quarta-feira, 12 de março de 2014

@mor - Daniel Glattauer

Avaliação A Magia Real: 5,0 / 5,0

Adicione no Skoob

Título: @mor
Autor: Daniel Glattauer
Editora: Suma de Letras
Páginas: 184

Peguei esse livro por acaso para ler. Eis que não consegui largá-lo, me diverti lendo e queria saber o que iria acontecer no final. Conhecemos Emmi, uma mulher casada que está querendo cancelar a assinatura de uma revista e por engano, acaba enviando o e-mail para a pessoa errada. Leo responde educadamente que ele não é a empresa que procura, Emmi pede desculpa. Algum tempo depois nas festas de fim de ano ela envia uma mensagem coletiva aos seus contatos e ele acaba por recebê-la também. Ai começa uma história muito louca, eles começam a conversar por e-mail quase todos os dias, começam a contar da sua intimidade e seus problemas. E começam a pensar se somente pela telinha eles devem conversar ou se deveriam trazer sua "amizade" para a vida real.

Quando notei que o livro era inteiramente trocas de e-mails, fiz algo parecido com um dos personagens do livro, quis saber de tudo, sim, uma invasão de privacidade. Mas me conta ai. Quem não teria essa curiosidade? O autor foi feliz com sua ideia, pois na época do lançamento lembro que diversas amigas minhas estavam lendo, mas eu estava sem tempo ou interesse por esse livro. Porém assim que o peguei devorei. Gostei da personalidade do Leo, me incomodei um pouco com a Emmi, mas qual mulher não fica indecisa numa situação como essa. Confesso que já fui verificar se o segundo volume já foi lançado, pois quando concluímos esse, ficamos totalmente órfãos dos personagens. 

Os sonhadores sabem que sempre estamos em busca de algo que nos complete, por isso não podemos julgar os amores que tem nascido dos meios virtuais. Claro que sempre há muitas decepções, no entanto dependendo da sua maturidade conhecer uma pessoa assim, só irá lhe deixar feliz. Realmente pessoas felizes no casamento não buscam aventuras no meio virtual, mas que seria muito louco acontecer algo assim, seria. Creio que muitos desses casos terminariam no primeiro encontro, pois a pessoa que fala através de palavras numa telinha, não é a mesma que você sonhou enquanto imaginava como ele ou ela era. Há situações que são melhores quando deixamos como está. A realidade pode ser um choque ou não, quem vai arriscar?

Uma leitura rápida e fluida que pode agradar muitos e desagradar a alguns, mas como cada um tem a sua opinião, a minha é que ele merece as horinhas que ele me alugou. Espero em breve voltar com a minha análise do segundo volume.


Beijokas Mágicas Elis!!! 

5 comentários :

  1. Oie minha amiga :)
    Eu li esse , bem valeu a pena me diverti em algumas passagens, mas não ficou nos meus favoritos e nem gostei tanto quanto você. Beliscões

    ResponderExcluir
  2. Elis, já tinha lido algo a respeito deste livro e ao que me parece a grande maioria de quem o leu gostou bastante! Eu gosto quando os livros apresentam uma forma alternativa de narrativa, quando os autores saem do lugar comum e se arriscam. Vou aguardar a resenha do segundo livro, e, quem sabe, consigo ler o primeiro ;)

    Dois abraços!

    ResponderExcluir
  3. só tenho ouvido bons comentários a respeito e é ótimo incentivar a literatura nacional
    http://felicidadeemlivros.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  4. Oi flor,
    Tudo?
    Então quando você disse que estava lendo esse livro e que ele era totalmente em e-mails me lembrei de um dos livros da Meg que eu li da série Garotos...acho que é o Garoto da casa ao lado se não me engano. O legal desses livros e que eles passam rápido ne? Um probleminha só que me vi lendo esse tipo de livro e que as vezes eu ficava esperando ver algo mais descrito como o cenário e tal...sabe???Mas com certeza é uma leitura rápida.
    Beijos
    Raquel Machado
    Leitura Kriativa
    http://leiturakriativa.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Oi Elis,
    Diferente de você eu não gostei do livro. A escrita é sim rápida, fluída, mas a Emmy é tão irritante, egoísta e mimada que me irritou deveras.
    Em vários momentos tive dó do Leo por ter respondido ao email dela, em outros quis bater em ambos.
    Não foi um livro que me conquistou, infelizmente. =/

    Minha Velha estante
    Leitura Nossa de Cada Dia

    ResponderExcluir

Obrigado pelo comentário!!!
Se tiver um blog, deixe seu link para que eu possa visitar!!