segunda-feira, 13 de julho de 2015

O Vale dos Mortos - Rodrigo de Oliveira (vol. 1)

Adicione no Skoob

Título: O Vale dos Mortos
Autor/a: Rodrigo de Oliveira
Editora: Faro Editorial
Páginas: 304

Sinopse: 2017... UMA PROFECIA ESQUECIDA DO LIVRO DO APOCALIPSE, REITERADA POR OUTROS PROFETAS MODERNOS, RESSURGE...Cientistas descobrem um planeta vermelho em rota de colisão com a Terra. Depois de muito pânico nos quatro cantos do mundo, eles asseguram que o corpo celeste passaria a uma distância segura de nós. E todos ficam tranquilos acreditando que nada iria acontecer...
Então 2/3 de todas as pessoas no Planeta caem desmaiadas, vítimas de um estranho surto... "E abriu-se o poço do abismo, de onde saíram seres como gafanhotos com poderes de escorpiões. E os homens buscarão a morte e a morte fugirá deles." - Apocalipse 9, 2-6.
E um grupo luta para sobreviver num mundo dominado pelo mal.

Com passagens por São Paulo, Brasília, Estados Unidos, China e França, O Vale dos Mortos baseia-se na profecia de que um planeta intruso ao sistema solar, ao raspar por nossa orbita, fatalmente desencadearia a transformação em grande parte da humanidade, não havendo lugar seguro e ambientes sem infecção, pois ela ocorreria simplesmente pela aproximação do astro. Pegos de surpresa, e tentando entender o que acontecia enquanto buscavam se salvar, um casal e seus filhos iniciam uma jornada para restabelecer alguma condição de vida no que restou de seu próprio mundo.

Uma história com muita ação, suspense, que vai deixar você eletrizado.


***************

Aos leitores fãs da série não me julguem, o que falarei aqui é minha opinião simplesmente. Comecei a leitura em um ritmo frenético, pois já estava esperando algo semelhante ao Apocalipse Z, não sei porque pensei que seria assim, comecei a ler a obra e estava gostando, até que vi cenas que achei inverossímeis para a linha de acontecimentos. Zumbis hora sem consciência, fazendo ações como tentar abrir a porta de um carro, o que não seria possível na minha concepção. Partes da história que desfocavam de SP para outros lugares, durante um acontecimento. Minha crítica é que se tivessem juntado as passagens de Brasília e outros países em uma parte separada, não atrapalharia a linha de raciocínio do leitor. 

Algo que me incomodou muito, foi que mesmo com toda a loucura acontecendo, os personagens demoraram muito para se dar conta de um apocalipse zumbi. E o histórico de vida de muitos personagens foi bem cômodo para a história, apesar de eu achar as chances bem raras de acontecerem na realidade, mas como é ficção não dei muita bola. A ideia de Absinto e como foi colocada na história ficou ótima, não fosse os engenheiros verem os tais pontos brancos, que quem leu a história sabe do que estou falando, para mim essa parte ficou fictícia em demasia.

Na página 80, os personagens estão mais ligados e começam a buscar a sobrevivência e isso melhorou muito a leitura, pois o autor focou neles e a partir daí devorei o livro, mesmo com muitos acontecimentos rápidos ou além da física, eu gostei. Não pensem que sei algo de física, mas houveram acontecimentos que para mim soaram absurdos, matar diversos zumbis com um meio de transporte, mesmo que potente, me deixaram pensando: - Como isso foi possível? E os corpos que ficaram no caminho, não atrapalharam o veículo?. Creio que os mais fanáticos em zumbis, também levantarão as mesmas questões. Mas com certeza ficarão curiosos com o segundo volume, já que no primeiro nossos personagens já sabem que não há como livrar o mundo da maldade consciente do ser humano e que muitas falhas podem causar a morte de diversos amigos.

As partes pessoais dos personagens ficaram bem escritas, me emocionei em muitas passagens, em resgate a crianças, medo da morte em ações falhas, a confusão do que é certo e errado, diante de tantas pessoas com mentes e ideias diferentes. Julgamentos errados e ao notarmos que somente o tempo e a cabeça fria, pode ajudar a resolver questões difíceis. Uma discussão do Ivan com um pastor, também me marcou. Sim, houveram pontos que não gostei, mas os que gostei superaram eles e por isso quero continuar a ler a série, para saber se o Rodrigo de Oliveira irá continuar me surpreendendo. Não é fácil criticar, nem escutar criticas, mas aqui está a minha simples opinião.

Beijos Elis!!!

2 comentários :

  1. pelo tema não é uma livro que me atraia em potencial, deixo a dica apenas como um lembrete de mais um livro que conheci aqui e que posso repassar a dica para amigos que gostam bem mais de tramas assim
    felicidadeemlivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Oi Elis,
    Tenho curiosidade de conhecer melhor essa história, mas principalmente dei a dica para o Marcelo que adora Zumbis vamos ver se conseguimos comprar.
    Beijos
    Raquel Machado
    Leitura Kriativa
    leiturakriativa.blogspot.com

    ResponderExcluir

Obrigado pelo comentário!!!
Se tiver um blog, deixe seu link para que eu possa visitar!!