domingo, 9 de março de 2014

#Corda Bamba 6ª - Os Sertões de Nossa Terra_Aleksandra Serbim

Oi Leitores,

Com vocês a 6ª edição da leitura da coletânea de histórias do livro Corda Bamba



E hoje comentarei sobre o título:

"Os Sertões de Nossa Terra" escrito por Aleksandra Serbim (pgs. 27 a 32)

Nesta história conhecemos Aleksandra nos conta sobre António um homem de família que resolve ir atrás de uma oportunidade em outra cidade, para dar mais sustento a sua amada e seus filhos. Mas sabemos que nem sempre é assim, quando decidimos correr atrás do sonho da fartura ou de uma melhor condição para dar um futuro a nossos filhos. Muitos foram longe para ficar na pobreza. Mas a autora nos mostra que mesmo que o sonho não se realize, podemos ser solidários e ajudar uma pessoa em necessidade, afinal nenhum de nós sabe os motivos que levam cada pessoa a se tornar o que é. Vejo a leitura como uma luz divina, pois ela poderia ter passado como muito de nós passamos sem dar atenção ao António que estava na calçada parecendo um mendigo, mas algo a fez voltar e tornar a história da vida desse homem diferente das demais, assim como ela mesma aprendeu algo mais com essa situação.

Todo mundo tem seus problemas, mas olhar para o lado e dar uma ajuda quando vemos que a pessoa realmente precisa de algo, não custa muito. E claro que saibamos separar as pessoas que só querem usurpar das que realmente precisam de uma mão. Percebemos um caso isolado aqui, porque o seu António não estava alcoolizado, nem parecia estar com outros problemas que vemos por aí. Vai do sentimento de cada um ajudar. Já que por causa do governo hoje em dia, muitas pessoas querem somente nosso dinheiro sem nos dar nada em troca, se pedimos para cortarem uma grama ou limparem um pátio, se acham explorados, sendo que acreditam que devíamos somente dar o dinheiro para sustentá-los. Se eu estivesse numa situação como a do seu António, eu faria qualquer coisa para juntar dinheiro e voltar para casa. Mas cada história é uma história e ele estava desiludido e sem forças, então messam as dimensões de seus atos na hora de ajudar. Como aqui foi um caso de solidariedade, pode ser que nem sempre tenhamos essa sorte de encontrar uma boa pessoa.

Cada história que leio me faz analisar de uma maneira que penso se não estou falando asneiras, mas essa é a minha visão do caso. Espero que vocês tenham a oportunidade de conferirem por si mesmo essas histórias e tirarem suas próprias conclusões. Agradeço sempre pelo belíssimo presente da amiga Francilangela Clarindo que tem me mostrado um ponto de vista diferente a cada nova história que leio.

As palavras transformam quem somos e como pensamos, leia sempre!

Beijokas Mágicas Elis!!!! 

Um comentário :

  1. Elis, que boa dica você deu!
    acredito que seja uma leitura reflexiva. Cada história agrega um pouco de nós
    http://felicidadeemlivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Obrigado pelo comentário!!!
Se tiver um blog, deixe seu link para que eu possa visitar!!