quinta-feira, 4 de fevereiro de 2016

#O Vilarejo - Raphael Montes

Olá Leitores,

Hoje temos uma análise da colunista Rudy, do blog Alegria de Viver e Amar o que é bom!!!, de uma obra que também estou curiosa para ler, vamos conferir:

Adicione no Skoob
Avaliação da Rudy: 5,0 / 5,0

Título: O Vilarejo
Autor/a: Raphael Montes
Editora: Suma de Letras
Páginas: 96

"Em 1589, o padre e demonologista Peter Binsfeld fez a ligação de cada um dos pecados capitais a um demônio, supostamente responsável por invocar o mal nas pessoas. É a partir daí que Raphael Montes cria sete histórias situadas em um vilarejo isolado, apresentando a lenta degradação dos moradores do lugar, e pouco a pouco o próprio vilarejo vai sendo dizimado, maculado pela neve e pela fome."

O autor é procurado por um dono de sebo que diz ter uns cadernos escritos em língua estrangeira. Os cadernos foram escritos por Elfrida Pimminstoffer e havia morrido há alguns meses com 102 anos.

Os cadernos eram escritos em Cimério, uma língua extinta. Um único estudioso da língua, Uzzi-Tuzii, negou-se a traduzir os cadernos e aconselhou que ele os ‘descartasse’; por sua insistência, Uzzi fornece um dicionário de cimério e o próprio autor se embrenha na jornada de traduzir os escritos.

Todos os contos se passam em um Vilarejo. São ligados aos Sete Pecados Capitais e cada um relacionado a um demônio:
1-) GULA – BELZEBU
2-) INVEJA – LEVIATHAN
3-) SOBERBA – LÚCIFER
4-) LUXÚRIA – ASMODEUS
5-) PREGUIÇA – BELPHEGOR
6-) GANÂNCIA – MAMMON
7-) IRA – SATAN
Os contos são apavorantes principalmente porque são ‘reais’...

” Com a ajuda de outros homens, amordaça o monstro. Cessa o grito ensurdecedor, que, anos depois, ainda reverberaria nas pessoas do vilarejo. Envolvem a cabeça do negro com um saco de batatas, escondendo das crianças as feições disformes. O corpo musculoso e descamisado treme no vento frio.” (pág. 33)

O que falar de um escritor tão jovem e tão inteligente? Sim, porque traduzir um livro com o auxílio de um dicionário de uma língua extinta, mostra a capacidade e a inteligência que o autor tem.

O livro é uma coletânea de contos que podem ser lidos em qualquer ordem, já que no final, tudo gira em torno do Vilarejo minúsculo, onde todos se conhecem e tem algum tipo de relacionamento, embora segredos sejam guardados.

Não comentarei conto por conto porque esse é um daqueles livros que tem de ser lidos para que possamos ter as sensações e entendimento do que eles representam. Apesar de poucas páginas, o conteúdo é profundamente intrigante e aterrador.

O que posso dizer então é que os contos são uma forma de ‘realidade’ que poderia acontecer perto de nós. Sim, porque tudo acontece devido a situações adversas e sob a influência da maldade que trazemos em nossos corações.

A mim ficou a impressão que devemos analisar nossos pensamentos e atitudes antes de julgarmos o comportamento alheio. Sentir o terror que o livro emana, nos faz repensar os vários comportamentos que temos diante das situações. Parabenizo o autor e como sempre digo, nada devemos aos escritores estrangeiros, porque temos muito bons escritores nacionais que superam os de fora. Livro mais que recomendado!

3 comentários :

  1. Oi, Rudy!
    Li esse livro no fim do ano passado e ele foi uma das melhores leituras que tive.
    Beijos
    Balaio de Babados

    ResponderExcluir
  2. esse livro tem sido a consagração do autor, só vejo bons comentários, o terror com suspense ganhou um novo mestre
    http://felicidadeemlivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Olá Rudy,

    Esse livro está na minha lista de desejados, li um livro do autor e gostei demais, com certeza irei ler esse também....abraço.

    devoradordeletras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir

Obrigado pelo comentário!!!
Se tiver um blog, deixe seu link para que eu possa visitar!!