sábado, 19 de dezembro de 2015

#Um Estudo em Vermelho – Sir Arthur Conan Doyle

Oi Pessoal,

Anda tudo meio corrido, mas não vamos deixar vocês sem análises, hoje a colunista Nathalia que vai dar sua contribuição, confiram:


                
Adicione no Skoob

Título: Um Estudo em Vermelho (Volume 1)
Autor/a: Sir Arthur Conan Doyle
Editora: Nova Fronteira
Páginas: 133
Total de Páginas 1º volume: 512


Sherlock é, sem dúvida, o meu personagem preferido de todos os tempos e suas aventuras serão sempre relidas. Todo esse amor se deve ao fato dele ser responsável por me apresentar ao mundo da leitura. Sim caro leitores, foi através de Doyle que comecei a ler meus primeiros livros depois de escolher uma história de Sherlock em uma prateleira de livraria.

Mesmo me sentindo íntima do sr. Holmes e seu fiel escudeiro Dr. JohnWatson, confesso que falar da capacidade desses dois em cena é muito difícil para mim. Suas personalidades são profundas e complexas, mas vou tentar rsrsr.

“- Pois então, estude-o – disse Stamford ao despedir-se. - Imagino que Holmes seja um problema intrincado. Aposto como ele descobrirá mais coisas a seu respeito do que você conseguirá descobrir a respeito dele. Até breve, Watson.” (Pág. 18)

Em seu romance de estreia, Watson, recém recuperado da Guerra do Vietnã, procura um apartamento para dividir as despesas com alguém com hábitos constantes. Sherlock, não se sabe por quê, procura alguém para dividir um apartamento aconchegante na Baker street, 221 B.

Em seu primeiro encontro Holmes já consegue desvendar o passado de John (com sutileza e delicadeza a lá Sherlock). Algumas páginas do livro retrataram o convívio até que harmônico entre dois novos amigos, até o dia em que Watson descobre a misteriosa ocupação de seu colega. Depois de observar pessoas entrando e saindo de sua casa, seu amigo que some por dias e reaparece ficando semanas a fio sem sair de sua poltrona, enfim, ele fica bastante intrigado. Até que um dia, no seu dejejum ao lado do detetive, ele começa a ler um artigo a respeito da arte da dedução. O autor defendia a ideia de que, com uma capacidade de observação aguçado e conhecimentos de várias áreas da ciência conhecidos, era possível resolver um mistério (crime) sem sair de sua casa (ele desdenhava o papel dos detetives da Scotland Yard). Não tendo autoria, o doutor começa a debater a veracidade desse artigo com Holmes a ponto de descobrir que seu amigo não é só um detetive comum, mas um consultor da polícia, ou seja, quando as pessoas da Yard estavam em apuros, era a ele que iam recorrer.

Assim, John passa a se envolver ativamente na “vida profissional” de Sherlock e através disso, tem seus fantasmas da guerra exorcizados.

“- Por enquanto, ainda não dispomos de dados – ele respondeu. - É um erro capital formular teorias antes de contarmos om todos os indícios. Pode prejudicar o raciocínio.” (Pág. 32)

Nessa rotina, os dois amigos serão apresentados a um crime muito incomum, fazendo com que o detetive tenha que colocar várias de suas teorias a prova e que Watson descubra as artes da dedução.

Entramos no enredo propriamente dito, mas não vou entrar nessa parte (para não acabar com a magia do livro). Vou ressaltar aqui que no meio da narrativa o foco sai da Baker street e vai para a expansão para o oeste nos EUA. É uma mudança bem abrupta, por isso estou avisando caso você nunca tenha lido. A impressão vai ser de que a editora errou e publicou um livro dentro de outro, mas ao final saberemos como tudo isso vai se encaixar.

“Por mais que se agucem os ouvidos, não há o menor rumor no deserto majestoso; nada, a não ser silêncio, o silêncio mais profundo e opressivo.” (Pág. 76)

O que falar dessa edição acima? É um luxo, maravilhosa e que todo sherlockiano deveria ter na estante.

“Um tolo sempre encontra alguém mais tolo para admirá-lo.” (Pág. 55)

Espero que tenham gostado e guardem por mais resenhar de Sherlock, essa experiência de poder reencontrá-lo está sendo maravilhosa… Até a próxima ;)


2 comentários :

  1. oi flor, eu não gosto muito de livros com essa proposta, apesar de Sherlock ser um dos investigadores mais famosos da literatura
    http://felicidadeemlivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Oi, Nathalia!
    Eu tenho um livro com várias histórias do Sherlock Holmes, mas nunca terminei.
    Adorei sua resenha!
    Beijos
    Balaio de Babados | Participe da promoção Natal do Babado

    ResponderExcluir

Obrigado pelo comentário!!!
Se tiver um blog, deixe seu link para que eu possa visitar!!