Olá Pessoal,
Hoje trago mais uma análise da colunista Rudy, do blog Alegria de Viver e Amar o que é bom!!!, confiram:
Adicione no Skoob
Avaliação da Rudy: 5,0 / 5,0
Série: Supernova
Volume: 1
Autor/a: Renan Carvalho
Editora: Novo Conceito
Páginas: 438
Leran Yandel mora em Acigam, local isolado, com ditadura implacável pela opressão de seus governantes e com ameaça de guerra civil. De um lado a Guilda, tipo uma sociedade secreta que aprendeu a observar os fenômenos da natureza e desenvolveu estudos, usando os ensinamentos da Ciência das Energias que serve de matéria-prima para tudo que existe, desenvolveram um conhecimento avançado, levando sua civilização à supremacia. Do outro lado um governo tirano, que recruta soldados para se tornarem especialistas em aniquilar ‘magos’ praticantes da nova ciência (A Guilda).
Leran está terminando os estudos e terá de escolher entre ser soldado governante ou trabalhar no comércio de Acigam com seu avô Brtor, que tem uma loja e começa a ensiná-lo a arte da manipulação dos elementos da natureza. Seu sonho mesmo é desbravar as fronteiras de Acigam e conhecer novas cidade, estados, países...as fronteiras entretanto estão fechadas e ele ainda se sente responsável pela mãe Laura e irmã Luana.
Na escola Leran treina com arco e flecha e de acordo com seu professor Cortez é o melhor aluno que tem na arte da arqueria. No dia da formatura, Leran é convidado por Felix Barolfen, capitão da Guarda Real que serve ao Rei Evandro Cadorcia a fazer parte da guarda real. Leran promete pensar na proposta até se ver envolvido na rebelião e tentar aprender mais sobre sua misteriosa habilidade de encantar objetos com a energia dos elementos.
Conhece Judra de forma casual, aparentemente casual e acaba se apaixonando; passam a manter contato diariamente e o amor é inevitável de ambas as partes... até que descobre que esse ‘namoro’ está fadado ao fim...
” A honestidade não é uma característica forte em mim, só que ultimamente eu não tenho sido honesta nem comigo mesma. Tenho fingido permanecer inerte diante de uma enxurrada de sentimentos medíocres como o medo, a pena, a compaixão e o amor. Já não adianta, não consigo mais me enganar. Todas essas sensações estão afetando meus objetivos e, neste exato momento, elas me cegam de tal forma que não consigo continuar...” (pág. 213)
Quem me acompanha aqui no blog e nas redes sociais, sabe da minha predileção pela ficção científica, um dos primeiros estilos que aprendi a ler na infância através dos contos de Issac Isimov; aliada a ficção, o gênero fantasia ligada a magia, é outra de minhas paixões. E foi tudo isso que encontrei nesse livro.
Fazia tempo que não lia uma ficção fantasia tão bem escrita, carregada de detalhes importantíssimos para o entendimento do enredo e para a compreensão de todas as vertentes que se desenrolam no enredo altamente criativo e envolvente.
E talvez os detalhes a que temos de estar atentos seja o ponto questionável para algumas pessoas, porque se não tiver atenção, poderá perder a vertente da estória e pode se tornar um ponto negativo. Não para mim porque amo os detalhes, por causa dos livros de suspense e policial, mas para os leitores um tanto mais desatentos.
Veja, não quero dizer com isso que a história não seja dinâmica, muito pelo contrário, a ação permeia o livro do início ao fim, cheira de reviravoltas e novos acontecimentos inseridos na trama durante toda a leitura; porém aqueles leitores que querem apenas a ação sem explicação, poderá não achar o livro tão bom. Mas é bom demais!
Da construção das personagens às descrições dos lugares, das magias, das lutas, tudo é bem elaborado, tem profundidade e não ficamos com pontas soltas. Tudo é explicado a seu tempo e claro, deixando o gancho para a continuação da série.
Já deu para notar que o livro me conquistou de maneira integral e sabe o que é o melhor, é de um autor nacional gente! Vê que orgulho para nós! Recomendo o livro várias vezes para os amantes de uma boa ficção fantasia.
oi flor,
ResponderExcluiro meu exemplar ta aqui intacto, não me atraiu não
felicidadeemlivros.blogspot.com.br/
Olá Rudy, tenho os dois livros aqui em casa, mas não são meus e sim do meu filho, ele conheceu o Renan na Bienal do livro, e gostou tanto do livro que leu durante as nossas idas nos eventos, ele ficou em choque qdo o segundo acabou, fez amizade com autor e tudo. Até eu vou ler tbm, sua resenha está ótima.
ResponderExcluirBjkas
Dani Casquet- Livros, a Janela da Imaginação