terça-feira, 28 de janeiro de 2014

#Adeus à Inocência - Drusilla Campbell

Olá seguidores de A Magia Real, 

Trago hoje uma resenha polêmica porque aborda o tema violência doméstica. Leiam a resenha e deixem sua opinião, obrigada!


Avaliação da Rudy: 3,7/5,0

Adicione no Skoob

Opiniões no Orelha de Livro

Título: Adeus à Inocência
Autor/a: Drusilla Campbell
Editora: Novo Conceito
Páginas: 272

Madora Wellis aos 12 anos perde o pai que comete suicídio em Yuma/Arizona. A mãe o abandona à própria sorte e apesar de tímida e sem muita iniciativa, influenciada pela melhor amiga Kay-Kay, que é o oposto dela e má influência, passa a se envolver com pessoas inescrupulosas, drogas, álcool, etc . Aos 17 anos passa mal em uma das 'festas' e ao sair, se depara com Willis que a 'resgata' daquela situação constrangedora... e passa a ser seu ídolo.

Willis Brock é um sociopata, fica a espreita de garotas inocentes como Madora e tenta 'resgatá-las' de sua própria sorte. Sonha em entrar na faculdade de medicina, embora não tenha sido um bom aluno e não tenha passado nos exames que prestou. Após alguns anos vivendo como andarilho e levando Madora consigo, acaba se instalando no Ever Canyon, lugar totalmente deserto, sem TV, telefone, computador, nenhuma tecnologia, afastado de tudo e todos. Madora sente-se grata por Willis tê-la salvo e como o ama, justifica todas suas atitudes, mesmo que não a alimente direito, a mantenha afastada de tudo e todos em uma casa em ruínas. Ele quer economizar cada centavo para cursar a faculdade desejada. Até que um dia ele traz para casa Linda, uma jovem rebelde, drogada e moradora de rua que está grávida; a amarra com correntes no trailer atrás da casa e obriga Madora cozinhar, limpar e cuidar de Linda até que o bebê nasça. E aí que começa a se questionar sobre as atitudes de Willis, porque após o nascimento do bebê, que ele vende, continua a manter Linda prisioneira e passa a mudar de atitude em relação a Madora, chegando a agredi-la fisicamente.

É nesse contesto que conhece Django Jones, garoto de 12 anos, muito curioso, que acaba de perder os pais em um acidente de carro e apesar de muito rico e de ter um irmão a quem gosta muito, mas não tem condições de ficar com ele, vai morar com a tia Robin. Privado de seus aparelhos eletrônicos e tudo o mais, não consegue se adequar a nova vida.

Ao chegar na casa da tia após a escola, vê um carro parado com um cachorro dentro, os vidros fechados e fica revoltado, entra em casa já brigando com Willis, que está sendo contratado por Robin para dar assistência técnica domiciliar à mãe dela que fará uma cirurgia. Revoltado por ver que Willis deixou o cachorro Foo trancado em um calor insuportável dentro do carro, resolve descobrir onde ele mora e levar Foo para morar consigo. Encontra a Modora e tornam-se amigos, embora ela tente afastá-lo sempre que pode para não confrontar Willis.

Modora vai descobrir que o mundo é muito mais amplo do que aquele que vive e vai viver uma aventura inesperada ao lado de Django e Foo...

***************

O livro é um verdadeiro drama. O que achei de mais interessante foi o drama psicológico vivido pela protagonista, embora na minha opinião poderia ser um pouco mais explorado e desenvolvido pela autora, já que é um fato que acontece mais do que podemos imaginar: pessoas dominadas psicologicamente por outras 'mais fortes'.

Modora foi uma protagonista fraca, extremamente submissa e sem reações, nem questionamentos, daí de repente, ela toma atitudes que jamais esperaria, uma mudança bem radical de uma hora para outra e um tanto tardia.

Willis é um sociopata de verdade, entretanto, achei que ele seria mais perigoso do que realmente é, na verdade, as razões que o levaram a ser assim, vieram da infância de sua mãe e isso também não foi explorado na história. Talvez ele seja mais ambicioso e interessado em um objetivo, do que realmente mau.
O que mais dá vida ao livro é a curiosidade e as atitudes destemidas de Django ao lado de Foo. Apesar da pouca idade, tem conhecimento diversificado e claro, o furor de criatividade de qualquer adolescente. Achei que mesmo sofrendo com a perda dos pais, ficou o sentimento que ele não sofreu tanto e isso é esquisito para um preadolescente...

Não sei dizer... me peguei muitas vezes 'brigando' com o livro, pensando que tal atitude poderia ser diferente, tal pensamento deveria ser de outro jeito, enfim, questionando muito a história que ficou com algumas pontas soltas e teve um final deplorável, na minha opinião.

Bem, a leitura não foi de toda ruim e nem de toda boa. É um livro interessante do ponto de vista de alerta para as adolescentes que se envolvem com alguém de personalidade um pouco mais forte e as dominam. Não foi uma das melhores leituras, faltou algo, talvez um aprofundamento maior das relações, das personagens e dos sentimentos.

Cheirinhos Rudy!!!

4 comentários :

  1. Elis!
    Obrigada por poder compartilhar minha resenha aqui.
    E tem sorteio do livro lá no blog: http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com.br/2013/12/resenha-63-adeus-inocencia-drusilla.html
    Participem!
    cheirinhos
    Rudy

    ResponderExcluir
  2. Oiee Rudy:)
    Gostei da tua opinião, até então foi a primeira resenha que li do livro, a capa é tão bela, bem o livro foi valido mexeu com teus sentimentos, mesmo que tenha sito para ficar em dúvida se gostou ou não. rsrs
    Beliscões da Máh♥
    Cantinho da Máh

    ResponderExcluir
  3. Uma pena o livro não ter agradado tanto. Eu estava bem ansiosa com a leitura dele, agora fiquei na dúvida.
    Bjs, Rose.

    ResponderExcluir
  4. ‪acho que o livro com um tema tão profundo e complicado o deixa muito tenso!
    http://felicidadeemlivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Obrigado pelo comentário!!!
Se tiver um blog, deixe seu link para que eu possa visitar!!