quarta-feira, 10 de agosto de 2011

Entrevista - Ricardo Mandu

Oi Pessoal,
Hoje vou mostrar a entrevista do escritor do livro A Ordem dos Lendários que será lançado em breve pela Editora Dracaena.




1 - Quem é Ricardo Mandu?

Nascido em São Paulo em dezembro de 1976 e morador da cidade de Osasco. Tive o privilégio de ter uma infância regada por situações que estimularam a criatividade, aspecto que veio a se tornar fundamental logo aos 14 anos, quando me tornei menor aprendiz num curso de Torneiro Mecânico no SENAI. Estudei e trabalhei muito ao longo dos 20 anos de profissão, o que me proporcionou subir inúmeros degraus e chegar à condição de Coordenador de Manutenção numa grande empresa locadora de gruas para a construção civil. Encontrei a felicidade quando conheci minha esposa. Juntos construímos tudo aquilo que sonhamos. Para isso contamos não só com empenho, mas também com oportunidades. Os obstáculos foram na verdade aprendizados que nos deram uma noção maior do que realmente somos capazes de realizar. Além disso, sou privilegiado e agradeço todos os dias por isso, pois convivi com pessoas inesquecíveis, que me ajudaram a descobrir e lapidar a arte de inspirar as pessoas através da literatura.

2 - Como a ideia para o livro surgiu?

Gosto muito de mitologias, lendas e contos, uma literatura que permite a imaginação voar longe. Outro ponto que contribuiu bastante e que estimula muito a criatividade são os segredos de nosso passado que ainda não conseguimos desvendar. A ideia foi amadurecendo gradativamente e formar um grupo de pessoas que detinham esses segredos tornou o enredo bem interessante. Então, após muitas pesquisas e algumas agradáveis coincidências surgiu A Ordem dos Lendários.

3 - Como chegou a escolha do título?

Depois de desenvolvido o enredo, a questão do grupo de pessoas detentoras dos segredos da humanidade ganhou força. A estrutura racionalmente organizada e hierarquizada, juntamente com o significado de cada membro dentro da formação, pois cada um deles é fruto de uma lenda, teve como produto final e título da série o nome A Ordem dos Lendários.

Já o subtítulo, O Livro das Revelações, enfatiza o objeto mais fascinante que Gabriel tem em suas mãos, onde através da leitura inicia sua jornada de autoconhecimento. Conhece fatos históricos e a verdade por trás deles. O leitor ficará tão surpreso quanto o próprio Gabriel com as revelações contidas nesse artefato mítico.

4 - O que deseja passar para as pessoas através dele?

Sonhar é o primeiro passo para alcançar uma meta, mas há dificuldades que enterram muitos sonhos. No livro é possível perceber que o grande segredo para transformar sonhos em realidade é na verdade descobrir o plano que existe para cada um de nós, o qual se encaixa perfeitamente aos nossos defeitos e qualidades.

A verdade por trás dos fatos é que nem tudo o que desejamos nem sempre é o melhor pra nós. O caminho do autoconhecimento é o único que pode nos ensinar os sinais que a vida nos dá. Aos que descobrem isso conhecem a verdadeira felicidade e capacidades inatas que não tiveram oportunidade de aflorar.

5 - Encontrou dificuldades para lança-lo? Se sim, quais?

O mercado literário é muito concorrido e há muitos trabalhos de qualidade batendo na porta das editoras diariamente. De todas as tentativas de apresentar meu trabalho percebi duas situações que foram fundamentais para tornar meu sonho uma realidade.

A primeira é que para as editoras, em muitos casos, cada escolha é uma renúncia, pois os custos de editoração de um livro são altos e as escolhas precisam ser certeiras. Essa sinergia é uma mistura do sonho do autor e o ramo de trabalho das editoras e entender essa relação de interesses ajuda bastante para continuar tentando.

A segunda situação é que a cada resposta negativa procurei inovar na apresentação do meu trabalho. A melhoria contínua e a persistência foram fundamentais, pois 95% foi de trabalho e onde minhas mãos não poderiam atuar, Deus me guiou para o “caminho” que deveria seguir. Primeiro precisei entender tudo que descrevi, depois colhi o fruto do aprendizado.

6 - Está trabalhando em algum novo projeto ou continuação de A Ordem dos Lendários?

Sim. A história completa será contada em 3 livros, sendo esta primeira enfatizada nas descobertas de Gabriel. Além dessa série, há outro trabalho que serve como base para a Ordem dos Lendários, pois essa primeira trilogia é ainda uma pequena parte. A história dos Lendários remonta muitos séculos e passagens que nunca chegaram ao conhecimento da humanidade. Posso afirmar que há muito para ser contado sobre os Lendários e os amantes da literatura de ficção ainda terão muitas surpresas.

7 - Deixe um recado para os leitores:

Há uma frase de Brian Tracy, Presidente e Gestor de sua empresa, especializada no treino e desenvolvimento de indivíduos e organizações, que diz o seguinte:

“Esteja preparado para vencer os ciclos e as dificuldades da vida; sucessos nunca são permanentes e falhas nunca são o fim”.

A magia da vida é não nos deixar nunca nos acomodar, por isso o valor das coisas não está no tempo que elas duram, mas na intensidade que acontecem, por isso existem momentos inesquecíveis, acontecimentos inexplicáveis e pessoas incomparáveis.

R.L.Mandu

Redes Sociais:

Twitter: https://twitter.com/#!/rlmandu


Facebook: http://www.facebook.com/rlmandu

Site: www.rlmandu.com.br

Google Buzz: https://profiles.google.com/ordemdoslendarios/buzz

E-mail para contato: autor@rlmandu.com.br

Ricardo quero agradecer a atenção e o carinho em responder minhas perguntas....lhe desejo saúde e muito sucesso...que possamos ver ainda muitos lançamento seus por ai...\o/...\o/


Por hoje é só pessoal...Beijokas Elis!!!


2 comentários :

  1. Parabéns pela entrevista, realmente está muito boa! Adorei as respostas dele e principalmente suas perguntas, soube conduzir bem.

    Beijão ♥
    Priscilla Duhau
    Livrificando

    ResponderExcluir
  2. Elis !
    Que entrevista legal! Quero muito ler o livro dele, a curiosidade tá me mantando... Enfim, obrigada pelo comentários lá no blog!
    É a primeira vez que visito o seu e adorei! Assim que chegar em casa (tô no celular... -hehe) vou voltar aqui pra te seguir, ok?
    Beijinhos,
    Gislaine | Paraíso da Leitura

    ResponderExcluir

Obrigado pelo comentário!!!
Se tiver um blog, deixe seu link para que eu possa visitar!!