quarta-feira, 4 de novembro de 2015

#Senhor das Moscas – William Golding

Oi Pessoal,

Hoje temos a resenha/análise da colunista Nathalia, vamos conferir:

Adicione no Skoob

Título: Senhor das Moscas
Autor/a: William Golding
Editora: Alfaguara
Páginas: 224

Finalmente li por minha própria conta e risco. Isso porque muitas pessoas que leram comentaram comigo que não tinham gostado por n motivos, mas, mesmo assim quis enfrentá-lo e para minha surpresa, sim eu gostei. Na verdade gostei MUITO do meu segundo livro do desafio Rory Gilmore. O livro recebeu o Prêmio Nobel de Literatura de 1983 e ao lermos a obra, percebemos porque tanta importância.

O enredo se atém num grupo de garotos entre os 4-12 anos que, fugindo de avião de seu país de origem devido a Segunda Guerra Mundial. No meio do caminho, eles sofrem um acidente e caem numa ilha desabitada. Agora, eles terão que se organizarem para sobreviverem até um possível resgate.
“Concordo com Ralph. A gente precisa de regras, e precisa obedecer as regras. Afinal, não somos selvagens. Somos ingleses; e os ingleses são os melhores do mundo em tudo. Por isso, a gente precisa fazer as coisas de jeito certo.” (Pág. 46)

A obra é repleta de simbolismos (percebi isso, lá pelo meio do livro) e através dessa ilha, o autor cria um mundo para provar o quanto a sociedade é frágil e autodestrutiva.

Ralph: o líder, eleito pela maioria dos garotos, representa a democracia. Assim, quando precisa resolver algum assunto, convoca uma reunião para saber a opinião de todos.

Porquinho: o gordinho entre os meninos, por ter asma não consegue ser útil em tarefas que exijam esforço físico. Mas é sempre consultado por Ralph, pois tem conselhos que ajudam no bom desenvolvimento deles. Representa a ciência.
“’Acho que precisamos saber os nomes de todo mundo’ disse o menino gordo, ‘e fazer uma lista. Precisamos organizar uma reunião’.” (Pág. 11)

Jack: o mandão da turma representa as formas de governo totalitário. É o chefe dos caçadores e por tal papel ganha forte influência sobre os outros garotos, utilizando a força como forma de persuasão. Vai ocasionar algumas brigas com Ralph (Totalitarismo X Democracia).

Simon: um dos mais velhos que será o porto seguro das crianças menores. Então, quando algum menino tem medo de dormir ou saudade dos pais, ele está ali para ampará-los. Simboliza a esperança.

Cabeça de porco: numa das caçadas de Jack, ele e seu grupo resolvem fazer uma oferenda ao “monstro” da ilha cortando a cabeça de um porco e deixando-a pendurada numa árvore. Simon que estava lá perto encontra essa cabeça cheia de moscas e resolve nomeá-la de Senhor das Moscas. Num momento, de tanto fitar esse porco, ele tem alucinações de que está conversando com ele e que essa cabeça tem o poder sobre os medos de Simon. Simboliza o medo e a maldade que existem em todos os garotos.
“Ajoelhou-se em meio às sombras e avaliou amargamente o seu isolamento. Eram selvagens, é verdade; mas eram humanos, e os medos de tocaia na noite profunda estavam chegando.” (Pág. 206)

Fica a dica de um livro muito bem escrito, espero que tenham gostado. Até a próxima ;)

4 comentários :

  1. só vi o filme e achei bem forte pelas reflexões que traz para a vida cotidiana
    felicidadeemlivros.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. Elis e Nathália, não querendo usar este espaço para fazer propaganda do meu desafio, mas o "O Senhor das Moscas" também faz parte da #SawyerReadingChallenge ;)

    Eu li o livro na adolescência, e gostei bastante, são inacreditáveis os desdobramentos que acontecem na história e em como a ideia de sociedade dos garotos reflete a nossa. Tenho que relê-lo para resenhá-lo ;) Também recomendo fortemente!

    Dois abraços

    ResponderExcluir
  3. Oie
    Nunca ouvi falar deste livro e nem do filme. Achei muito interessante e fiquei com vontade de ler. Gosto de livros com este tema.

    Beijos
    http://diariodeincentivoaleitura.blogspot.com.br/2015/11/tag-hall-of-shame-literario.html

    ResponderExcluir
  4. Oi Elis,
    Não conhecia esse livro, mas pelo tipo de coisas que costumo ler acho que não ia curtir muito...rsrs. Enfim queria te convidar a dar uma passadinha lá no blog também, pois hoje tem uma resenha especial feita pelo meu noivo de um livro nacional de fantasia. Te espero por lá.
    Beijos
    Raquel Machado
    Leitura Kriativa
    http://leiturakriativa.blogspot.com

    ResponderExcluir

Obrigado pelo comentário!!!
Se tiver um blog, deixe seu link para que eu possa visitar!!