quinta-feira, 14 de maio de 2015

O Voo da Libélula - Michel Bussi

*Parceria Arqueiro*

Adicione no Skoob

Título: O Voo da Libélula
Autor/a: Michel Bussi
Editora: Arqueiro
Páginas: 400

Sinopse: Agraciado com 4 prêmios na França, entre os quais o Prix Maison de la Presse e o Prix du Roman Populaire, O voo da libélula teve seus direitos vendidos para 25 países e ganhará uma adaptação cinematográfica.

Na noite de 23 de dezembro de 1980, um avião cai na fronteira entre a França e a Suíça, deixando apenas uma sobrevivente: uma bebê de 3 meses. Porém, havia duas meninas no voo, e cria-se o embate entre duas famílias, uma rica e uma pobre, pelo reconhecimento da paternidade.

Numa época em que não existiam exames de DNA, o julgamento estende-se por muito tempo, mobilizando todo o país. Seria a menina Lyse-Rose ou Émilie? Mesmo após o veredicto do tribunal, ainda pairam muitas dúvidas sobre o caso, e uma das famílias resolve contratar Crédule Grand-Duc, um detetive particular, para descobrir a verdade.

Dezoito anos depois, destroçado pelo fracasso e no limite entre a loucura e a lucidez, Grand-Duc envia o diário das investigações para a sobrevivente Lylie e decide tirar a própria vida. No momento em que vai puxar o gatilho, o detetive descobre um segredo que muda tudo. Porém, antes que possa revelar a solução do caso, ele é assassinado.

Após ler o diário, Lylie fica transtornada e desaparece, deixando o caderno com seu irmão, que precisará usar toda a sua inteligência para resolver um mistério cheio de camadas e reviravoltas.

Em O voo da libélula, o leitor é guiado pela escrita do detetive enquanto acompanha a angustiada busca de uma garota por sua identidade.


********************

Não posso negar que a leitura foi interessante, mas admito que não faria muita diferença se eu tivesse lido ou não essa obra. Me senti como se estivesse lendo Conan Doyle, mas a diferença é que Michel Bussi, levanta tantas hipóteses e não esclarece nenhuma, que vamos lendo e lendo, o que acaba por deixar densa a leitura, já que nada surpreende, fazia tempo que eu não demorava tanto para terminar um livro. Sei que muitas pessoas devem ter lido e gostado, mas eu não sou uma delas. Teria disposto as ideias diferentes, daquela maneira que deixa qualquer leitor doido pela próxima página, no entanto não foi o que aconteceu aqui.

Claro que há pontos interessantes como a dúvida sobre quem é a sobrevivente dessa tragédia, mas nos perguntamos, calma aí, tantas pessoas morreram e somente um bebê se salva? Isso, já me deixou com a pulga atrás da orelha e claro me fez iniciar a leitura. Porém creio que a própria Lylie muitas vezes não agiu de maneira certa e as pessoas envolvidas também. Posso concluir que tudo foi uma grande loucura, elabora de uma maneira interessante e com um final satisfatório e previsível.

Quem está acostumado a ler livros de mistério e investigação, descobre antes de muitos personagens o que aconteceu nessa intrincada história. Para mim, aqui está uma leitura que seria melhor elaborada, se fosse posta em um filme. Me senti vendo um filme, daqueles da sessão da tarde ou tela-quente, onde ficamos tentando adivinhar certos culpados e o desfecho. Não se baseiem em minha opinião, leiam um capitulo e se tiver interesse, confira a obra por inteiro, ela pode agradar mais a você que a mim.

Beijos Elis!!!

2 comentários :

  1. ouço bons comentários, mas não me animo a ler não!
    http://felicidadeemlivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. OI amiga, que pena, eu estava doida para ler este livro, mas agora desanimei um pouco.
    Bjs, Rose.

    ResponderExcluir

Obrigado pelo comentário!!!
Se tiver um blog, deixe seu link para que eu possa visitar!!