sábado, 11 de julho de 2015

#Crepúsculo – Stephenie Meyer

E aí, galera!!! Tudo bom?

Normalmente não faço comentários nas resenhas/análises dos colunistas aqui do blog. Mas há ocasiões que eu tenho de vir defender meu ponto de vista....(risos...melhor gargalhadas...vocês sabem que estou aqui comentando, por ser fã da série) ... vim falar, porque mesmo a Nat, tendo dado uma opinião sincera e verdadeira, que eu admiro; eu amo a série Crepúsculo... Sou uma pessoa romântica que acredita que por mais que aja perigo, o amor é mais forte e incontrolável. Parece vazia essa afirmação, mas é meu coração de fã se metendo (muitos risos, com minha defesa tão fraca). Realmente uma leitura para desanuviar e ler numa sentada. Confiram a resenha da Nat, abaixo:

Adicione Skoob

Título: Crepúsculo
Autor/a: Stephenie Meyer
Editora: Intrínsca
Páginas: 390


Para alegria de muitas pessoas li Crepúsculo.

   Não quero me prender na descrição do enredo, até porque creio que sou uma das últimas pessoas na face da Terra a lê-lo. Portanto, vou apenas compartilhar a intrigante sensação de ler um antigo (ou atual, não sei ao certo) fenômeno mundial.

   “Gostou do livro?” perguntou minha mãe ao final da leitura. Encarei-a com um ar de dúvida “Vamos ver” respondi a ela. Mesmo depois de terminar o livro não sabia se tinha gostado ou não. Esperei um bom tempo para escrever a vocês, ávidos leitores, pois queria formar uma opinião sólida a respeito do presente objeto de discussão... Sinceramente não pensei que ler Crepúsculo me desse tanto trabalho. Até que, num dia chuvoso, resolvi que estava analisando-o da forma errada. Ao tentar buscar um sentimento exato para o livro estava me iludindo, já que gostei e não gostei ao mesmo tempo. Vou explicar.

PORQUE GOSTEI:

   Não posso deixar de levantar pontos muito positivos a respeito da escrita da autora. Muita fluida, sem grandes mistérios de vocabulários, envolvente e bem dinâmica (típico para escritas de fanfic).

   Claro que o romance de Edward e Bella, é perfeito e tudo o mais que vocês já ouviram e leram (embora muitas vezes eu não entendesse a obsessão de um pelo outro) e provoca em nós uma sensação de querer devorar tudo que encontrarmos sobre eles. Mas esse romance pareceu-me utópico demais... E não é pelo fato dele ser um vampiro...

ASSIM, VAMOS A ÚLTIMA PERGUNTA: PORQUE EU NÃO GOSTEI?

   Vazio... Sim achei a leitura vazia de modo que, tirando momentos de lazer que o livro me proporcionou (coisa que qualquer livro faria), não extraí mais nada. Nenhuma lição de vida, reflexão ou algo que mudou meu ponto de vista sobre determinado assunto. Além do romance ser algo surreal pelo fato de que: QUEM POEM A FAMÍLIA EM RISCO POR CAUSA DE UM CARA QUE MAL CONHECE? Tive que desabafar, desculpe. Os pais correndo risco de vida porque a Srat. Swan não conseguia ficar longe do vampiro “vegetariano”. Isso não entrou na minha cabeça e, sinto muito se fui um pouco “caxias”, mas como havia mencionado, o livro não mudou meu ponto de vista.

   Não sei se vocês perceberam mas ao meu ver a trama é convergente, não estilo “teia de aranha”. Não existe um emaranhado de personagens complexos (enfim, não tem nada de complexo no livro). Mas simplesmente tudo convergia para um ponto o casal Edwart e Bella, ou seja, todos os personagens trabalham em prol deles. Por exemplo, o vampiro do mal indo atrás de sua presa. Esse mesmo vampiro teve alguma espécie de envolvimento com Alice. Essa história seria muito mais interessante, contudo, ela aparece nas ultimas vinte páginas do livro. Adivinhem por que tal fato não é desenvolvido... James está ocupado demais caçando sua refeição.

   Enfim, não tenho uma opinião formada ainda. Minha ideia é continuar lendo a saga (não tão já) e esperar por uma opinião sólida ao final. Recomendo o livro para pessoas que não apreciam a leitura, pois pode ser que você comece a gostar de ler. E também ás queridas almas que apreciam obras estilo Virgílio (leia AQUI) e que precisam dar uma respirada vez por outra.

   E aos “twilights” de plantão desde já me desculpo por algo que não o agradou. Essa é minha humilde opinião e todos tem o direito de discordar dela.



Então, já se encontram nessa crise de posicionamento?
Deixem sua opinião... Bjs e até a próxima =D

9 comentários :

  1. eu li esse livro bem depois de ver os filmes da franquia, e eu curti bastante, achei mais perfeitinho se comparado ao filme, mais completinho, com mais cenas espirituosas que deram mais leveza
    http://felicidadeemlivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Antes do livro eu gostava bastante de todos os filmes... Mas agora que li o primeiro encarei tudo de outra maneira... Bom ainda não sei se gosto ou não rsrsrs quando eu terminar a série toda espero responder a essa pergunta

      Bjs,
      Nat

      Excluir
    2. Eu também gostava de todos os livros da série, mas depois de ler o primeiro encarei tudo de outra forma... Bom ainda não sei ao certo se gosto ou não, vou esperar para terminar de ler todos os livros da série e ter uma opinião formada.

      Bjs,
      Nat

      Excluir
  2. Oi, Nathalia! Tudo bom?!
    Hum, não sei se vou ler Crepúsculo... Vi muitas críticas negativas do livro, apesar de ter gostado do filme quando eu era menor. Mas gostei bastante da resenha, parabéns ^-^

    Bjs :)

    bookdan.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Dan, estou bem obrigada e você?
      Não descarte a leitura por completo, afinal são opiniões de outras pessoas, mas quando ter um tempo você pode tirar suas próprias conclusões rsrsrs

      Bjs =D,
      Nat.

      Excluir
  3. Oie
    Eu demorei trezentos anos (kkk) para ler este livro, foi uma leitura mega arrastada e eu nao entendia pq todo mundo gostava. Tipo eu adorei os filmes, sou fã, gosto da Bella sonsa e do vampiro, mas prefiro o Jacob. Gosto dessa premissa, amei os filmes, mas não sei dizer pq o livro não me prendeu.
    Ainda não li os outros livros da série, mas tenho todos aqui me esperando para ler.

    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Nessa,
      Então até entendo o fato da maioria das pessoas gostarem.... O livro prende e a forma de narrar da autora é bem dinâmica... Mas como havia dito, acho ele muito superficial... Não tem nenhum ponto de vista ou crítica embaixo do enredo... Senti falta disso, mas é compreensivo já que é um exemplar para laser e ponto neh rsrsr

      Beijos,
      Nat

      Excluir
  4. Ola,
    Então gosto muito dessa saga ela realmente me fez sonhar acordada algum tempo. Talvez você tenha lido com grandes expectativas afinal trata-se de um "fenomeno mundial" como você mesma disse, porém a história é isso mesmo. O amor entre o casal protagonista, não te trará grandes reflexões sobre a vida. Se não gostou tanto de crepusculo fico com medo de vocÊ ler o Lua Nova porque ele tem um ritmo mais lento e provavelmente acho que não vai lhe agradar também. Mas cada um com sua opinião.
    Beijos
    Raquel Machado
    Leitura Kriativa
    leiturakriativa.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tudo bem Raquel?
      Olha recebi esse conselho e fiquei com medo rsrsrs vou deixar a poeira baixar um pouco e pegar mais um livro da saga... Isso que você falou sobre expectativas pode ser verdade mesmo, vou me controlar mais para ler Lua Nova e escrevo o que aconteceu na resenha ;)

      Obrigada pelo comentário,
      Nat

      Excluir

Obrigado pelo comentário!!!
Se tiver um blog, deixe seu link para que eu possa visitar!!