sábado, 3 de maio de 2014

Querida Sue - Jessica Brockmole

Avaliação A Magia Real: 5,0/ 5,0 - Mega Favorito

Adicione no Skoob

Opiniões no Orelha de Livro

Título: Querida Sue
Autor/a: Jessica Brockmole
Editora: Arqueiro
Páginas: 256

Por hora a melhor leitura do ano, e olha que para bater Abbi Glines, Nora Roberts, como outros que eu amei, só poderia ter me feito chorar. Devo agradecer o destino por ter feito esse livro cair nas minhas mãos em um feriadão, pois eu nem conseguiria levantar no dia seguinte, já que fiquei até as 5 horas da manhã lendo. E olha que só notei porque antes de dormir sempre olho a hora no relógio.

Há anos eu procurava um livro neste estilo, praticamente todo feito em cartas, parece que me aproximo ainda mais dos personagens por estar lendo coisas pessoais deles. A história acontece no tempo da primeira guerra mundial e volta a continuar na segunda guerra mundial. Fiquei imaginando o que aconteceu nos tempos de paz, mas creio que os personagens simplesmente viveram suas vidas da melhor forma, afinal a vida continua. 

Elspeth Dunn é uma poetisa que mora na Ilha de Skye, na Escócia, ela recebe sua primeira carta de um fã americano chamado David Graham, os dois começam a se corresponder e a se conhecerem melhor. Passam anos entre cartas e mais cartas, fortalecendo a amizade. Suas cartas transmitem coisas simples e divertidas, vamos nos apegando aos dois e também esperamos sempre a próxima carta. 

Quando se inicia a segunda guerra mundial, Elspeth ou Sue como David a chama, já tem uma filha crescida que começa a se corresponder com seu amigo de infância o qual parece estar nutrindo algo mais por ela. Elspeth quer proteger o coração de sua filha e fica furiosa quando descobre que eles noivaram em tempos de guerra, quando as emoções se confundem com o medo do amanhã. Num dia em que elas discutem sobre o noivado quando Margaret volta para casa, uma bomba cai próximo a moradia e destrói parte da parede e dela saltam diversos papéis de cartas que sua mãe recolhe, mas Margaret pega uma e corre para o abrigo quando sua mãe manda, sem revelar a ela que ficou com este papel em especial.

Aqui começa nosso mistério, Elspeth some quando Margaret volta para casa, com todas as cartas e a única saída de Margaret para saber algo sobre a "primeira biografia" de sua mãe, que ela jamais menciona é indo atrás do passado para saber quem ela realmente é e porque ela nunca falava de seu pai. E ai passamos páginas e páginas, ou seria, cartas e cartas, atrás do que realmente aconteceu. Eu não conseguia parar, ia devorando uma atrás da outra, para saber o que ia acontecer, lágrimas me acompanharam e eu terminei o livro entre várias delas. Adormeci com elas e com uma dor no coração que foi difícil aplacar, uma vida linda e triste que nos leva a pensar como o amor ultrapassa até as guerras.

Há um poema esplêndido na página 181, chamado Repouso, que me encantou de tal maneira que até eu queria todos os livros de Elspeth Dunn. Uma pena ser ficção, mas a autora poderia nos brindar com belos livros de poesias. Meus parabéns a Jessica Brockmole que soube nos prender até a última palavra.

Separei diversos quotes, mas aqui só colocarei alguns, os outros encontrarão na página do blog A Magia Real no decorrer do mês.

"Se soubesse como cada alô machuca mais do que uma centena de despedidas. Ah, se você soubesse!" (pg. 18)

"Evie bordou um lindo marcador de livros que diz:"Um livro é um jardim carregado no bolso."" (pg. 55)

"Mas o que me passou despercebido foi o que encontraria em Londres. Encontrei algo o qual vale a pena voltar." (pg. 111)

A Editora Arqueiro quero dizer que a produção dessa obra foi fantástica e me sinto extremamente feliz de poder ter lido tal obra, se recomendo? Melhor do que recomendar, posso dizer a você que ama um romance que compre, pois é imperdível. 

Beijocas Encantadas Elis!!!

4 comentários :

  1. é por isso que to doida pra ver, promete emocionar e conquistar de todas as formas possíveis!
    http://felicidadeemlivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Elis!
    Não é a toa que escolheu como um dos seus queridinhos.
    O livro parece bom mesmo.

    Obrigada por deixar seu comentário no blog, fico feliz com sua presença!
    Bom final de semana!
    cheirinhos
    Rudy
    Blog Alegria de Viver e Amar o que é Bom!
    "Desconfie do destino e acredite em você. Gaste mais horas realizando que sonhando, fazendo que planejando, vivendo que esperando... Porque, embora quem quase morre esteja vivo, quem quase vive, já morreu...”(Sarah Westphal)

    ResponderExcluir
  3. Oi Elis,
    Eu amei este livro, foi perfeito, a ambientação, as descrições o período histórico que me encanta.
    Um livro que também recomendo a todos, ele merece destaque na estante. É arrebatador.

    Minha Velha estante
    Leitura Nossa de Cada Dia

    ResponderExcluir
  4. Me emocionei apenas lendo sua resenha, não de chorar, claro, mas de vontade de ler o livro completo, conhecer os personagens e viver a vida deles. Acho que esse livro faz isso com as pessoas não é?
    É o que senti lendo sua resenha, que por sinal está maravilhosa, cheia de delicadeza, me fisgou, pronto, agora necessito ler urgente.
    Espero que ele chegue logo pra mim ^^
    Beijos
    Vivi
    RR

    ResponderExcluir

Obrigado pelo comentário!!!
Se tiver um blog, deixe seu link para que eu possa visitar!!