terça-feira, 6 de março de 2012

Entrevista - João Fernando Silva Greco

Oi Galera,

Hoje temos uma entrevista com o autor de O Diário das Revelações, lançado de forma independente pelo Clube de Autores.

1 - Quem é João Fernando Silva Greco?
Eu sou um escritor, compositor e poeta de 30 anos de idade. Ainda não obtive sucesso com nenhum livro ou música, mas sei que isso é apenas uma questão de tempo e cotando com a ajuda dos amigos, esse tempo diminui cada vez mais.

2 - Como a ideia para o livro surgiu?
O Diário das Revelações é minha autobiografia, não me pergunte como, mas eu sempre soube que iria escrevê-la um dia. Tenho um história de vida bastante tumultuada e cheia de aventuras, não como essas que se vê em filmes ou livros de ficção, aventuras reais e as vezes pouco engraçadas, contudo tais circustâncias que começaram a acontecer comigo desde tenra idade, levaram-me a guardar muitas histórias dentro das gavetas de minha memória.

Aproveitei o embalo de minhas memórias e resolvi contar também algumas histórias de meus antepassados, mãe, avós, etc... Sempre soube que eles tiveram vidas bastante tumultuadas também, cheias de "aventuras", sabendo que sem eles eu não existiria, achei mais do que justo acrescentá-los a minha obra. O final de tudo isso foi O Diário das Revelações - Uma História Real.

Há quem me pergunte assim: - Mas você só tem 30 anos e já escreveu sua autobiografia? - Para essas pessoas eu costumo lembrar de outros livros como, Cristiane F, 13 anos, drogada e prostituida ou então Feliz Ano Velho de Marcelo Rubens Paiva. As pessoas ainda se apegam muito a esse número que serve para calcularmos as primaveras de nossas vidas, mas a vida não é feita de números e sim de momentos, alguns bons e outros não tão bons assim, desses momentos eu sempre tive muito para falar.

3 - Como chegou a escolha do título?
Sou uma espécie de colecionador de títulos, as vezes estou no meio da rua e falo alguma coisa que segundos depois começa a parecer-me um bom nome para um livro, nesses casos eu anoto e deixo arquivado, as vezes surge a história para o título. Quando isso não acontece, prefiro concluir o texto e pensar no título depois, mas O Diário das Revelações, foi um desses momentos criativos que tive há pelo menos quatro anos antes de começar a escrever o texto.

4 - O que deseja passar para as pessoas atráves dele?
Não tenho a pretenção de achar que minha história de vida ira ensinar algo de muito especial para as pessoas, penso que todas as histórias de vida ensinam pequenas coisas e isso é muito bom. Minha maior intenção, talvez a maior mensagem que desejo passar nesse livro é a de que todos nós passamos por situações difíceis nessa vida, algumas muito semelhantes inclusive, isso para que percebamos que jamais estamos sozinhos, que sempre haverá muita gente que compreenderá exatamente o momento que estamos vivendo. Outra coisa muito importante é a ideia de que TUDO PASSA, sempre e sempre. As vezes quando passa deixa algumas cicatrizes, mas o alívio é sempre muito consolador e ele sempre existirá.

5 - Está encontrando dificuldades para lança-lo? Se sim, quais?
Hoje no Brasil nós escritores, contamos com uma empresa chamada Clube de Autores. Sem eles eu não teria conseguido até hoje ver meus livros publicados, pois o mercado anda bastante concorrido, a iniciativa dos idealizadores do Clube de Autores merece aplausos enfáticos, pois, tem muita gente boa por aí que está só esperando uma chance para sair do anonimato e a emoção de ter seu livro publicado em suas mãos, é incrívelmente única.

Como nada é perfeito e essa imperfeição sempre tem um motivo, seria inviável para o Clube de Autores, prestar os serviços completos de uma editora convencional sem cobrar por eles, quanto a diagramação e capa eu mesmo fiz e ficaram muito boas, modéstia a parte, quanto a revisão ortográfica e gramatical eu tenho uma revisora excelente que sempre trabalha para mim com muito amor, agora quanto a divulgação, nossa, como isso é difícil.

Editoras convencionais, dessas que compram a ideia do autor e investem nela são cada vez mais raras, o que há aos montes por aí são editoras até boas, mas que cobram tudo do autor. Se você tiver no mínimo R$ 4.500,00, terá seu livro publicado e divulgado em alguns meios de comunicação, com uma tiragem pequena, mas enviado a várias livrarias físicas e virtuais por um preço de capa mais acessível, caso contrário a coisa fica difícil.

Minha maior dificuldade hoje em dia, é levar minhas obras até os leitores, criar neles a curiosidade em lê-las e a partir daí começar a formar uma corrente de leitores em volta de minhas obras, novamente despindo-me da modéstia, sei que meus textos são bons e através do feedback de meus leitores, que mesmo com as dificuldades, sempre estão aumentando, sei que pelo menos 95% deles gostaram do que leram e aprovaram meu tipo de escrita, agora só preciso de mais oportunidades, tenho certeza que elas chegarão em momento oportuno.


6 - Está trabalhando em algum novo projeto ou continuação de "O Diário das Revelações"?
Tenho um outro título já publicado no Clube de Autores também, chamado Memórias de um Preto Velho e um terceiro texto já está pronto, mas desse não posso falar muito ainda, pois precisa de capa e revisão gramatical, mas posso garantir que é uma excelente ficção, dessas de tirar o folego.

Quanto a contiuação de O Diário das Revelações, escrevo um novo capítulo todo dia que levanto de minha cama e começo um novo dia, com certeza, mesmo não sabendo quando, irei publicar uma continuação dele, quem sabe quando eu juntar mais 30 anos de histórias para contar!

7 - Deixe um recado para os leitores:
Eu poderia dizer uma série de coisas bonitas aqui, mas o momento é de ir direto ao assunto e pedir ajuda.

Primeiro, agradeço você Elis, pelo apoio e iniciativa de elaborar essa entrevista, saiba que você é uma daquelas pessoas que, por mais que não nos conheçamos pessoalmente, já fez a diferença em minha vida de escritor! OBRIGADO.

Quanto aos queridos leitores, preciso da ajuda de vocês, acessem minha página do Clube de Autores, deixem lá um comentário, ajudem-me a divulgar minhas obras e se possível comprem alguma delas. O Diário das Revelações está sendo vendido também em formato E-book no Clube de Autores, por apenas R$ 12,06, é um precinho acessível para todo mundo e com essa módica contribuição à minha arte, vocês estarão me fazendo muito feliz!

Quem quiser ler alguns capítulos de O Diário das Revelações, basta acessar o site http://www.odiariodasrevelacoes.blogspot.com.

Mantenho também um blog onde costumo publicar minhas ideias, quem quiser ler um pouquinho mais de mim, basta acessar http://meucoracaonoturno.blogspot.com/

Minha página no Clube de Autores pode ser acessada no seguinte endereço:
Muita Paz e Muita Luz a todos!

Redes Sociais
Página no Clube de Autores: João Fernando Silva Greco
Blog Pessoal: Meu Coração Noturno
Adquira seu exemplar AQUI


João agradeço a simpatia e o carinho com o blog. Desejo muita saúde, muito sucesso e que alcance tudo o que deseja. Beijokas Elis!!!

Nenhum comentário :

Postar um comentário

Obrigado pelo comentário!!!
Se tiver um blog, deixe seu link para que eu possa visitar!!