segunda-feira, 16 de abril de 2012

Apolo e Dionísio - José T. Pers [Contos]

***************
Minha Avaliação
O autor nos apresenta algumas faces do ser humano, através de seus seis contos.
Enquanto uns tentam impressionar armando e acabam se deparando com o perigo; outros pensam estar se livrando de um problema e ganham uma consciência pesada. Porém alguns não tomam jeito e outros aprendem que nem tudo pode ser resolvido de qualquer maneira.

"Apolo representa a harmonia, o equilíbrio. Dionísio representa a irreverência, a agitação."
(pg. 11)

"Com uma mão segurando o vaso e a outra agarrada à borda do parapeito Irene foi de repente trespassada por uma ideia que a paralisou com a clareza das coisas terríveis."
(pg. 33)

O livro também nos mostra que a gentileza pode salvar uma vida, por isso fique antenado quando isso acontecer, no entanto não tire conclusões precipitadas. E entendam que o passado e o futuro podem ser escuros se você escolher os caminhos errados, afinal sabemos que sempre existirão pessoas vingativas que correrão atrás do que acham correto, então não faça aos outros o que não deseja que façam com você.

"Aparentemente ele tinha-se transformado numa espécie de seu anjo da guarda..."
(pg. 50)

"Ninguém jamais se esqueceria de uma aventura de duas semanas como aquela."
(pg. 63)

"Então puxou-a para si e beijando-a no pescoço fez deslizar uma das mãos..."
(pg. 85)

E por fim José nos leva a uma cidade pequena, onde os personagens são diversificados, apresentando assim a vida como ela é ou poder ser. Conclui que somos todos capazes de tudo ou de nada. E quem menos demonstra, pode esconder um terrível segredo.

"Outras vezes não bastavam as imagens que ela criava, sentia necessidade de algo mais tangível."
(pg. 127)

Pontos positivos: A leitura dos cinco primeiros contos flui rapidamente, vamos nos envolvendo nas histórias e ficamos curiosos com os desfechos.

Ponto negativo: Já para mim ouve somente um único ponto negativo, o desenrolar do último conto ficou com tantos personagens que atrapalhou um pouco o meu compreendimento durante a busca pelo culpado, mesmo relendo e entendendo tudo que aconteceu, demorei para concluí-lo. No entanto o final me surpreendeu.

Fiz uma leitura rápida, onde consegui me prender no estilo do autor, que mistura suspense com situações inusitadas e virei uma admiradora de seus contos. Agradeço por ter escolhido o blog, ter tido paciência com minha lista de leitura e pela atenção que dispensou a mim. Desejo-lhe muita saúde, felicidade e sucesso. Que seus contos e publicações conquistem muitos outros leitores, como me conquistaram.

E como última notícia por hoje, saibam que em breve teremos uma entrevista com o autor...\o/

Beijokas Elis!!!!!!!

Nenhum comentário :

Postar um comentário

Obrigado pelo comentário!!!
Se tiver um blog, deixe seu link para que eu possa visitar!!