terça-feira, 18 de agosto de 2015

Eu Estive Aqui - Gayle Forman

Adicione no Skoob

Título: Eu Estive Aqui
Autor/a: Gayle Forman
Editora: Arqueiro
Páginas: 240

Sinopse: Quando sua melhor amiga, Meg, toma um frasco de veneno sozinha num quarto de motel, Cody fica chocada e arrasada. Ela e Meg compartilhavam tudo... Como podia não ter previsto aquilo, como não percebera nenhum sinal?


A pedido dos pais de Meg, Cody viaja a Tacoma, onde a amiga fazia faculdade, para reunir seus pertences. Lá, acaba descobrindo muitas coisas que Meg não havia lhe contado. Conhece seus colegas de quarto, o tipo de pessoa com quem Cody nunca teria esbarrado em sua cidadezinha no fim do mundo. E conhece Ben McCallister, o guitarrista zombeteiro que se envolveu com Meg e tem os próprios segredos.

Porém, sua maior descoberta ocorre quando recebe dos pais de Meg o notebook da melhor amiga. Vasculhando o computador, Cody dá de cara com um arquivo criptografado, impossível de abrir. Até que um colega nerd consegue desbloqueá-lo... e de repente tudo o que ela pensou que sabia sobre a morte de Meg é posto em dúvida.

Eu estive aqui é Gayle Forman em sua melhor forma, uma história tensa, comovente e redentora que mostra que é possível seguir em frente mesmo diante de uma perda indescritível.

***********************

É difícil falar de uma leitura quando nos sentimos tão parte das palavras escritas. Cody se vê perdida ao descobrir que sua melhor amiga se suicidou. O caso é que os bilhetes de despedida deixaram aquela pergunta: - Por que não reparei que estava acontecendo algo? E ao receber da família o notebook da amiga de presente, ela começa a verificar que pode ter existido um motivo e um auxílio para que ela tomasse a própria decisão.

Cody começa buscar respostas e conhecer pessoas da vida de Meg, que vão ajudando-a a esclarecer suas dúvidas. Notamos que a amizade se modifica com o passar do tempo, por mais que desejamos ser sempre os mesmos, a vida e as situações modificam nosso jeito de ser e pensar. Eu confesso que por mais que eu deseje, não consegui manter uma amizade constante da infância a minha vida atual. Revejo algumas amigas, mas não é a mesma coisa, afinal amadurecemos a cada dia e temos visões diferentes. O carinho permanece, mas as visões de vida não.

Outra situação da obra que me deixou pensando é a formação familiar, vemos como Cody gosta da família da Meg e se sente bem entre eles, a rotina, o costume de anos de geração, já influenciam os adolescentes de hoje. Muitas pessoas já me disseram que acham estranho uma mãe, que é mais descolada e desligada, daquela que acorda cedo, começa a limpar e preparar refeições, checar onde anda os filhos e o que estão fazendo. Hoje somos mulheres tão independentes que vamos trabalhar, nos atualizamos nas redes sociais, algumas vão a festas noturnas, outras veem o filho somente no fim do dia. Não estou julgando ninguém, mas quero só dizer que eu tenho uma concepção diferente da vida, porque a minha mãe esteve em casa para nos educar e criar. Eu só posso agradecer a ela e ao meu pai, por me transformarem na pessoa que sou hoje.

Tenho vontade de contar o spoiler principal para vocês, mas perderia a descoberta ao final da leitura, então o que posso dizer é que eu já estive perto do enredo do livro. E posso dizer que os dados finais colocados pela autora, são chocantes. Por mais que a doença não pareça ser tão forte, ela pode devastar muitas pessoas. Ter com quem conversar sempre é maravilhoso, então converse e se abra com quem se sente a vontade, pois essa pessoa pode lhe dizer algo que mude toda sua concepção sobre o assunto. Eu tive uma pessoa que fez isso por mim e até hoje agradeço a ele por ter me aberto os olhos da alma.

Pelo que escrevi ou por outros comentários em redes sociais, vocês já podem saber o assunto que tento ocultar. Então só tenho a dizer, que levantar e lutar todos os dias é uma atitude corajosa, afinal todo dia é um presente que ganhamos e temos de saber utilizá-lo.

Amo a escrita da Gayle Forman, pois ela me faz ficar presa a leitura de uma maneira incrível e quando vejo estou nas palavras finais. Já sou uma fã da autora, não tenho como negar.

Beijos Elis!!!

3 comentários :

  1. Odei gente que fica soltando spoilerzinho sabe? kkkkkkkkkkkkkkkkkkkk E depois ainda quer brigar no whattsup. gargalhando.
    Mas eu adoro suas resenhas pelo jeito sentimental que você trata elas. E é verdade, você me ama e está sempre me dando bons conselhos mesmo, então é tudo verdade o que você diz sobre este livro e é por isso que te amo.

    ResponderExcluir
  2. Oi Elis, melhor não contar o spoiler mesmo! hahaha Me deixou mais curiosa ainda por esta leitura, mas acho que antes vou ler o Apenas um Dia!

    Beeijos, Paola
    uma-leitora.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  3. A Gale escreve muito bem, uma pena que ainda não li este.
    Bjs, Rose.

    ResponderExcluir

Obrigado pelo comentário!!!
Se tiver um blog, deixe seu link para que eu possa visitar!!