Admito que nunca havia lido nada de Joaquim Manuel, que comprei esse livro quando tinha 14 anos, numa lojinha onde o vendiam a preço de banana por ser uma versão econômica de um clássico brasileiro. E que jamais pensei que o lerei esse ano. E que somente o li por causo do desafio literário que estou participando.
E agora diante de todos leitores e amigos eu confeço que simplesmentes amei, me encantei e releria esse romance muitas vezes. Depois de se ler alguns clássicos nos acostumamos com o modo da escrita e acabamos por devorar o livro como qualquer outro.
Joaquim soube como escrever de maneira clara, divertida, romantica e linda. Nos prendendo a história de uma maneira maravilhosa. Não nego que gostei de conhecer cada personagem, principalmente Carolina e Augusto os protagonistas dessa bela obra. E o final surpreendente me encantou, juro que não o imaginava e que pensava que seria outro.
O modo como a história foi tramada, com seus versos em meio a prosa, suas frases bem estruturadas e romanceadas me encantaram. A aposta feita entre os rapazes, as conversas das moças, as histórias e lenda contada na obra me fizeram viajar para aquela ilha e me tornar um personagem da trama, por isso deixarei dois quotes para vocês que achei interessantes:
(Aviso que haviam muitos á colocar mas me decidi por esses...\o/)
"-E de qual gostarás mais, da pálida, da loira ou da moreninha? Creio que gostarei, principalmente, de todas." (pg: 5)
"A mulher deseja ser amada, fingindo não amar; deseja ser senhora do mesmo de quem é escrava:..." (pg: 54)
Esse último pode até parecer maxista, mas não deixa de ser verdadeiro, vendo-o pelo lado romanceado.
Eu super recomendo a leitura!!!
Beijokas Elis!!!!
Ah...vou ler!! Linda, teu blog é D+!!!
ResponderExcluirVc gostaria de escrever uma resenha do meu livro e sorteá-lo no blog?
Bjs
Marli
Elis,
ResponderExcluirSabe que ainda não li nada de Joaquim Manuel de Macedo?? Acho que esta mais que na hora, rs, e a tua resenha me convenceu a agilizar isso. Assim que tiver a oportunidade eu o leio.
ABraços ;)
Quando criança/adolescente, lemos muitos clássicos com má vontade só porque esses livros são uma obrigação imposta pela escola. Mas chega um momento que devemos pegá-los para fazer uma releitura com outros olhos e sem preconceito. E sua resenha é um incentivo a isso. Parabéns!
ResponderExcluirBjs.