segunda-feira, 10 de outubro de 2011

Entrevista - Ariel S. Nascimento

Olá Galera,

Hoje trago para vocês a entrevista com o escritor de A Lenda dos Deuses, lançado de forma independente pelo Site Clube de Autores, o escritor também faz parte da equipe do Clube dos Novos Autores que são parceiros/amigos aqui do blog...\o/..e vamos as respostas e informações...\o/

Sinopse do Livro:Em eras distantes, muito antes da primata Lemúria ou mesmo da próspera Atlântida, houve um levante épico dos demônios contra a mais recente e perfeita criação de Deus: o homem. Uma guerra que se estendeu até a quase extinção definitiva da raça humana, quando as preces dos homens foram finalmente atendidas. Para pôr fim à revolta, sete seres divinos encarnaram naquele mundo, equilibrando a guerra, trazendo de volta a paz à raça humana. Milhares de anos após o ocorrido, os demônios novamente se rebelaram. E caberá aos novos escolhidos vencer esta nova guerra, e trazer novamente o equilíbrio entre os homens.

1 - Quem é Ariel Nascimento ?
É bem difícil para alguém definir o próprio perfil, mas vou tentar. Sou um cara apaixonado pelas letras, tanto que o que mais gosto de fazer é ler e escrever. Sou fascinado desde pequeno por histórias mitológicas, lendas e mistérios, reais ou fictícios. Foi essa paixão pelas palavras que me guiou pelo caminho de me tornar um escritor, por mais difícil que seja fazer sucesso no Brasil, onde infelizmente vimos de uma cultura onde ler não é um dos maiores verbos praticados pelos tupiniquins. Sou formado em Direito e atualmente trabalho como servidor público em uma autarquia federal ligada à Fazenda Pública Nacional. Apesar de atuar na administração pública, luto todos os dias nessa guerra interminável contra a corrupção do sistema.

2 - Como a ideia para o livro surgiu?
A ideia surgiu há mais ou menos dez anos, quando eu tinha 14 anos de idade e estava prestes a largar os brinquedos. Movido sempre por minha imaginação, eu costumava passar horas e horas brincando com meus bonecos, inventando tramas e histórias, contínuas ou não. Quando a adolescência chegou, acabei largando os brinquedos, mas a minha imaginação continuou em erupção. Foi aí que tive a ideia de passar tudo aquilo que eu fazia em minhas brincadeiras para o papel, transformando-o em uma história completa. Uma brincadeira que acabou fazendo parte da minha vida.

3 - Como chegou a escolha do título?
A escolha para o título foi algo realmente muito difícil. É engraçado dizer isso, mas, como eu já falei, sempre fui apaixonado por lendas, mitologias e afins. E, particularmente, eu adorava a palavra “Legend” (lenda em inglês). Por serem “deuses” os personagens centrais da história, acabei escolhendo “A Lenda dos Deuses”, já pensando no título em inglês, “The Legendo of Gods”. Hoje em dia eu acho esse negócio de “estrangeirismo” uma grande bobagem, mas quando se tem 14 anos de idade, não se tem muita noção de valores, culturas etc.

4 - O que deseja passar para as pessoas através dele?
Eu queria passar às pessoas tudo aquilo que aprendi em todos esses anos que fiquei escrevendo essa história. Uma nova mitologia, uma lenda jamais vista antes, com inspirações em todas as outras que já existem. Parece clichê — e talvez até seja —, mas o que eu mais queria é que pessoas se transportassem para o universo que se desenrola a trama, se envolvessem com os personagens. Descobrissem em cada detalhe inspirado em todos os meus estudos a possibilidade de se criar algo novo com o que já existe. Resgatar aquela crença fantasiosa que se perdeu na transição de nossas mentes infantis para nossas mentes adultas.

5 - Encontrou dificuldades para lança-lo? Se sim, quais?
Dificuldades para lançar livro sempre tem, principalmente no Brasil, um lugar onde praticamente ninguém tem o costume de ler. E é exatamente por causa desta dificuldade que a gente encontra, por causa deste “medo” que as editoras têm, causadas pela própria cultura brasileira, de lançar algo que não dê retorno é que não houve outra saída senão apostar na publicação por meio de editoras “impressão sob demanda”. Mas um dia, se tudo der certo, ainda conseguirei colocá-lo em um local nas prateleiras das livrarias.

6 - Está trabalhando em algum novo projeto ou continuação de A Lendas dos Deuses?
Pra ser sincero, A Lenda dos Deuses é uma série de 7 livros, os quais estou revisando o segundo para lançar em breve e estou escrevendo o sétimo. Na verdade, a história seria dividida em 2 livros, cujo primeiro, inicialmente, fora finalizado em 2002 com pouco mais de 250 páginas. O segundo foi engavetado em 2004 com pouco mais de 300 páginas, no meio da história. O projeto foi retomado em 2006, depois de eu encontrar o arquivo perdido em alguns CDs de backup gravados à época. A linguagem estava horrível e a história muito mal escrita, mas a base tinha potencial. Trabalhei então na reescrita inteira do livro, acrescentando estudos e referências de tudo o que fazia parte da minha vida, principalmente de lendas e mitologias de diversas culturas. Acabei o primeiro livro com um pouco mais de 800 páginas, e o segundo com quase 1000. Aconselhado por muitos amigos, acabei dividindo-os em 6, precisando iniciar um sétimo para fechar a história definitivamente.

7 - Deixe um recado para os leitores:
O meu maior sonho é conseguir publicar meus livros. Mas ele só se realizará completamente se eu souber que os leitores estão gostando e se envolvendo. Por isso invisto muito nele, pois não há perfeição sem muito trabalho, e espero realmente que eu consiga atingir todos vocês.


Redes Sociais:

Quero agradecer ao Ariel o carinho e atenção com o blog, saiba que desejo-lhe muita saúde, prosperidade e sucesso com o seu livro atual e com os futuros lançamentos.

Beijokas Elis!!!

4 comentários :

  1. Gostei da entrevista, e concordo com o Ariel aqui no Brasil é difícil lançar livros, diferente dos E.U.A, onde uma pessoa lança seu primeiro livro e já consegue atingir um grande publico, o Brasil precisa incentivar a leitura, tudo bem nós adoramos os livros estrangeiros, mas também temos que saber apreciar os livros escritos pelos nossos conterrâneos, tem tanto autor bom só esperando uma oportunidade...Ariel te desejo sucesso e que você consiga lançar seus próximos 6 livros...Elis parabéns por essa iniciativa, assim a gente fica conhecendo alguns escritores que merecem ser conhecidos...bjos

    ResponderExcluir
  2. Bravooo!!
    Ariel, como sempre uma pessoa muito autêntica e inteligente! Uma entrevista realista e lúcida!
    Gostei.

    ResponderExcluir
  3. Adorei esse autor, ainda não conhecia o livro dele, mas gosto do tipo de coisa que ele escreve e vou procurar saber mais :)
    É legal ver um autor sendo tão aberto e, principalmente, sincero. Espero que ele consiga publicar todos os 7 livros da série. Por que, realmente, aqui no Brasil é dificil conseguir publicar o seu livro.
    Muito sucesso para ele e para o seu blog!

    Ah, e pode mesmo largar qualquer livro que você esteja lendo agora para começar Cidade Dos Ossos! Juro que você não vai se arrepender.

    Beijoos
    Minha Bagunça.

    ResponderExcluir
  4. Uau que legal, um otimo escritor entaum! Parabens A entrevista ficou demais! XD

    ResponderExcluir

Obrigado pelo comentário!!!
Se tiver um blog, deixe seu link para que eu possa visitar!!