terça-feira, 27 de outubro de 2015

#Os Próprios Deuses – Isaac Asimov

Oi Galera,

E hoje quem está pintando por aqui, para trazer uma resenha fresquinha é a colunista Nathalia, confiram:

Adicione no Skoob

Título: Os Próprios Deuses
Autor/a: Isaac Asimov
Editora: Aleph
Páginas: 368

Finalmente, vai sair a resenha do livro que eu já li a mais de um mês, mas que estava adiando, pois é muita responsabilidade falar sobre uma obra com grande embasamento teórico, o que acaba chamando a atenção das pessoas que estudam alguma área das ciências exatas. Confesso que estou impressionada, embora este seja um dos primeiros livros de ficção cientifica que eu leio (já li A Morte da Luz de George R.R. Martin, vai sair resenha em breve dele, mas nem de longe é igual ao Os Próprios Deuses).

Sinceramente, a graça do livro é você ler sem saber a historia, basta saber que é ficção cientifica. Porém, para satisfazer a curiosidade de algumas pessoas, vou entrar no enredo e deixar um aviso para aqueles que quererem pular a parte do enredo. Mas, por que eu estou fazendo isso? O livro não é organizado cronologicamente, embora ele tenha um final (que pode ser tanto no final, quanto no começo), contudo, assim que você abrir o livro, no primeiro capítulo, você irá perceber que ele tem duas maneiras de ser lido, uma que se consegue entender e a outra, não.

Para quem nunca leu esse gênero, como eu, pode ser que sinta um pouco de dificuldade com o andamento da leitura e com os jargões científicos usados pelo autor. Mas nada desesperador.

QUEM NÃO QUISER SABER A HISTÓRIA, PODE PULAR ESSA PARTE E IR PARA O FINAL!!

O livro vai abordar uma sociedade científica renomada, tanto os que trabalham selecionando em universidade, quanto aqueles que estão relacionados a laboratórios de alta tecnologia (outro nível). O tempo do enredo é futurístico, então, os humanos terão colonizado a Lua, cuja população é denominada Lunar (nasceram e vivem na Lua, tanto é que eles nem podem visitar a Terra, por conta de sua estrutura física não suportar a gravidade do nosso planeta e tem terráquios que vão para a Lua). Vou abrir um parêntese aqui: é muito engraçado coisas que nós muitas vezes não paramos para pensar, como por exemplo, sentar, que é uma tarefa muito comum aqui, lá, por conta da gravidade ser menor, eles devem tomar o maior cuidado para não saírem rolando no “ar” (aquela foto dos aeronautas flutuando na Lua).

Voltando, existe uma base científica no ambiente lunar e outro, no terrestre. Acontecer um evento X, que vamos entender só mais para frente, e através dele, descobre-se uma nova forma de energia, ou seja, não é solar, térmica ou hidro, é uma coisa nova (que eu não tenho conhecimento suficiente para explicar, mas que o narrador faz muito bem), assim, sabe aquela conta de luz que você recebe? Então, imagine não recebê-la mais e, além disso, se você quiser ligar todas as luzes da sua casa por um ano, ininterruptamente, você não irá pagar e nem vai faltar luz. Mas como nem tudo é um mar de rosas...

O processo que gera essa energia causa um grande aquecimento no sol (mais uma vez, é explicado no livro, porém foge da minha capacidade explicá-lo aqui), a ponto de questão de anos, explodir e resumir a humanidade em pó. Entretanto, o mundo com energia de graça ignora este fato, até que um cientista percebe que estão deixando de lado algumas constantes nos cálculos matemáticos e descobre que realmente está aumentando de temperatura e, se algo iria demorar trilhões de anos para acontecer, antecipou-se para daqui alguns anos. Mas, é ignorado pelas pessoas.

Nessa parte, o livro tem uma grande cisão. Temos a impressão que começa outra história, mas não é o que acontece. E aqui se encontra um dos picos de genialidade de Asimov. Não são ETs nem formas de vida extraterrestres, para descobrir só lendo (e mesmo assim demorei a me acostumar com aquilo e ainda me pergunto como ele teve essa sacada e conseguiu escrever algo tão inesperado). Essas formas de vida precisam de energia para sobreviver. Elas irão utilizar um determinado elemento para transferir à Terra, que por um processo físico-químico volta para o planeta de origem. Com isso, esses dois universos desfrutaram de energia através dessa Bomba de Elétrons.

A diferença é que a vida nesse para-universo não sofre com as mudanças que ocorrem “aqui”, ignorando os problemas terrestres. Porém, um “ser” nesse para-universo (e vou utilizar palavras como se ele fosse um ser humano, mas tenham em mente que ele não é), toma a consciência de que a espécie dele está matando outras formas de vida (no caso, nós) e embarca na missão de nos salvar. Mas no final, somos deixados por nossa própria conta e risco.

Nessa parte, a história volta para à Terra, focando em um outro cientista, dessa vez um falido, que realizava alguns trabalinhos que ninguém dá atenção. Para começar uma nova vida, ele vai pra Lua, conhece uma lunar (único romance no livro, completamente diferente dos atuais) e ouve falar de fortes críticas feitas a nova forma de energia ilimitada. Pensando bem sobre o assunto, o atual cientista vê que, caso ele prove a veracidade desses boatos, sua fama e nome voltariam a circular no rol da corte científica.

INICÍE AQUI:

É um livro com grande carga de ciência, o que nos mostra um cuidado que o autor teve de pesquisar para falar com respaldo e ambientar muito bem seus personagens. Além de retratar as famosas “picuinhas” no ambiente acadêmico.

Então espero que tenham gostado e até a próxima ;)

3 comentários :

  1. Olá! Tudo bem?

    Uau, que resenha interessante!
    Esse livro deve ser realmente mais lento para iniciar, porém, deve ser muito bacana!

    Beijos!
    Danny
    Participe do sorteio #outubrorosa no Irmãos Livreiros

    ResponderExcluir
  2. você me acalmou um pouco porque eu não leio nada do gênero, mas seus elogioos me animaram um pouco e o fato de você não conhecer e ter conseguido ler com fluidez me anima bastante
    felicidadeemlivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Nunca li nada do Isaac. Achei bem interessante a história
    Beijos
    Balaio de Babados

    ResponderExcluir

Obrigado pelo comentário!!!
Se tiver um blog, deixe seu link para que eu possa visitar!!