sexta-feira, 6 de novembro de 2015

#172 Horas na Lua - Johan Harstad

Olá Galera,

Hoje a queridíssima Rudy, colunista aqui do blog e dona do Alegria de Viver e Amar o que é bom!!!, trás uma resenha supimpa pra vocês, confiram:

Adicione no Skoob

Avaliação da Rudy: 4,0 / 5,0

Título: 172 Horas na Lua
Autor/a: Johan Harstad
Editora: Novo Conceito
Páginas: 285

Em 2010 a cúpula da NASA se reuni e decide que irá enviar nova tripulação à Lua, entretanto, precisam de patrocínio e resolvem lançar uma campanha mundial onde selecionariam três adolescentes escolhidos aleatoriamente para comporem a equipe de astronautas que irão para Lua, causando sensação mundial.

Em 2018 são escolhidos os três ‘sortudos’: Mia Nomeland que mora na Noruega, tem 15 anos e uma banda que é seu mundo. Os pais a inscreveram pela internet sem que ela soubesse, pois não queria ir para Lua. Estava irredutível até que suas colegas de banda a convencem a ‘viajar’. Midori Yoshida tem 15 anos e mora em Shibuya, interior do Japão. Tem um relacionamento conflituoso com os pais e pensa apenas em gastar todo dinheiro que ganha com roupas e bugingangas.Sentia-se diferente dos adolescentes que convivia, seu sonho era sair de onde morava e conquistar o mundo como a irmã. Iria para Nova Yorque quando completasse maioridade e quando abriram as inscrições para viagem à Lua, viu sua oportunidade ser concretizada. Antoine Devereux com 16 anos é francês e sofre sua primeira desilusão amorosa. Não consegue superar, fica a espreita, vigiando sua ex com o novo namorado e vê na viagem para Lua a solução para sua tristeza.

Os ganhadores passariam 172 horas na Lua e ficariam na base lunar Darlah 2, construída nos anos 70, passariam por treinamento e algumas provas antes da decolagem.

Junto com mais cinco astronautas especializados, os três adolescentes partem para a viagem de suas vidas. O que não sabem é que poderão não mais voltar para Terra...

“Saíram do parque juntos. Várias pessoas pelas quais passaram lançaram olhares estranhos, imaginando se aquele sem-teto desgrenhado estava incomodando a garota. Algumas até pararam e perguntaram se estava bem. E estava. [...]” (pág. 93)
A primeira coisa que vou falar é que sou fissurada por ficção científica, principalmente a ficção original que fala sobre vida em outros planetas e extraterrestres. Sou uma humilde estudiosa sobre o assunto e quem quiser pode até me criticar, porém acho muita prepotência de nossa parte, acharmos que somos únicos no mundo cósmico imenso.

Dito isso, nem preciso dizer quanto estava com expectativa alta para leitura desse livro, já que é o primeiro no estilo editado pela NC e por ser um escritor norueguês. E me decepcionei um pouco, espera mais, muito mais...Veja! O livro não é ruim, porém não é o que esperava...

O que mais me decepcionou foi o fato de o autor ter escrito metade do livro sobre os adolescentes que seriam escolhido para viagem e ter deixado a parte ficcional sobre a viagem, aterrissagem e estadia na Lua um pouco à parte.

Não posso deixar de dizer que o mistério lunar me deixou intrigada e bem curiosa para saber sobre a origem de tudo. A tensão dentro da estação Darlah, a busca de solução para os problemas, inclusive para o retorno à Terra e outros problemas que enfrentaram, deixaram meu coração na mão e era como se estivesse junto deles, passando por tudo e vivenciando todo terror a que foram impostos.

Algumas explicações foram até aceitáveis para uma ficção, agora a causa de tudo... isso na foi explicado e fiquei um tanto frustada.

Um ponto bem positivo são as fotos e ilustrações que estão por todo o livro e facilitam a visualização e imaginação de como pode ser o local onde estão ‘hospedados’.

Ainda assim recomendo a leitura para quem como eu é aficionada pelo tema e quer uma leitura tensa e eletrizante.

Cheirinhos Rudy!!!

Um comentário :

  1. Oi Rudy e Elis
    Vi muitos comentários sobre este livro, gosto muito do tema. Que pena que a parte que digamos mais interessante da história, ele não tenha desenvolvido tanto. Sou curiosa por este livro.

    Beijos
    http://diariodeincentivoaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Obrigado pelo comentário!!!
Se tiver um blog, deixe seu link para que eu possa visitar!!