terça-feira, 7 de março de 2017

A Fila - Ana Esterque

Adicione no Skoob

Título: A Fila
Autor/a: Ana Esterque
Editora: Chiado
Páginas: 88

Sinopse: O livro A Fila é composto por 10 narrativas, permeadas por temas polêmicos – como incesto e violência contra a mulher. Além disso, as histórias levam o leitor a uma reflexão sobre o vazio e a delicadeza da alma.

**************

Conheci a autora através de uma entrevista que ela deu no canal da Thaisa Lima, conheçam a mesma AQUI. Então quando comecei a leitura já sabia quem era Marcel J. Portoluna, e realmente ele surpreende, pois não se pode dizer o quão irreal e bom escritor ele o é.

Conforme vamos avançando as páginas, percebemos o quão inteligente é a autora, que sabe nos guiar e prender em suas palavras. A fila, conto que abre a obra, é tocante e triste. Uma garota que aguarda a própria mãe retornar. Ficamos pensando em tudo que pode ter ocorrido e deduzindo o real final dessa menina.

Uma taça de vinho tinto, nos faz pensar sobre nossa vida e claro o belíssimo amor, até quando as lembranças nos acompanharão e o que será certo e errado. Os mistérios e segredos que podemos fazer atravessar décadas. Algo que pode estar na vida de qualquer um.

O matador, me deixou um pouco chocada e em dúvida...magina se eu não ia levantar uma dúvida. Convivi com pessoas que fazem o mesmo processo, afinal matar para comer, faz parte da cadeia alimentar e logo alguém tem de fazê-lo. Fiquei pensando nos processos e se não faltou algo, que para mim marcou quando me contaram como funciona. Então vou pesquisar...e contar pra vocês. Já que eu, imagino tudo como um belo filme e por isso parece que foi cortado algo.

Receita é um conto curto, que fala do cotidiano. Agora boa noite, Isabella, além de ser triste, nós faz pensar se as garotas de hoje em dia estão tão inocentes assim, porque desde que me entendo por gente aprendi a me cuidar, ainda mais em saídas e baladas. Se as moças estão tão puras, realmente temos de ensiná-las que todo cuidado é pouco. Até porque ninguém merece passar por uma situação assim, violação é crime e deve ser punido.

Professor, é um conto que também achei cotidiano, em vista de tudo que acontece no mundo. Mas não é menos importante, afinal a vida está aqui para ser vivida e observada. Os estrategistas, é um conto que todo escritor deve treinar, porque é como ver um autor, criando sua obra. Você não acha que ainda é cedo?, é o movimentar de um prédio, que tem uma sacada para lá de interessante.

Amor delicado, consigo comparar aos meus pensamentos sobre minha cachorrinha, apesar de ser um coelho no conto, creio que se eles chegam a pensar, é bem assim que acontece. Para eles uma visão totalmente diferente da nossa, que se conseguíssemos ouvir aprenderíamos muito. O cometa finaliza a obra, de uma maneira calma, saudosa e correta. Espero que todos nós cheguemos até a velhice com lembranças boas o bastante para nos fazer sorrir ou pensar em tudo que já vivemos.

Ana Esterque pode não escrever com sentimento, mas sua técnica nos emociona e prende de uma maneira, que seria um prazer ler outros contos dela. Um prazer conhecer, mais uma autora nacional que veio para fazer a diferença.

Beijos e boas leituras...

Um comentário :

  1. pelos tópicos abordados nos enredos serem atuais e tão reflexivos gostaria de espiar mais a fundo
    http://felicidadeemlivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Obrigado pelo comentário!!!
Se tiver um blog, deixe seu link para que eu possa visitar!!