terça-feira, 13 de maio de 2014

#Luxo – Anna Godbersen

Oi Pessoal,

Hoje venho apresentar a vocês a nova resenhista do blog, a Nathalia Marin da Costa, agora ela faz parte da equipe - A Magia Real - e trará sua opinião referente as leituras que faz...confiram a primeira resenha dela e sua minibiografia ao final. Desejo o meu - Bem Vinda - e que nossa parceria seja duradoura.


Adicione no Skoob

Título: Luxo
Autor/a: Anna Godbersen
Editora: ROCCO
Páginas: 397

Primeiramente, gostaria de parabenizar a escritora pelo presente, lançado em 2007. Somado a isso, quero que saibam que sempre tive uma quedinha por romances de época. Bom... Vamos ao que interessa.

Quando passei em frente à livraria e corri meus olhos sobre a capa do livro, minha primeira reação foi: ”é meu”. As letras douradas em alto relevo e a imagem da capa, somados, exalam o título da obra: luxo. Suas páginas são amareladas e não tive problemas com o tamanho da fonte, embora seja um pouco menor do que de costume. Apresentado esses pontos técnicos, iniciemos, sem mais delongas, essa resenha.

Sobre as personagens principais, o que mais me chamou a atenção foi o choque entre: lado pobre x lado rico. A autora não trata aqui de combate entre essas classes, mas sim de dois amores (Elizabeth Holland e Will) que por uma discrepância social irão ter de escolher entre: atenderem vontades alheias, ou passarem por cima de todos para serem felizes.

“Ao olhar para Will, Elizabeth sentiu-se radiante e esgotada ao mesmo tempo, e percebeu o quão longa a noite havia sido.” (pg 71)

Claro, como todo bom romance, apresento-lhes Penelope Hayes (a queridinha vilã). Sem dúvida essa mocinha é de deixar qualquer leitor de cabelo em pé.

“– Uma pastorinha. É a fantasia perfeita para Liz – comentou Penelope Hayes, pronunciando as palavras, como sempre, com uma certa dose de veneno.” (pg.39)

Temos também mais personagens que enriquecem a obra, como: Lina Broud (que compões o triângulo amoroso entre Elizabeth e Will), mais Diana Holland e Henry Schoonmaker, dentre outros que fazem parte o cenário misterioso da história.

O livro começa com a volta da senhorita Elizabeth para Londres, depois de ter passado um longo período estudando etiqueta em Paris. Seu pai morreu quando ainda era jovem, assim, sua família se vê envolvida num verdadeiro caos financeiro. A única forma de se salvarem é que Liz, como filha mais velha, se case com algum jovem de família rica. E aí, senhoras e senhores, que surge o nosso belo e príncipe Henry Schoonmaker.



“O único consolo de Henry era que as regras de etiqueta eram muito claras ao declarar que noivos jamais deveriam sentar lado a lado e, por isso, ele não foi forçado a conversar com sua futura esposa durante o jantar de seis pratos que havia sido organizado para celebrar a ocasião.” (pg. 156)

Sim meus queridos, como podem ver esse casamento foi arranjado. E para a infelicidade de Penelope, sua melhor amiga Liz se casaria com Henry. Mas, essa não é a parte bombástica, já que nossa doce Holland mais velha era perdidamente apaixonada por Will, o cocheiro. Para tentar salvar seu “casinho” com Henry, Peny arma um plano para que o tão indesejado casamento de sua “amiga” afunde drasticamente como um Titanic. Detalhe, essa menininha, levada, obtêm êxito. Mas... Ela não contava que Henry acabasse por se apaixonar pela Holland mais nova (OMG), Diana Holland.


“Ela olhou para Henry, cheia de medo e decepção. Queria muito tocá-lo. Queria arrancar um por um os botões de sua camisa e arrastá-lo até o tapete. Henry olhou para a porta e depois para ela. Estava tentando perguntar algo com os olhos.” (pg. 272)

Eu sei... Quando descobri isso no livro... Sabe aquela sensação de quando você está lendo e percebe que tem alguma bomba vindo e de repente as borboletas, que estavam hibernando em seu estomago, levantam voou? Então, eu senti muito isso nesse livro. Isso, porque a trama toda é recheados de fofocas, inveja e amores impossíveis e complicados.

Os planos malignos de Penelope, as indecisões de Elizabeth, o jeito sonhador de Will e as malícias por parte de Henry, nos proporcionam um deleite para qualquer hora. A escritora enche de detalhes sua narrativa que, não por isso, nos deixam cansados, mas servem para que possamos nos envolver ainda mais com a história. Sua forma de escrever é leve, fluida e rápida, com períodos curtos, deixando a leitura mais dinâmica. Podemos contar sempre com algo novo em cada capítulo e nos conquistando a cada página, para que, no final do livro nossas mentes estejam implorando pelo próximo livro da série.

Definitivamente é um livro que você não vai conseguir ler em dois dias, mas sim em uma tarde. Ele conta com várias reviravoltas e intrigas que vão fazer você roer as unhas, descabelar-se e chorar, junto com os personagens.

Resumindo: envolvente, atraente e enlouquecedor, o primeiro livro da série O Luxo não poderia começar de outra maneira se não nos deixando com água na boca, querendo mais para as próximas sequencias.

Mais um trechinho para vocês:


“O fato de Henry não ter aparecido à sua primeira aparição pública com Elizabeth era tão bom quanto um olhar sensual numa sala cheia de gente ou uma ousada carta de amor. E Diana já recebera os dois.” (pg. 270)

Nota: Se quiserem me add no facebook ou nos comentários mesmo, podem me dar algum palpite de livros para resenhar que ainda não tenha no blog.


Beijinhos e até uma próxima resenha.

10 comentários :

  1. Luxo e Editora Rocco bem que combinam!
    bem vinda à nova colunista e muito sucesso aqui!
    começou com uma boa leitura
    http://felicidadeemlivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Thaila! Muito obrigada pela recepção e estou de acordo quanto a combinação!! Dei uma passado no seu blog e achei muito charmoso e, o principal, com conteúdo, espero que continue fazendo um excelente trabalho!!

      Beijinhos, Nati.

      Excluir
  2. Seja bem vinda Nathalia ;)
    Eu sempre vejo as meninas do Skoob desejando esse livro mas nunca tinha parado pra saber mais sobre ele. Definitivamente é meu estilo de leitura e depois de ler sua resenha mega simpática e bem escrita vou ter que lê-lo, anotei na listinha de compras.
    Parabéns!
    Obrigada pela dica, adorei.
    Beijos
    Viviane
    Razão e Resenhas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Viviane, estou muito agradecida por ter gostado da resenha e, principalmente, por ela ter acrescentado algo a mais para você!! Para mim é uma enorme satisfação agradar os leitores do blog, espero ter cumprido esse papel!!

      Até a próxima resenha, Nati.

      Excluir
  3. Oi flor,
    Seja bem-vinda espero ver várias resenhas suas por aqui.
    Adoro romances de época e não conhecia esse livro ainda. Achei bem interessante e com certeza vou procurar mais sobre ele.
    Beijos
    Raquel Machado
    Leitura Kriativa
    http://leiturakriativa.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Raquel, obrigada pela recepção calorosa! Estou muito feliz com a minha estréia no blog, apesar do friosinha na barriga, estou maravilhada por ter gostado do livro. Quanto ao seu blog, achei super diversificado e pode contar com mais uma fã que irá acompanhá-lo!!

      Beijos, Nati.

      Excluir
  4. Oie Marin, seja bem vinda mocinha ;)
    Esta participando de um ótimo blog, e não fique muito intima da Elis, que ela é minha. u_U rsrsrrs
    Sobre o livro, eu o tinha, ficou na minha prateleira um bom tempo mas como não consegui os outros da série acabei trocando sem ler, só que agora depois da tua resenha eu quero. Quero ficar encantada assim como vc e viver essa estória de uma tarde.
    Beliscões Máh http://cantinhodamahxd.blogspot.com.br/?m=1 |Instagram |@Maaria_Silvana

    ResponderExcluir
  5. Oi Nathalia, seja bem vinda! Estou anotando sua dica, mesmo porque, não li muitas resenhas deste livro.
    Bjs, Rose

    ResponderExcluir
  6. Olá Rose, espero que o livro te encante, assim como me encantou.

    Obrigada pela recepção,
    Nati.

    ResponderExcluir
  7. Estou interessada nesse livro desde que vi a capa, é um dos desejados que ainda não consegui ler, mas também eu quero ter os três antes de iniciar a leitura. XD
    Um histórico repleto de intrigas e modos da realiza, adoro.

    Minha Velha estante
    Leitura Nossa de Cada Dia

    ResponderExcluir

Obrigado pelo comentário!!!
Se tiver um blog, deixe seu link para que eu possa visitar!!