sexta-feira, 24 de julho de 2015

#A Lista - Cecelia Ahern

Olá Leitores,

Hoje temos uma resenha da amiga Rudy, do blog Alegria de Viver e Amar o que é bom!!!, confiram:

Adicione no Skoob

Avaliação da Rudy: 4,7 / 5,0


Título: A Lista
Autor/a: Cecelia Ahern
Editora: Novo Conceito
Páginas: 384

Katherine Logan era jornalista da Revista Etcetera, ganhou um programa na TV: Thirty Minutes. Após uma matéria equivocada onde prejudicou a vida de um professor e pai de família, acusando-o de pedófilo injustamente, sua vida começa a desmoronar também: o namorado a abandona sem motivo aparente, seu melhor amigo está decepcionado com ela, assim como sua família distante e sua melhor amiga,confidente e mentora, Constance, está gravemente doente à beira da morte...E ainda por cima responde a um processo judicial e a possível perda do emprego.

Constance deixa um mistério para Kitty resolver antes de morrer, um último projeto jornalístico em que estava trabalhando: uma lista com cem nomes desconhecidos, de pessoas comuns e incógnitas.Sem nenhuma determinação específica do que fazer e o porquê dos nomes, Kitty deverá escrever a melhor matéria de sua carreira a começar do nada...

Começa então a entrar em contato com os nomes da lista e a tarefa acaba se tornando um tanto frustrante. Ninguém havia sido contatado por Constance e não sabiam o motivo de seus nomes estarem na lista. Kitty começa a escutar a história de vida de alguns que se prontificaram a recebê-la para a entrevista e percebe as conexões de suas histórias e começa a compreender porque foi escolhida para escrever a matéria...

” – Nada de substancial, nem concreto. Vou ter de cavar o fundo do baú, mexer na história dela à procura de esqueletos ou algo do tipo. Algo que não é nada “legal”. Esta é a minha chance, e provavelmente a última, de provar para muitas pessoas quem eu sou, e, seja lá o que Constance tenha visto, tenho a mais absoluta certeza de que não vi. É meio frustrante.” (pág. 101)

Sinceramente não sei como me expressar nessa resenha...É que o livro não é impactante, entretanto tem um ensinamento tão subliminar que é muito mais perceptivo do que explícito, se é que me entendem.

No início achei que seria mais um enredo simples, de apenas mais um estória de drama da protagonista, alguns trechos bem descritivos achei desnecessários, embora goste de detalhes, mas eles não cabiam a meu ver. Era como se fosse para ampliar a escrita, porém não precisavam estar ali.

Até que o verdadeiro sentido do livro começou a se desvendar aos meus olhos e tudo passou a fazer sentido. Como algo que se descortina sem esperarmos e de repente se faz à luz!!

A Cecília sabe como atingir o leitor de forma sutil, vai introduzindo aos poucos a resposta aos mistérios inseridos no decorrer de toda a trama e ao final, nos pegamos refletindo e repensando o verdadeiro sentido da vida.

Cada um de nós tem uma história simples e verdadeira para contar!!! 

E livro bom não é esse que nos faz melhorar nosso entendimento? Mais que recomendado!

Cheirinhos Rudy...

2 comentários :

  1. Oi Rudy
    Já vi varios blogs falando super bem deste livro. Sou curiosa para ler algo da autora e penso em ler logo este. Bela resenha.

    Beijos

    ResponderExcluir
  2. A Cecelia escreve muito bem, gosto dos livros dela, infelizmente este eu ainda não li.
    Bjs, Rose.

    ResponderExcluir

Obrigado pelo comentário!!!
Se tiver um blog, deixe seu link para que eu possa visitar!!