quarta-feira, 31 de agosto de 2011

A Moreninha - Joaquim Manuel de Macedo



Admito que nunca havia lido nada de Joaquim Manuel, que comprei esse livro quando tinha 14 anos, numa lojinha onde o vendiam a preço de banana por ser uma versão econômica de um clássico brasileiro. E que jamais pensei que o lerei esse ano. E que somente o li por causo do desafio literário que estou participando.

E agora diante de todos leitores e amigos eu confeço que simplesmentes amei, me encantei e releria esse romance muitas vezes. Depois de se ler alguns clássicos nos acostumamos com o modo da escrita e acabamos por devorar o livro como qualquer outro.

Joaquim soube como escrever de maneira clara, divertida, romantica e linda. Nos prendendo a história de uma maneira maravilhosa. Não nego que gostei de conhecer cada personagem, principalmente Carolina e Augusto os protagonistas dessa bela obra. E o final surpreendente me encantou, juro que não o imaginava e que pensava que seria outro.

O modo como a história foi tramada, com seus versos em meio a prosa, suas frases bem estruturadas e romanceadas me encantaram. A aposta feita entre os rapazes, as conversas das moças, as histórias e lenda contada na obra me fizeram viajar para aquela ilha e me tornar um personagem da trama, por isso deixarei dois quotes para vocês que achei interessantes:
(Aviso que haviam muitos á colocar mas me decidi por esses...\o/)

"-E de qual gostarás mais, da pálida, da loira ou da moreninha? Creio que gostarei, principalmente, de todas." (pg: 5)

"A mulher deseja ser amada, fingindo não amar; deseja ser senhora do mesmo de quem é escrava:..." (pg: 54)

Esse último pode até parecer maxista, mas não deixa de ser verdadeiro, vendo-o pelo lado romanceado.

Eu super recomendo a leitura!!!

Beijokas Elis!!!!

3 comentários :

  1. Ah...vou ler!! Linda, teu blog é D+!!!
    Vc gostaria de escrever uma resenha do meu livro e sorteá-lo no blog?
    Bjs
    Marli

    ResponderExcluir
  2. Elis,

    Sabe que ainda não li nada de Joaquim Manuel de Macedo?? Acho que esta mais que na hora, rs, e a tua resenha me convenceu a agilizar isso. Assim que tiver a oportunidade eu o leio.

    ABraços ;)

    ResponderExcluir
  3. Quando criança/adolescente, lemos muitos clássicos com má vontade só porque esses livros são uma obrigação imposta pela escola. Mas chega um momento que devemos pegá-los para fazer uma releitura com outros olhos e sem preconceito. E sua resenha é um incentivo a isso. Parabéns!
    Bjs.

    ResponderExcluir

Obrigado pelo comentário!!!
Se tiver um blog, deixe seu link para que eu possa visitar!!