quarta-feira, 23 de março de 2011

A Senhora Da Magia - Marion Zimmer Bradley


No começo eu pensei que ia abandonar o livro, ou demorar para le-lo, não sei porque o assunto não me chamava a atenção. Então li uma resenha, e pensei é melhor eu engrenar a leitura pois, parece que vou mudar de opinião. Até comentaram por ai que essa série seria uma daquelas, que vale a pena reler, achei que as pessoas estavam ficando loucas, mas agora concordo plenamente.
Depois que se aprecia a leitura e se entende a história as páginas voam, e admito que tive sentimentos diversos em relação aos personagens.

Igraine - Senti admiração por sua personalidade no começo, depois pena pelo que é obrigada a fazer, pelas injustiças e maltratos que sofreu. Irritação por coisas que fez, alegria pela sua felicidade e decepção pelo rumo de sua vida e pensamentos após seu segundo casamento.

Gorlois - Admiração por deixar Igraine criar sua filha e raiva pelo modo que a tratou depois que ela foi apresentada ao rei.

Merlim - Até certa admiração pelo posto que ocupa e pela luta por seu povo, sabendo ser diplomatico.

Uther - Admiração por sua coragem em conseguir o que quer e chorar por seu rei. Irritação por não aceitar Morgana como sua filha, tento a ideia de mandá-la para um convento ou casá-la, sendo que ela tem o dom da visão. E respeito por ter ido lutar ao lado de seus soldados. E claro que fiquei feliz de ele mostrar a Igraine que o amor é belo.

Morgause - Pena de uma jovem com ambição, que se torna uma mulher muito ambiciosa e sem carater, mesmo que no fim parecer ter um certo grau de carinho e compaixão por Morgana.

Morgana - Encantamento por uma criança doce que depois que nasce o meio-irmão é deixada de lado, admiração na adolescencia por se conformar com seu lugar na família. Ela é levada a Avalon depois de Uther ser sensato e concordar que ela parta para ser criada conforme os princípios da Deusa e orgulho pela mulher que se tornou. No fim tristeza pelo que a Viviane fez a sua vida.

Arthur(Gwydion) - Admiração pelo rapaz que se tornou e orgulho pelo seu carater. Tristeza por ser apaixonado por uma mulher que não deveria estar.

Viviane - Irritação por tudo o que fez aos personagens do livro, o modo como manipulou a todos, pena por pensar que pode realmente amar alguém, pra mim ela não sabe o que é esse sentimento.

A história nos conta sobre as magias de avalon, a luta pelo trono após a morte do rei, as artimanhas para que A Senhora do Lago consiga o que quer, a vida antes de o Rei Arthur ter a coroa.
O livro é cheio de altos e baixos, mudanças radicais em alguns personagens, rivalidade entre a igreja e os misterios da Deusa.
Nos retrata a vida em Avalon, como as pessoas são criadas em tal lugar e pelo que tem de passar. E nos apresenta alguns personagens secundários que de repente venham a ser mais importantes nos próximos volumes como por exemplo: Lancelote(Galahad), filho de Viviane e Gawaine filho de Morgause.

Decidi realizar a resenha dessa forma para não falar de muitos detalhes do livro.

Recomendo...nota 10!!!!!

P.S: Informo que adicionei esse comentário devido a comentários de leitores: nesse primeiro volume a Guinevere não aparece na história, mas na resenha do próximo volume prometo que comentarei sobre ela....rsrs...e não se preocupem que sei que esquecemos as vezes de em que livro o personagem aparece quando lemos uma série.

Beijoaks elis!!!!

17 comentários :

  1. Adorei a resenha ;*
    Faz um tempo que penso em comprar esse livro, porém não o comprei ainda porque pensei que o assunto em si não iria me prender. Mas sua resenha me animou, mas um livro para minha lista 'Haha

    Beijos&beijos
    Book is life

    ResponderExcluir
  2. Essa estória é clássica e trata de um assunto muito caro às mulheres: o resgate do sagrado feminino. O filme, com a Anjelica Houston, tb é bem bacana!
    Bjinhos

    ResponderExcluir
  3. Elis,

    Confesso que este foi um dos livros que acabei desistindo da leitura. Por mais que tentasse ela não fluía, e optei por deixar de lado. E olha que queria muio ler a série. É uma pena, quem sabe um dia tente novamente.

    Ah, encontrei outro vídeo e atualizei o post lá no blog.

    Abraços.

    ResponderExcluir
  4. Parabéns pela resenha Elisandra! Já li a saga As Brumas de Avalon e amei! Beijos!

    ResponderExcluir
  5. So esqueci de te dar o endereço
    Http://alinedal.wordpress.com

    ResponderExcluir
  6. olaa!! Tudo bem? Acabei hoje de ler o segundo livro dessa coleção, mas senti a mesma sensação que vc (isso no primeiro e no segundo) que parecia que eu iria desistir. Tanto que comecei a ler uma vez, desisti e muito tempo depois que recomecei a ler.
    Gostei!!!
    Entra no meu blog tb!!!
    Bjos

    ResponderExcluir
  7. Adorei a forma diferente como fez essa resenha, na minha opinião só faltou uma coisinha...falar sobre a Gwynevere (nem lembro se é assim q se escreve....rsrsr)mas eu a detestei do início ao fim. A forma com que ela manipulava Arthur usando a religião...eu queria esganar ela.....rsrsrsrsr
    Mas adorei e como vc...depois do início meio confuso, vc não consegue mais largar o livro.
    Beijos

    ResponderExcluir
  8. Oi Elis!

    Eu adoro esse livro. O primeiro é meio chatinho mesmo, mas depois melhora. Concordo também com o comentário acima, que Guinevere (eu não consigo escrever na grafia bretã, como no livro) é, para mim, a verdadeira vilã. Detesto seu fanatismo e sua hipocrisia. Já Morgana é uma das minhas personagens preferidas de todos os tempos (e você sabe que eu leio muito:D). Adorei a resenha.

    Beijos!

    Fernanda

    ResponderExcluir
  9. Taí uma série que parece ser ótima...mas que tá encostada ali há anos. =/
    Os livros são curtos, acho que vou aproveitar pra ler assim que der. Todo mundo fala bem e é o estilo de livro que eu gosto. =)

    ResponderExcluir
  10. Eu amo a série já li duas vezes cada livro, e ainda quero comprar pra ter, simplesmente amo os celtas!

    ResponderExcluir
  11. Mais uma resenha nota 10 sobre As Brumas de Avalon!!!! Sucesso no DL!!! Boa escolha. Beijos

    ResponderExcluir
  12. Ainda bem que você confiou e seguiu na leitura, pois só assim pode fazer uma bela resenha e me fazer ter saudade de todos os personagens. Vou aguardar a resenha dos outros. Bju

    ResponderExcluir
  13. sem duvida o inicio do livro 1 é dificil de se prosseguir, mas no fim vale cada pagina...

    li a serie 2x ja. comprei o box (ainda falta ler o box), sou apaixonado pelo universo dessa história...

    é uma unica e inspiradora do universo do rei arthur... pena q o filme (apesar de bom) não chegue no mesmo nivel - claro que isso se dever pelas opções de filmagem que eles escolheram...

    otimo post

    ResponderExcluir
  14. A série está sem bem cotada no DL. No mais, fico feliz que aproximação com a obra tenha obtido um resultado positivo. Valeu!

    Beijocas

    ResponderExcluir
  15. Esse livro é ótimo, e talvez o melhor da série - li também o segundo, até então, e não achei tão bem elaborado narrativa e esteticamente quanto o primeiro. De fato, Viviane e Morgana são personagens bem controversas, mas a primeira não é tão manipuladora e fria quanto se pensa (continue a série e verá), e a segunda ainda vai sofrer bastante devido a sentimentos extremamente conflitantes - incluindo a tensão entre o senso de dever sacerdotal e o amor, o que crê como seu destino incontornável e a tentativa de negação do mesmo - que lhe espicaçarão emocional e moralmente. Morgana também desenvolverá determinadas características em virtude (em boa parte por tal causa, embora também haja os fatores personalidade forte e indomável, e o sangue/família) da sua convivência com Viviane em Avalon, deixando-lhe um pouco parecida com esta, semelhança psicológica contra a qual também luta, jogando com alguns personagens e simultaneamente lutando contra impulsos de tal ordem e por vezes até se envergonhando; uma personagem deveras complexa, intrigante e instigante.

    Escrevi um pouco a respeito da série:
    http://jorge-leberg.livejournal.com/tag/marion%20zimmer%20bradley

    Em breve postarei um dos textos que consegui salvar do extinto Post Cultural (este e outros no meu GDocs), sobre As Brumas de Avalon e a condição feminina, em um dos meus blogs. Te aviso.

    ResponderExcluir
  16. Oi, Elis!

    Tenho essa série em casa e ainda não li. Que vergonha, né!

    Mas quando começar a ler, se acaso eu não gostar vou lembrar da sua resenha e insistir na leitura!

    um beijoo

    ResponderExcluir
  17. Gostei como você resenhou o livro. A cada personagem entregando um pouquinho da história. Vou confessar que sou apaixonada por essa série.Li pela primeira vez quando tinha 18 anos (ninguem precisa saber a quanto tempo! rsrs). Numa época em que não estava na moda séries e personagens fantásticos. Reli recentemente, mais madura, e continuo apaixonada pela história de defesa do reino,magia, heroismo, damas que assumem seu papel seja secundário ou principal.
    Espero que sua opinião a respeito de Viviane mude. Para mim ela é uma heroina de um mundo destinado ao esquecimento.

    Bjks
    http://seliga-cris.blogspot.com/

    ResponderExcluir

Obrigado pelo comentário!!!
Se tiver um blog, deixe seu link para que eu possa visitar!!