa hoje 27/05 e termina em 29/06, às 18 horas;
* Será realizada uma lista a partir dos comentários válidos e o sorteio será realizado pelo Random.org;
*Me reservo o direito de enviar o prêmio em até 30 dias.

Boa Sorte a todos que participarem......Beijokas Elis!!!

Nenhum comentário :

Postar um comentário

Obrigado pelo comentário!!!
Se tiver um blog, deixe seu link para que eu possa visitar!!