domingo, 23 de março de 2014

Dias Melhores Virão - Jennifer Weiner

Avaliação A Magia Real: 2,5 / 5,0

Adicione no Skoob

Título: Dias Melhores Virão
Autor/a: Jennifer Weiner
Editora: Novo Conceito
Páginas: 400

Confesso que é necessário concentração para entrar na história, me perdi no início porque não conhecia os personagens e estava com a mente a mil, então voltei com a mente limpa e comecei novamente. Ruth Saunders é uma mulher que sofreu muito, perdeu os pais cedo em um acidente de carro que a deixou com sérias cicatrizes que ela levou anos realizando cirurgias para tentar melhorar, mas notamos que não ficou satisfeita, tanto que as pessoas ficam impressionadas com sua aparência.

Enquanto ela ficava no hospital passando por dores e tristezas, sua unica alegria era assistir um programa de TV chamado "As Supergatas". Com os pais falecidos quem cuida de Ruth é sua avó Rachel, a avó que qualquer pessoa gostaria de ter. Ela alimenta os sonhos da neta e faz de tudo para que não sofra. Ela lhe dá um diário e pede que Ruth escreva sobre seu dia enquanto ela trabalha. O tempo vai passando e temos entre momentos da atualidade, histórias do seu passado, da época da escola e da faculdade. Tudo a direciona para o humor ácido ou divertido e após algumas decisões ela decide que quer ter seu próprio programa no ar, ser uma escritora e produzir algo que seja bom para as pessoas, como "As Supergatas" foi pra ela. Ela resolve que irá produzir "Dias Melhores Virão", que é baseado na sua história pessoal. Gostei do desenrolar porque realmente notamos que muitas vezes não valorizamos o trabalho em conjunto das pessoas, quando lemos um livro pensamos somente no autor, quando vemos TV, pensamos somente nos atores e na história. Quantas vezes deixamos de valorizar todas as pessoas que englobam a obra para que o trabalho final tenham um resultado final satisfatório?

E aqui ela começa a cair na real, pois o que é produzido pelo que percebemos no livro, nem sempre é o que realmente foi escrito. Há os poderosos que decidem quem é bom e quem não é, dizem as cenas que merecem ir ao ar e fazem com que suas decisões sejam cumpridas. Nos é mostrado um lado cruel de Hollywood, eles deixam de dar oportunidades a pessoas por não serem conhecidas, mesmo que sejam as melhores nos testes, magoam e não sentem remorso. E Ruth vai cedendo e deixando as coisas acontecerem, o que nos faz perguntar: - Será mesmo que vale a pena se corromper pelo estrelato modificando tudo que realmente sonhou mostrar para as pessoas, só para ter seu nome na mídia?

Admiro a personagem pela batalha, por aceitar tantas coisas para realizar seu sonho. Mas eu, no lugar dela não teria feito tudo da mesma maneira, creio que não teria ido ao ar, por ser cabeça dura e por não querer manchar os conceitos em que acredito. Claro que temos um desfecho maravilhoso, um romance inusitado que nos faz sorrir diante do desenrolar das cenas picantes, que mesmo sendo poucas ficaram na medida para essa história. Ficamos íntimos da personagem e ela nos parece uma amiga que sempre esteve por perto, por isso sabemos tudo referente a sua vida. Ela vai deixar saudade, assim como a sua avó, Dave e o Big Dave, achei ótimo essa maneira de distinguirmos um Dave do outro, só por um ser o Big Dave, não tem como se enganar. Conhecemos personagens que realmente dá vontade de bater ou se vingar e sem eles a leitura não estaria a altura da semelhança com a vida real. Não me arrependo de ter lido, pois me emocionei com ela.

Em minha conclusão, acredito que nem todos os leitores irão apreciar, por causa dos momentos em que ela cansa um pouco, mas os que concluírem ficaram com saudade da Ruth, da Rachel e dos Daves que eu não mencionei totalmente aqui, porém tem um importante papel no rumo da história.

Quotes:

"Talvez escrever para a TV fosse coisa importante em outras partes da América. Em Hollywood, queria dizer menos que nada." (pg.14)

"O mais difícil seria passar por vovó. "Me engane uma vez, a vergonha é sua; me engane uma segunda vez, a vergonha é minha", ela diria, e iria lembrar que meu coração já havia sido destroçado uma vez..."(pg. 21)

"- Não fui embora por causa da cadeira de rodas - baixei a voz, meu rosto em chamas." (pg. 324)

"...você não consegue "perfeição" na vida. E, salvo a perfeição, o que eu sei, para usar o ditado, é que dias melhores virão." (pg. 365)


A capa não me conquistou dessa vez, mesmo eu amando paisagens, mas ela tem relação com a obra. A diagramação ficou boa e eu encontrei três erros de ortografia, nada que prejudique a leitura. Agradeço a editora pela cortesia.

Não virei fã, mas com certeza voltaria a ler outra obra da autora, pois se ela sempre usa conselhos tão reais em suas histórias, sempre aprenderei algo e sei que valerá a pena cada minuto cedido do meu tempo.

Beijokas Mágicas Elis!!!

2 comentários :

  1. quero ler esse livro, é um livro que me fez apaixonar a primeira vista!
    http://felicidadeemlivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Oi Elis, gostei muito da capa, porém a sinopse não me agradou de todo e fui pesquisar opinião por aí afora e acabei me decidindo por evitar esta leitura, se com a sinopse achei um tanto parado, imagina o livro em si, sem contar que ele é grossinho, né?

    Minha Velha estante
    Leitura Nossa de Cada Dia

    ResponderExcluir

Obrigado pelo comentário!!!
Se tiver um blog, deixe seu link para que eu possa visitar!!