segunda-feira, 22 de junho de 2015

A Culpa é das Estrelas - John Green

Adicione no Skoob

Título: A Culpa é das Estrelas
Autor/a: John Green
Editora: Intrínseca
Páginas: 288

Sinopse:  A culpa é das estrelas narra o romance de dois adolescentes que se conhecem (e se apaixonam) em um Grupo de Apoio para Crianças com Câncer: Hazel, uma jovem de dezesseis anos que sobrevive graças a uma droga revolucionária que detém a metástase em seus pulmões, e Augustus Waters, de dezessete, ex-jogador de basquete que perdeu a perna para o osteosarcoma. Como Hazel, Gus é inteligente, tem ótimo senso de humor e gosta de brincar com os clichês do mundo do câncer - a principal arma dos dois para enfrentar a doença que lentamente drena a vida das pessoas.

Inspirador, corajoso, irreverente e brutal, A culpa é das estrelas é a obra mais ambiciosa e emocionante de John Green, sobre a alegria e a tragédia que é viver e amar.
***********************************

Estou até agora me perguntando o porque de eu simplesmente ter acordado ontem, domingo (21.06.15) e ter resolvido ler John Green e logo do filme que amei. Sim, eu poderia ter lido outra obra, mas acho que na hora pensei: " - Quero saber o quanto mudaram da literatura para a telinha."

Grata foi a minha alegria ao perceber que o livro é praticamente o filme, pouquíssimas coisas foram alteradas e isso me deixou incrivelmente feliz, poucos foram os filmes que vi que ficaram a altura da literatura, então meus parabéns aos diretores e atores que incorporaram perfeitamente os personagens e trouxeram esse sucesso para nós humildes fãs.

Centenas ou talvez milhares de pessoas já deram a sua opinião sobre a obra e o filme, eu como leitora devoradora de livros, ia ficar na minha e não falar nada, mas não consegui, preciso dividir com vocês que pensei muito durante diversas horas, na injustiça da vida. Crianças que nascem com câncer tem uma vida totalmente diferente da vida que eu tive. Elas tem um amadurecimento que muitos de nós não tivemos ou temos. Pensei numa frase da Hanzel, quando ela diz que preferia ter...como se diz...esqueci a palavra, mas ter a chance de ser curada e viver bem, do quer saber que um dia irá morrer sem ter feito tudo que gostaria. Logo pensei, a vida poderia ser mais justa, tanta gente querendo tirar a própria vida e eles só querem viver mais. Tanta gente má e as pessoas que são boas morrendo de doenças sem cura. Meu Deus há tanta coisa errada no mundo, que não se pode modificar, que eu pensei e se um dia eu tiver um filho e não for forte o suficiente para lidar com algo assim, uma coisa é você sentir na pele, outra é alguém que amamos incondicionalmente sentir. 

Quantas pessoas reclamam da vida e eles felizes com cada dia bom, tanta gente que não dá valor aos bons momentos e eles só querem ter essa oportunidade por mais tempo. Se eu conhecesse pessoas com câncer, não que eu não conheça, mas quero dizer, alguém que tão nova foi diagnosticada e vive com medo do amanhã eu não sei como agiria, pois a minha vontade é poder dividir minha saúde com pessoas assim. Quem renunciaria a alguns dias da própria vida para dar a um jovem ou um adulto que queira viver mais alguns dias? Se pudéssemos fazer essa escolha, faríamos as decisões corretas? A vida é tão frágil, que a rotina pode fazer com que ela seja algo sem valor. Mas levantar, abrir os olhos e respirar é uma dádiva. Há se pudéssemos tirar das pessoas que praticam o mal,alguns meses da vida deles, seria o castigo perfeito. Você aí que mata, que desgraça a vida das pessoas, deixe-me ver quanto tempo ainda vai viver: "- Vinte anos!" Momento, vou transferir um ano de cada esses restantes as pessoas que merecem viver e fazer a diferença no mundo. Fantasioso, mas admita, seria perfeito. Quem sabe não teríamos mais cadeias, nem maldade. Somente os bons entre nós. Como é bom sonhar e poder imaginar um mundo dessa maneira.

Posso estar divagando, mas minha única dica é: "- Aproveite seus minutos e seus dias!Ok!" Ninguém sabe o dia de amanhã. Parece que estou ficando repetitiva, mas com leituras de fim de semana, tão perfeitas, não poderia ser diferente.

Finalizo dizendo que ver o filme ou ler o livro vai ser a mesma coisa, então escolha um dos dois e aproveite cada segundo, porque sei que ele irá tocar lá no fundo do seu coração e muitas lágrimas verterão. Um grande beijo e um abraço virtual bem apertado. 

Até a próxima....Elis!!!

6 comentários :

  1. foi o primeiro que li dele e simplesmente apaixonei! a doença não é o foco, mas sim um estopim para a vida
    http://felicidadeemlivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Oi Elis, te marquei pra responder uma tag bem legal lá no blog!

    http://uma-leitora.blogspot.com.br/2015/06/tag-meme-escrito.html

    Beeijos, Paola

    ResponderExcluir
  3. E como eu sempre digo tu tem o dom de deixar a pessoa com o coração na mão. Não devo ler tuas resenhas quando estou na TPM porque só quero chorar depois. Não que seja ruim mas que emocionammmm. Parei!

    Beijos,

    Greice Negrini

    Blogando Livros
    www.amigasemulheres.com

    ResponderExcluir
  4. Oi Elis
    Quando eu li este livro eu não curti muito sabe, fazia pouco que havia perdido a minha madrinha para o câncer, e sem dizer que eu odeiii o final.
    Mas quando vi o lançamento do filme, mesmo assim resolvi ir assistir, gostei muito do filme e acredite eu não chorei. Todos sairam do cinema lanvados em lágrimas e eu não. Acho que foi por eu ja conhecer o contexto e de certa forma eu havia formado uma barreira. mas curti muito o filme e apesar de não ter lidos todos os livros do autor eu virei fã dele, ainda mais depois de saber que ele conhecia uma menina com cancer e tal.
    Adorei sua resenha!!

    beijos

    ResponderExcluir
  5. Elis, quando li o livro estranhei um pouco o fato dos personagens serem "cabeças" demais, mas é isso mesmo, já passaram por tantas coisas que é natural que tenham amadurecido mais rápido. Agora, eu não tenho mais certeza das razões que me fizeram gostar dele, tenho que dar outra chance para o John Green, e ver como ele se sai desta vez ;)

    ResponderExcluir
  6. Ainda não vi o filme amiga, mas o livro me fez chorar.
    Bjs, Rose.

    ResponderExcluir

Obrigado pelo comentário!!!
Se tiver um blog, deixe seu link para que eu possa visitar!!