quarta-feira, 14 de outubro de 2015

#Leviatã: A Missão Secreta – Scott Westerfeld

Olá Galera,

Hoje a Nathalia, colunista do blog, com a análise de Leviatã, confiram:

Adicione no Skoob

Título: Leviatã: A Missão Secreta
Volume: 1
Trilogia: Leviatã
Autor/a: Scott Westerfeld
Editora: Galera Record
Páginas: 368

Sei que algumas resenhas atrás eu havia prometido não começar nenhuma série ou trilogia nova, até que eu terminasse as muitas já iniciadas, mas, não consegui resistir e, para me incentivar a terminar a série Feios, eu resolvi começar outra leitura de Scott Westerfeld, simplesmente porque ele é sensacional e em momento nenhum senti a leitura enfadonha só por já ter lido livros dele. Pelo contrário, se me entregassem o livro sem o nome do autor, nunca adivinharia ser o mesmo.

O livro pertence ao mais novo gênero literário, steampunk, ou seja, ele narra fatos do passado, com tecnologia atual ou até mesmo futurística. Assim, seremos introduzidos em uma Europa prestes a enfrentar sua Primeira Grande Guerra. Os países estão divididos em: mekanistas e darwnistas. Mekanistas são aqueles que possuem armas de ferro ao seu lado, como andadores (robôs gigantes com as mais variadas armas), aviões com alta tecnologia, etc. Já os darwnistas são donos de uma engenharia genética super avançada capaz de criar e recriar monstros que batalharam por eles (o craken é um deles na água e os morcegos dardos, no ar).

Nesse universo vamos encontrar com Alek, um “meio” príncipe. Ele é filho do rei com uma pebleia e, por não ter um sangue totalmente azul, aos nobres do governo não reconhecem-no. Para que não aconteça o pior, o rei assina um documento que garante a todos que Alek não poderá assumir o trono do Império Austro-Hungaro. Porém, não querendo que seu filho fique desprovido de qualquer cuidado, ele consegue fazer outro documento. Reunindo assinaturas das demais cortes internacionais (inclusive o Papa), garante o trono a seu único herdeiro, desde que, o rei esteja morto. E com isso, numa bela noite, Vossa Majestade e sua rainha são assassinados. Tendo os nobres, conhecimento do documento que comprometeria seus planos, tentam matar o príncipe, que é obrigado a lutar para chegar vivo à Suíça, um país neutro na guerra.
“- Crie coragem diante desta indelicadeza, Alek. Isso prova que você ainda é uma ameaça ao trono.” (Pág. 46)

Enquanto isso, na terra da Rainha (Reino Unido) uma menina chamada Deryn, cujo o sonho é entrar para a Força Aérea e se tornar uma pilota de renome, vê seus sonhos frustrados, já que essa tarefa era restrita apenas a meninos de 16 anos. Não querendo que esse detalhe a impedisse de voar, ela prontamente se disfarça de Dylan, um garoto, passando a agir como tal gênero sexual exige.

Dylan vai ao teste para se juntar aos recrutas da aeronáutica e logo de cara os comandantes veem “nele” um talento que precisa ser apenas lapidado. Desde modo, lá vai Deryn em sua primeira missão: levar a Dra. Nora Browns até o Império Otomano como diplomata, carregando consigo uma caixa, cujo conteúdo é desconhecido. Quem dera ela tivesse que fazer isso, na verdade “Dylan” tem como objetivo manter os animais alimentados, enquanto seus superiores cuidam da missão.

Nessa empreitada, a nave em que Deryn e os tribulantes estão, são atacados por aviões alemães (Mekanistas), sofrendo sérios danos e forçando-os a uma aterrissagem de risco em um vale congelado, situado na Suíça. Agora, com os dois protagonistas a alguns quilômetros de distancia, o inevitável acontece.

Nosso príncipe plebeu, vendo o acidente com aquela “nave profana”, em suas palavras, é tomado por um sentimento de empatia e, tendo suprimento capas de alimentar um exército por um ano, decide fazer uma pequena doação para alguns homens da rainha. Chegando no local do acidente, se passando por um plebeu e salvando “Dylan” de morrer congelada, ele é detido por tropas inglesas para se explicar.Nesse ocorrido, as duas personagens iniciaram um laço forte de amizade , que no caso de Deryn será um pouco mais forte do que isso.

Fica então a dica de um livro incrível, representante de um genero que não se ouve falar muito, mas que está repleto de aventuras, romances e muitas risadas. Vale lembrar que a edição vem acompanhada de vários desenhos de modo que nos ajudam a imaginar as engenhocas descritas pelo autor.

Espero que tenham gostado dessa obra tão encantadora, até a próxima resenha ;)

3 comentários :

  1. eu ainda não li nenhum livro com essa pegada, não sei me identificaria, mas acho que vale a pena dar uma conferida
    http://felicidadeemlivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Adorei o tema do livro! Ainda não tinha ouvido falar desse novo gênero! E eu adoro estórias com criaturas fantásticas tipo o craken, que é velho conhecido ne.. Rs!

    Beijos!
    Fabi Carvalhais
    pausaparapitacos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  3. Eu amo steampunk,já li alguns livros do gênero e me apaixonei,não sabia que esse livro era assim,e agora que li sua resenha vou lê-lo o mais rápido possivel. Romance,ação e steampunk é a mistura perfeita para me conquistar.

    bjsss

    Apaixonadas por Livros

    ResponderExcluir

Obrigado pelo comentário!!!
Se tiver um blog, deixe seu link para que eu possa visitar!!