quinta-feira, 18 de junho de 2015

Apenas Um Ano - Gayle Forman



Adicione no Skoob

Título: Apenas Um Ano
Autor/a: Gayle Forman
Editora: Novo Conceito
Páginas: 352

Sinopse: Em Apenas um Dia, os momentos de paixão entre Allyson e Willem foram interrompidos de maneira abrupta, lançando a jovem em um abismo de questionamentos e dor. Agora a história é contada pela voz de Willem. Sem saber exatamente o que o atraiu na garota de olhos grandes e jeito comportado, o rapaz inicia uma busca obsessiva por pistas que levem até a sua Lulu mesmo sem saber sequer o seu nome verdadeiro.
Enquanto tenta compreender o mistério que os separou, Willem se esforça para costurar relacionamentos desgastados e procura respostas para o futuro. Mais do que uma aventura de verão, o encontro em Paris significou para ele o início da vida adulta. Da mesma autora dos best-sellers Se Eu Ficar e Para Onde Ela Foi,

Apenas um Ano reúne todos os ingredientes de um romance imperdível: viagens, saudade, encontros, desencontros e amor.


************************

Fiquei com receio de ler no início, pensando que a autora não conseguiria escrever essa história de outro ponto de vista, digo sem se repetir. Mas tamanha foi a minha surpresa quando me pego agarrada a cada página, para saber o que aconteceu na vida de Willem e quais foram os sentimentos dele, em relação a tudo que viveu com "Lulu". Esse é um ponto importante, pois como li "Apenas Um Dia", sei de muitos pensamentos e ações da "Lulu", que ele nem recorda o nome, pois quis viver esse dia de uma forma livre e sem se prender.

Mas como pode-se viver dessa maneira, quando se perde algo que não achava importante e que nem sabia o quanto o era, até perder de vista. A ligação entre os personagens é tão marcante que a forma abrupta com que o destino os separou, nos faz pensar que devemos conhecer as pessoas ao máximo antes de perdê-las pelo acaso.

Willem tenta voltar a sua vida de viagens e aventura, mas sente que falta algo ou seria alguém que tocou seu coração, mas como achá-la se nem seu nome verdadeiro ele sabe. Como encontrar algo que está faltando sem pistas. Ele entra num estado estranho que nem seus amigos conseguem identificar, se sente perdido mesmo quando tenta procurar, joga sua frustração em cima da falta que sente de sua mãe. Que parece não se importar por onde ele anda ou o que anda fazendo. Á primeira vista ele parece uma pessoa de posses que como não tem o que fazer da vida, fica viajando pelo mundo e gastando dinheiro que para ele não tem problema. Vive em albergues e pensões baratas. E é incrível que ele nos apresente o quão maduro e centrado ele pode ser. Um ator, um artista em busca de algo que lhe dê sentido. Cansado de procurar, começa a apostar no destino, sem esquecer o grande dia da sua vida e percebe que ele, por esconder seus sentimentos, pode estar perdendo partes boas da sua vida em família. 

Me emocionei em algumas partes, pois os escritores podem nos tocar de uma maneira incrível quando já temos uma concepção formada de um certo personagem. Nada é o que parece e cada um sofre de uma maneira. Temos de aprender a nos comunicar, para fazer a vida valer a pena. Sinceridade e carinho é que temos de passar e dividir. Mesmo sabendo parte do final da história, que para mim era perfeita. Gosto da escrita da Gayle Forman e tenho me apaixonado constantemente por ela. Eu recomendo esta leitura, tanto como primeira leitura, como para ler após "Apenas Um Dia", afinal a ordem não vai alterar os fatores nesse caso. E você já encontrou a dupla felicidade?


Beijos Elis!!!

3 comentários :

  1. Elis!
    Realmente dá medo quando um escritor mostra o outro lado, mas sabe que gosto?
    Pena Willem ter perdido a memória.
    O livro parece uma ótima continuação...
    “A amizade é , acima de tudo, certeza – é isso que a distingue do amor.”(Marguerite Yourcenar)
    cheirinhos
    Rudy
    http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com.br/
    Participe no nosso Top Comentarista!

    ResponderExcluir
  2. oi flor, pelas expectativas que coloquei no livro fiquei meio tristinha com o desenrolar da trama, apenas não me senti bem, mas de toda a forma foi um livro legal
    http://felicidadeemlivros.blogspot.com.br/2015/06/resenha-lista.html

    ResponderExcluir
  3. Eu achava que Apenas um Ano seria a continuação do encontro deles, mas enfim... achei injusto e errado, mas quem sou eu para falar alguma coisa. huahauhauhauahuah. Tu tava empolgada nas palavras hein! Chique no último!

    Beijos,

    Greice Negrini

    Blogando Livros
    www.amigasemulheres.com

    ResponderExcluir

Obrigado pelo comentário!!!
Se tiver um blog, deixe seu link para que eu possa visitar!!