quinta-feira, 17 de dezembro de 2015

#Línguas de Fogo - Karen Soarele (vol. 1)

Olá Leitores,

Hoje temos a resenha da colunista Rudy, do blog Alegria de Viver e Amar o que é Bom!, venha conferir:

Adicione no Skoob
Avaliação da Rudy: 5,0 / 5,0

Título: Línguas de Fogo
Autor/a: Karen Soarele
Editora: Cubo Mágico
Páginas: 215

Aisling tem apenas 13 anos e mora no Vilarejo de Sollace com sua avó. Um lugar dos mais tranqüilos de Vulcannus, um dos 5 reinos da Myríade e também o mais próspero.

Dharon é alguns anos mais velho que Aisling, foram criados juntos, embora Dharon não tenha família. É orientado por seu mestre para ser o protetor do vilarejo, é forte, destemido e não se amedronta.

Até que uma Salamandra invade o vilarejo e Dharon tenta salvar seus moradores. É atacado pela imensa fera e ferido com seu veneno mortal. Aisling fica desolada ao lado dele, porém sua avó mostra um poder até então escondido de todos e orienta sua neta a levar Dharon para Hynneldor, localidade onde encontrará a cura.

Myríade é composta de 5 reinos: Vulcannus, Hynneldor, Datillion, Kantheria e Tapísia. Cada reino comanda um elemento. Vulcannus comanda o fogo e Hynneldor o ar, ambos estão em guerra, portanto a missão de Aisling e levar Dharon para cura é bem complicada, passam por grandes dificuldades para atingirem seu objetivo, é uma aventura carregada de mistério, perigo, provações, desafios e muita, muita amizade.

” [...] Seja apenas livre como um homem. Como todo homem deve ser! Livre não só para ir e vir, mas também para agir e pensar por si só. Livre para decidir qual é o caminho certo.” (pág. 30)

Quem acompanha o blog (Alegria de Viver e Amar o que é bom!) sabe o tanto de dificuldade que tenho em fazer resenha quando o livro é bom demais, porém tentarei.

O principal em todo enredo de fantasia que envolve o livro, além de toda aventura e perigos enfrentados, é o sentimento de lealdade e amizade que permeia todo enredo. Aquela amizade incondicional onde dispomos de nossa própria vontade, desejo e vida, para poder salvar um amigo. Fiquei encantada com essa singeleza que já não encontramos mais.

As personagens são bem construídas, todos tem personalidade forte e uma força de vontade muito superior para atingirem seus objetivos, inclusive as personagens secundárias.

O mundo fictício construído para levar todos os cinco livros da série, é algo sólido. Aqui conhecemos apenas dois reinos, bem descritos e nos dão a real dimensão da criatividade da autora.

Apenas duas coisas me intrigaram um pouco, o que não desmerece a escrita: primeiro Aisling ter apenas 13 anos e tomar muitas atitudes como adulta, e, em determinadas passagens, ser bem ingênua e infantil, como sua própria idade. O que mostra também todo amadurecimento durante a história e a faz capaz de aceitar o descobrimento de vários mistérios no decorrer do livro.

E o fato de Dharon, mesmo estando envenenado, conseguir sobreviver há vários meses de jornada, mesmo com fragilidade em determinados momentos. Ele suportou tudo, talvez por obstinação ou por não querer deixar Aisling, não sei. 

“-Por mais que eu queira, não consigo mudar meu desejo – ela disse, por fim, e se virou para a sacerdotisa. – Eu vim até aqui por um motivo! Até poderia pedir outra coisa, mas isso seria trair o Dharon, e seria trair a mim mesma! Tudo o que eu mais quero é ver meu amigo bem.”(pág. 174)

Gostei demais em embarcar nessa aventura, carregada de magia, mistérios, amizade e lealdade.

Fico aqui no aguardo do próximo livro e recomendo para todos que gostam de uma fantasia bem escrita, bem criativa, e mesmo sendo infanto juvenil, nos propicia uma grande lição de amizade e um prazer imenso em saber que temos ótimos autores nacionais trazendo enredos cada vez mais instigantes e criativos.

4 comentários :

  1. Oi Rudy
    Curti muito a premissa do livro, fiquei com vontade de ler depois de tantos elogios.
    Amo essa capa.

    Beijos
    http://diariodeincentivoaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. li algumas resenhas a respeito, confesso que não me desperta curiosidade
    http://felicidadeemlivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Oi, Rudy!
    Amei sua resenha. Acho a capa do livro super fofa, mas não sei se leria por agora...
    Beijos
    Balaio de Babados | Participe da promoção Natal do Babado

    ResponderExcluir
  4. Oi Rudy, Elis, li o livro por conta do BT que a autora fez e adorei ter a possibilidade de conhecer esta obra rica e muito interessante.
    Bjs, Rose.

    ResponderExcluir

Obrigado pelo comentário!!!
Se tiver um blog, deixe seu link para que eu possa visitar!!